Quando é a Black Friday 2024 e vender mais?

Imagem da Black Friday 2023 na Nuvemshop, a Black November.

Pontos principais do artigo:

  • A Black Friday 2024 será no dia 29 de novembro: uma sexta-feira repleta de descontos que já ficou conhecida no mundo todo como uma das melhores datas para aumentar as vendas no e-commerce;
  • Para vender mais na Black Friday, você deve planejar o seu estoque, precificar com inteligência, usar uma boa plataforma de e-commerce, personalizar seu layout, investir em descrições completas de produtos, preparar o atendimento ao cliente, otimizar seu checkout e comunicar os prazos de entrega. Lembre-se também de definir a política de troca;
  • Na Nuvemshop, os lojistas participam da Black November, uma campanha de promoções e descontos que dura o mês de novembro todo e impulsiona o faturamento das lojas virtuais. Se você ainda não tem uma loja online para vender muito na Black Friday, crie a sua de graça agora mesmo.

Se você trabalha com e-commerce, sabe o poder que a Black Friday representa para quem vende produtos ou serviços pela internet. Por isso, não restam dúvidas de que a hora de preparar a estratégia para o grande dia é agora!

Em 2023, as vendas da Black Friday acumularam R$ 5,2 bilhões no comércio eletrônico brasileiro, segundo um estudo da Neotrust feito em parceria com a ClearSale. Isso quer dizer que o resultado de um bom planejamento é tão significante que muitas lojas virtuais relatam vender, em um único final de semana, o equivalente a um mês inteiro de faturamento.

Na Nuvemshop, as vendas dos lojistas ultrapassaram os R$ 163,5 milhões durante a Black November 2023, o evento que estende a Black Friday para o mês de novembro inteiro e impulsiona os resultados do e-commerce. O resultado representa um crescimento de 45% em comparação a 2022, com mais de 2,5 milhões de pedidos.

Então, a pergunta que fica é: como vender mais na Black Friday em 2024?

Pensando nisso, criamos este guia repleto de dicas para te ajudar a potencializar ainda mais os seus resultados. E aí, preparado para planejar a Black Friday para a sua loja virtual?

📹 Veja também: Como vender na Black Friday?

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma data marcada por diversas liquidações e promoções que surgiu nos Estados Unidos, na década de 1950. Tradicionalmente, ela é celebrada na última sexta-feira de novembro e foi criada por comerciantes para aquecer o mercado antes das compras de Natal.

Existem várias teorias que explicam a origem do termo “Black Friday”. A mais aceita é a que afirma se tratar de uma expressão usada pelos policiais da Filadélfia para descrever o caos que tomava conta do trânsito logo após o feriado de Ação de Graças, que é comemorado na última quinta-feira de novembro.

De qualquer forma, a Black Friday se tornou uma das datas comerciais mais importantes do calendário nos EUA e se espalhou pelo mundo, marcando sempre o início da temporada de compras de fim de ano. Nesse dia, as lojas oferecem seus melhores descontos e promoções imperdíveis — o que, por muito tempo, levou multidões a formar filas nas portas dos estabelecimentos.

Já no Brasil, a primeira Black Friday foi realizada em 2010, mas a data só ganhou popularidade e adesão entre os lojistas a partir de 2012. A cada ano, o faturamento das empresas foi crescendo e a sexta-feira de descontos foi se tornando cada vez mais importante no país.

Para você ter uma ideia, estes foram os registros de faturamento do e-commerce na data, nos últimos anos:

  • 2013 — R$ 770 milhões;
  • 2014 — R$ 1,2 bilhão;
  • 2015 — R$ 1,5 bilhão;
  • 2016 — R$ 1,9 bilhão;
  • 2017 — R$ 2,1 bilhões;
  • 2018 — R$ 2,6 bilhões;
  • 2019 — R$ 3,6 bilhões;
  • 2020 — R$ 5,4 bilhões;
  • 2021 — R$ 4 bilhões (queda devido à crise da pandemia);
  • 2022 — R$ 6,1 bilhões;
  • 2023 — R$ 5,2 bilhões.

