Como oferecer uma experiência omnichannel em seu e-commerce

Como identificar se vale a pena para seu negócio investir no omnichannel

Aula 3

Como identificar se vale a pena para seu negócio investir no omnichannel

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Assim como a forma de se relacionar com as marcas mudou com a chegada da internet, a forma de comprar também. É cada vez mais comum notar a presença ativa das empresas no ambiente das redes sociais.

Tudo isso tem um propósito: fazer os consumidores comprarem mais. Porém, será que a estratégia serve para todas as marcas? Nesse artigo, vamos te mostrar como saber se é uma boa ideia investir em omnichannel.

Seu público-alvo é omnichannel?

Um bom ponto de partida para entender se o omnichannel e o seu negócio combinam é descobrir o comportamento do seu público. Seus clientes...

  • Estão e têm presença ativa em mais de uma rede social?
  • Interagem com a sua marca em algum canal online?
  • Têm o costume de enviar dúvidas através de redes sociais?

Essas são algumas perguntas que você pode se fazer para começar a entender a sua audiência

Considere também utilizar ferramentas como o Google Analytics para conseguir ter uma visão mais clara de como as pessoas chegam até a sua loja. Para isso, é importante utilizar UTM tags nas suas postagens em redes sociais e anúncios para conseguir medir da forma correta.

Testando e definindo uma estratégia de omnichannel

Se, depois de seguir os passos acima, você descobriu que boa parte do seu fluxo de acessos vem de redes sociais diferentes, é um sinal de que vale a pena testar estratégias omnichannel no seu negócio.

Para ter certeza de que chegou ao melhor formato, o ideal é testar as opções disponíveis de acordo com o seu objetivo principal, por exemplo:

  • Tem loja física e quer tornar sua loja virtual também conhecida?

    A cada compra na loja física, ofereça algum cupom de desconto para compra online ou a opção de pagar pelo site e retirar na loja física.

  • Tem loja online e quer aumentar o número de pessoas que tem acesso ao seu produto?

    Teste integrar sua loja com algum marketplace, como o MercadoLivre.

  • Quer incentivar os seus seguidores nas redes sociais a comprarem mais na sua loja?

    Divulgue mais ofertas e novidades da sua loja nesses canais.

  • Quer aumentar o número de seguidores e ao mesmo tempo aumentar as vendas?

    Faça sorteios ou busque parceria com influenciadores do seu nicho, para divulgarem a sua marca.

Lembre-se sempre de monitorar os resultados a cada ação feita, pois só assim você conseguirá saber quais ações trouxeram mais vendas ou notoriedade para a sua loja.

Colocando em prática com eficiência

Depois de definida a estratégia da sua loja, busque por ferramentas que facilitem o seu trabalho e ofereçam uma boa experiência ao cliente.

Além dos chatbots, softwares que fazem o pré-atendimento automático em canais online, outras ferramentas de atendimento como o Speaklyn, que integra o chat da sua loja com o Facebook, são boas opções para facilitar a comunicação.

Se a sua intenção é ter presença massiva nas redes sociais, é interessante buscar uma agência de social media para produzir os conteúdos da sua marca ou então contratar alguém especializado nesse assunto para a sua empresa.

Entendido?

Ao estar ativo nas redes sociais e oferecer conteúdos relevantes para o seu público, sua marca terá todas as chances de colher bons resultados com uma estratégia de omnichannel.

Para garantir que esse processo seja o mais profissional possível, é preciso ter também uma loja virtual. Se você ainda não possui uma, mas quer vender na internet, aproveite e teste a nossa plataforma de e-commerce por 15 dias grátis!

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