Como oferecer uma experiência omnichannel em seu e-commerce

O erro mais comum ao investir em uma estratégia de omnichannel

Aula 5

O erro mais comum ao investir em uma estratégia de omnichannel

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omnichannel evitar erro

Um receio bastante comum que surge na cabeça de quem decide explorar mais de um canal de venda é que um acabe atrapalhando o outro - por exemplo, que o meio offline atrapalhe a compra no meio online.

Para que isso não aconteça, é preciso se atentar aos diferentes caminhos de compra que o seu cliente pode seguir e garantir que ele tenha uma excelente experiência de compra em todas essas vias.

Caso contrário, você poderá cometer o maior erro de uma estratégia omnichannel: desconsiderar os principais caminhos do consumidor até a sua loja.

Ajustando o foco: cliente

Para oferecer uma verdadeira experiência omnichannel para seus consumidores, é preciso saber em quais canais eles estão (antes de começar a investir). Portanto, é necessário pensar nos meios de comunicação tanto online quanto offline.

Assim que se decidir por iniciar uma estratégia de omnichannel, é preciso entender o processo de compra do cliente. Isso pode ser feito através de pesquisas enviadas por e-mail marketing ou mesmo tracking do comportamento dos clientes nos seus canais.

É essencial compreender completamente de quais formas o cliente gosta de comprar, antes de seguir os próximos passos: ajustar o processo de logística do seu negócio e as metas nos investimentos de marketing.

Lembre-se também que a forma de comprar e a relação com a sua marca podem se alterar de tempos em tempos conforme surjam novas redes sociais e ferramentas que modifiquem a maneira como as pessoas escolhem e pagam pelos produtos.

Logística e atendimento que acompanhem o modelo omnichannel

Ao entender de que forma o cliente gosta de comprar, você poderá planejar como será a sua estratégia de logística para que ela acompanhe o modelo omnichannel. Tê-la bem estruturada vai fazer com que você possua um processo de entregas eficiente (cortando gastos desnecessários) e consiga atender à sua demanda.

A melhor opção é ter o processo logístico e administrativo integrados através de softwares de gestão como o Tiny ou o Bling.

Da mesma forma, o setor de atendimento já deve ter no sistema as informações sobre últimos produtos adquiridos e através de qual meio. Para tanto, ferramentas de CRM (do inglês: sistema de gestão de relacionamento) podem ajudar os negócios a prestarem ajuda rápida ao cliente.

Entendido?

Para aplicar o omnichannel é preciso entender que este é um tipo de negócio que se adapta ao meio social, ou seja, deve estar presente onde as pessoas também estão. Fora isso, para obter sucesso nessa estratégia é preciso que o processo de compra, troca e relacionamento com a marca seja o mais natural possível, ocorrendo sem problemas em qualquer canal que sua marca esteja presente - online, offline ou televendas.

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