Quando é a Black Friday 2024?

A Black Friday 2024 será no dia 29 de novembro. Todos os anos, a data, já tradicional no mercado varejista, acontece após o Dia da Ação de Graças, comemorado nos Estados Unidos.

Ou seja, ainda dá tempo de se programar e colocar em prática todas as dicas deste guia!

Lembre-se: você pode fazer promoções somente para a sexta-feira, para todo o final de semana, para uma semana inteira e até para um mês.

💡Saiba mais: O que é Black November e como vender mais?

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Pesquisa da Black Friday na Nuvemshop

A Nuvemshop realizou a pesquisa “Aquecimento para a Black Friday 2023”, com dados exclusivos sobre as expectativas dos lojistas.

Com o levantamento, descobrimos que 93% dos empreendedores que utilizam nossa plataforma de e-commerce fazem a campanha de Black Friday e que metade deles esperam um aumento de até 30% no faturamento na data.

Veja outros dados interessantes da pesquisa:

  • 9 em cada 10 lojistas usam o Instagram para divulgar suas ofertas na sexta-feira de descontos;
  • A Black Friday é considerada decisiva para o faturamento anual de 64,5% dos pequenos e médios empreendedores online;
  • Metade dos pequenos e médios negócios online (49%) realizará promoções durante toda a semana da Black Friday; 15% durante duas semanas; e 21,6% em todo mês de novembro.

💡Saiba mais: Pós-Black Friday: como continuar vendendo após o grande dia?

Como vender mais na Black Friday 2024?

Caso não seja a sua primeira Black Friday, antes de começar a conferir todas as estratégias do guia 2024, nossa orientação especial é que você faça sua própria retrospectiva por um momento: o que, na data passada, poderia ter fluído melhor no seu negócio? E o que foi bem e deseja manter?

Além disso, considere o lucro que pretende atingir este ano e quais produtos não podem faltar — isso também vale para quem está estreando.

Com os objetivos definidos, sigamos!

💡 Saiba mais: O que é Cyber Monday e como se planejar para a data?

1. Planeje o seu estoque

O primeiro passo para alcançar o sucesso com as vendas na Black Friday é o de cuidar do seu estoque. Portanto, com, no mínimo, dois meses de antecedência, programe-se tanto em relação às quantidades e variedades dos artigos, quanto à organização do ambiente.

De acordo com a nossa pesquisa, 35% dos lojistas começam a se preparar para a BF entre um e dois meses antes da data,  enquanto 30,5% se preparam entre um mês e quinze dias antes. Apenas 12% se preparam com mais de dois meses de antecedência, que é o período considerado ideal para garantir o estoque necessário e planejar todas as ações.

Por isso, independentemente se esta é ou não sua primeira Black Friday, considere encomendar produtos a mais com o seu fornecedor — principalmente aqueles que já têm grande saída fora da sazonalidade.

Além disso, invista em artigos com margens de lucro altas. Assim, será possível incorporar descontos mais agressivos (questão que será aprofundada em breve).

Não se esqueça de aproveitar a ocasião da Black Friday no Brasil para separar os produtos que estão parados no estoque há meses — pense em boas promoções e, até mesmo, combos para fazê-los circular.

💡 Saiba mais: Planilha de controle de estoque

2. Precifique dentro das suas possibilidades

No que diz respeito à precificação de produtos, considere os custos operacionais (como compra de produtos e logística), as despesas recorrentes (água, luz, telefone etc) e o lucro (quanto você deseja alcançar na Black Friday 2024).

Após essa primeira avaliação, decida qual postura você pretende adotar diante da concorrência: preços mais baixos, iguais ou até superiores — neste último caso, seus artigos devem ter algum diferencial ou ser acompanhados de brindes para “compensar”. Contudo, nunca perca de vista o seu faturamento para não ter prejuízos financeiros depois.

Na nossa pesquisa, quase 40% dos lojistas revelaram ter medo de sacrificar sua margem de lucro para oferecer descontos. Por isso, é importante fazer os cálculos corretamente e preservar sua lucratividade ao baixar preços.

