Correios: como resolver os problemas mais comuns para quem tem loja virtual

O que fazer se os Correios não entregam na casa do cliente?

Aula 4

O que fazer se os Correios não entregam na casa do cliente?

5 minutos
correios-não-entregam-cliente

O lado bom de ter um e-commerce é que você pode vender para qualquer lugar do país e do mundo. O lado ruim é que nem sempre os Correios vão até lá.

Se já aconteceu de algum cliente tentar comprar na sua loja e na hora de finalizar a compra os Correios informarem que não entregam para aquela região, você sabe o quão frustrante isso pode ser.

Por mais que a estatal tenha presença na maioria dos 5.561 municípios brasileiros, existem algumas localidades que ainda não estão incluídas nesse serviço, e para não perder vendas, é bom que você esteja preparado para caso ocorra essa eventualidade.

Buscando alternativas para os Correios

Bom, enquanto os Correios não inauguram o serviço de entregas para o CEP do seu cliente, há alternativas no mercado que podem resolver o seu problema. Existem várias transportadoras especializadas em e-commerce e que podem chegar até a casa do comprador. As mais conhecidas e que possuem cobertura nacional são: Jadlog, UPS, Direct e Total Express.

Se um caso desses acontecer na sua loja e você realmente não quiser perder a venda, o primeiro passo é informar ao comprador que não será possível enviar a encomenda pelos Correios, mas que você está buscando outra opção. Em seguida, entre em contato com as empresas de transporte e consulte qual delas atende o CEP do seu cliente.

Se ele mora na mesma cidade que você, aproveite e consulte também serviços de motoboy ou ofereça a opção de retirar na sua loja ou escritório.

Por outro lado, se os Correios entregam para o CEP informado, mas o que ocorre é que no momento da compra o calculador de frete do checkout está indisponível, você poderá seguir esse tutorial sobre como configurar um frete fixo (caso seja lojista da Nuvem Shop ;) ).

E se nenhuma empresa de transporte entregar no CEP do cliente?

É difícil, mas pode acontecer caso ele more em algum lugar perigoso ou muito isolado. A estatal indica que em áreas de risco será possível retirar a encomenda na agência mais próxima.

Neste caso, explique a situação para o seu cliente e, em última instância, pergunte se ele possui algum outro endereço (de parentes ou amigos de confiança, por exemplo) que seja atendido pelos Correios.

Entendido?

O Brasil é um país de proporções continentais, o que torna o sistema de logística em território nacional um grande desafio. Por mais que o serviço de transportadoras particulares venha ganhando popularidade entre lojistas virtuais, os Correios continuam sendo o principal parceiro logístico de quem possui e-commerce.

Em suma, é possível contar com os Correios para a maioria das entregas da sua loja online, mas tenha também um plano B para garantir que a logística não impedirá seu e-commerce de vender caso o cliente esteja em uma área que a estatal não abrange.

Se você ainda não tem uma loja online, aproveite e comece a vender pela internet hoje mesmo com a Nuvem Shop.

O que achou da aula?

Como proceder se o produto chegar danificado na casa do cliente

Aula anterior

Exame das aulas 1 a 4

Fazer prova
2007 - 2019 © Nuvem Shop - Todos os direitos reservados. Termos e condições. Políticas de privacidade.