Além disso, seja transparente e coerente com o seu público-alvo: nada de criar promoções “pela metade do dobro”, ok?

👉 Ferramenta grátis: Calculadora de lucro

🎥Veja também: Como dar o desconto certo na Black Friday?

3. Atente-se à sua plataforma de e-commerce

No dia da Black Friday (e até mesmo em sua semana), o tráfego e a conversão das lojas virtuais sempre aumentam. Por isso, é essencial manter o seu negócio em uma plataforma de e-commerce robusta e estável. Você não vai querer ficar com o site fora do ar no momento da finalização de compra dos clientes, certo?

Assim, sem querer “puxar a sardinha” (mas já puxando 😅), indicamos o serviço da Nuvemshop.

Além de ser uma plataforma repleta de funcionalidades, como integração com meios de envio, de pagamento e ferramentas de marketing (Instagram Shopping, Loja do Facebook etc), asseguramos 99,9% de uptime (tempo de atividade) durante o ano e uma equipe de monitoramento técnico permanente.

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4. Personalize o layout

Bem como as lojas dos shoppings estarão decoradas, o seu e-commerce também deverá estar. Isso ajuda a criar uma experiência visual diferenciada para os seus visitantes e potenciais clientes.

Então, para vender mais na Black Friday, customize suas páginas e comunicações com itens decorativos que remetam à data, incluindo banners com fundo preto em seu site, personalizando as imagens de capa e os avatares das redes sociais, e alterando o template do seu e-mail marketing, por exemplo. Para isso, utilize ferramentas gratuitas como o Canva.

Lembre-se de criar uma categoria especial para o período, destacando todos os produtos que estarão em oferta. Dessa maneira, os consumidores conseguirão encontrá-los com facilidade.

Se você tem uma loja Nuvemshop, acesse o tutorial Como criar uma categoria de “Ofertas” ou “Sale”? na nossa Central de Atendimento.

💡 Saiba mais:

5. Invista em descrições completas e fotos de alta resolução

Durante todo o ano, é importante levar em conta as melhores práticas de SEO para conseguir um bom posicionamento orgânico em buscadores como o Google. Na Black Friday, esse aspecto segue sendo válido, mas, para isso, você deverá se atentar a palavras-chave “sazonais”.

É provável que potenciais clientes procurem termos como “ofertas imperdíveis”, “melhores promoções”, entre outros. Cabe a você identificar essas keywords e utilizá-las na hora de gerar conteúdo para a sua loja virtual, conquistando mais chances de aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de busca.

Para entender melhor a relevância de cada palavra-chave, seja para a descrição dos produtos ou das categorias, você pode utilizar ferramentas como o Ahrefs e o Ubersuggest, que indicam o volume de buscas dos termos escolhidos.

Página do AHrefs sobre Black Friday mostra a relevância da palavra-chave.

dados de volume de buscas no Ubersuggest

Dependendo do seu nicho, também faça uso de keywords sensoriais que remetam a texturas, cheiros, tamanhos e gostos (como “doce”, “aveludado”, “suave”, “amargo” etc), uma vez que isso ativará com mais facilidade os cinco sentidos do seu público-alvo, o que contribui para a compra.

Já em relação às imagens dos seus produtos, confira se eles foram realmente fotografados de todos os ângulos e se os detalhes foram capturados. Tais aspectos com certeza transmitirão mais segurança aos seus potenciais clientes.

💡 Saiba mais: Como vender todos os dias?

6. Prepare um atendimento ao cliente de qualidade

Da mesma maneira que o tráfego e as vendas no período da Black Friday aumentam, as consultas dos consumidores poderão lotar suas caixas de entrada no e-mail, nas redes sociais e no WhatsApp. Então, como se preparar para lidar com dúvidas e possíveis queixas?

Considere contratar uma pessoa extra nesse período, estender os horários de atendimento (afinal, muitos clientes compram à noite) e otimizar sua página de Perguntas Frequentes (FAQ) com mais detalhes e, até mesmo, com imagens complementando determinados tutoriais, como o momento do checkout.

💡 Saiba mais: O que é FAQ e como criar uma página de perguntas frequentes?

Nas redes sociais e no WhatsApp, os usuários têm, em geral, mais pressa por respostas, portanto, fique atento a esses canais igualmente. Manter um diálogo fluido através dos perfis, além de tudo, pode ser benéfico para a sua marca, pois mostrará abertamente que tipo de suporte você oferece.

Não se esqueça também de deixar todos os seus contatos visíveis no rodapé do site. Se você tem uma loja Nuvemshop, aprenda a adicioná-los neste passo a passo da nossa Central de Atendimento.

Dica extra: caso queira agilizar ainda mais o suporte aos seus consumidores — como com um chat proativo —, descubra esse e outros benefícios de um dos aplicativos Nuvemshop, o JivoChat.

💡 Saiba mais: Atendimento ao cliente: Guia para lojas virtuais

7. Otimize o checkout da sua loja virtual

Antes de receber os inúmeros visitantes esperados na Black Friday, você deve garantir a melhor jornada de compra possível. Verifique sua taxa de carrinhos abandonados: qual a porcentagem de clientes que selecionam os produtos e saem sem comprar?

Se você tiver uma taxa um tanto elevada, comece a se questionar o motivo disso: seu checkout oferece segurança? Os dados sobre meios de pagamento e envio parecem evidentes? O cliente se depara com custos “surpresas”? O layout oferece continuidade da experiência de compra?

Além disso, viabilize parcelamentos (a partir de um determinado valor de compra, por exemplo), uma vez que isso facilitará não só a vida do consumidor, bem como será um bom motivo para ele adicionar mais produtos ao carrinho. Isso poderá aumentar consideravelmente o ticket médio do seu negócio.

💡 Saiba mais:

8. Comunique opções e prazos de entrega

O ideal para evitar atrasos e clientes frustrados, é dar incentivos para aqueles que anteciparem suas compras.

Uma boa estratégia, portanto, é oferecer frete grátis para compras feitas entre a segunda e terceira semanas de novembro, acima de determinado valor e/ou para determinadas regiões. Considere, claro, seu planejamento financeiro e logístico.

Outra alternativa é aplicar uma das táticas do omnichannel: disponibilizar a retirada de produtos na sua loja física ou showroom (caso você tenha) sem custo adicional.

👉 Confira: Como configurar frete para retirar na loja física

Lembre-se também de deixar claro o tempo de envio: devido ao grande número de pedidos no período da Black Friday, é possível que a entrega seja um pouco mais demorada e ocorram atrasos dos Correios e/ou das transportadoras no final de novembro e no início de dezembro. Logo, é sempre necessário considerar esse tipo de questão.

9. Defina sua política de troca

Por fim, quem pensa em comprar para terceiros, certamente, se preocupa se o presenteado poderá trocar seu produto e como poderá fazê-lo. Além disso, o fato de o produto não ser visto pessoalmente no momento da compra aumenta consideravelmente a chance de erro, seja de gosto, expectativa, material etc.

Portanto, é fundamental que você desenhe sua política de troca e torne-a visível na sua página Perguntas Frequentes (FAQ). Lembre-se de deixar bem claro quem deverá arcar com os custos e qual será a data limite.

💡 Saiba mais: Como vender mais online e offline?

📹 Veja também: Como vender mais? 10 passos para aumentar as vendas

Agora sigamos para as próximas etapas relacionadas ao marketing da sua Black Friday 2024!

Onde vender na Black Friday 2024?

Antes de pensar quais ações de marketing aplicar nesse período, é essencial se preparar com antecedência em relação a outros espaços online que você deseja (e precisa!) utilizar para complementar a sua loja virtual na Black Friday.

Atualmente, o canal que mais tem se destacado no mercado é o Instagram Shopping. De acordo com nossa pesquisa, mais de 89% dos lojistas pretendem usar essa rede social para promover suas ações da Black Friday. Entretanto, trouxemos outras opções, caso o seu público não seja tão antenado a essa rede social.

Falando em público-alvo, é essencial conhecer profundamente seus potenciais clientes para, assim, não perder tempo, nem investimento em campanhas desnecessárias, ok?

1. Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma funcionalidade gratuita que permite, no perfil da sua marca no Instagram, marcar produtos nas fotos do seu feed e/ou do seu Instagram Stories.

Tal marcação opera da seguinte maneira: a partir de etiquetas clicáveis, é disponibilizado aos seus seguidores (e potenciais clientes) o preço e o link de redirecionamento (para a sua loja virtual) dos artigos em evidência.

Captura de tela Instagram Shopping na loja lbashop

Por se tratar de uma abordagem bastante visual e menos “agressiva”, de acordo com depoimentos no próprio site do Instagram, o recurso pode aumentar o tráfego de um site em até 44% e a receita em quase 10%. Incrível, não?

Se você ficou interessado e acredita que o Instagram Shopping tem fit com o seu público-alvo, ative-o agora mesmo para a sua Black Friday 2024. Para isso, é necessário ter uma conta comercial no Instagram (ou migrar a sua pessoal) e solicitar a ativação, o que pode levar alguns dias.

Para saber todos os detalhes e acompanhar o passo a passo, confira os tutoriais sobre o Instagram Shopping na nossa Central de Atendimento.

💡 Saiba mais: Como ativar o Instagram Shopping?

2. WhatsApp Business

Pensado para empreendedores, a versão WhatsApp Business, por sua vez, além de ser um excelente aplicativo para oferecer suporte ao cliente (já citado no primeiro capítulo deste guia), é uma ferramenta fundamental para marcas que desejam divulgar seus produtos e novidades com mais eficiência.

Na pesquisa, ele apareceu em segundo lugar, ao lado do Telegram, entre os canais que serão mais utilizados pelos lojistas na BF, com quase 60% de preferência.

Dentre seus recursos, destacam-se: as opções extras do perfil comercial (com endereço, e-mail, horário de funcionamento e site da loja virtual), as Estatísticas (para compreender quantas mensagens foram entregues e lidas) e a ferramenta de Respostas Rápidas (que permite salvar e reutilizar mensagens).

Para quaisquer dúvidas, confira todos os tutoriais sobre o WhatsApp Business na própria FAQ do aplicativo.

Dica extra: caso queira compartilhar seus produtos com mais agilidade por meio dos dispositivos móveis na Black Friday (e em outras épocas também), descubra os benefícios do Teclado Nuvem, catálogo disponível apenas para lojas Nuvemshop.

💡 Saiba mais: Tudo sobre como vender pelo WhatsApp [14 dicas]

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3. Loja do Facebook

Com o objetivo bastante semelhante ao Instagram Shopping, a Loja do Facebook permite que os seus seguidores iniciem a jornada de compra a partir da rede social. Segundo nossa pesquisa, mais de 62% dos lojistas usaram esse canal para alcançar mais clientes na Black Friday.

Com o Facebook Store, é possível configurar CTAs clicáveis (“Ver produto”) e habilitar o guia Loja na página da sua marca para exibir todo o seu catálogo de produtos. Como exemplo, temos a loja Arte de Maria:

Captura de tela loja do Facebook Arte de Maria

O melhor disso tudo é que a ferramenta é totalmente responsiva, ou seja, funciona perfeitamente nos dispositivos móveis – o que agiliza o checkout com poucos cliques, especialmente na Black Friday.

O melhor disso tudo é que a ferramenta é totalmente responsiva, ou seja, funciona perfeitamente nos dispositivos móveis — o que agiliza o checkout com poucos cliques, especialmente na Black Friday.

Se você quer saber mais como vender pelo Facebook, acesse o tutorial da nossa Central de Atendimento.

💡 Saiba mais: Guia completo para integrar a sua loja virtual com o Facebook

4. Marketplaces

Marketplaces são plataformas de varejo que abrigam diversas lojas online, como um grande shopping repleto de vitrines. Em tal espaço, é possível comprar produtos de diferentes vendedores, todos em um mesmo carrinho. No Brasil, os mais conhecidos são Mercado Livre, Amazon, Shopee e Americanas.com.

Mesmo gerando maior tráfego e visibilidade, ainda mais na Black Friday, a concorrência estará toda concentrada em um único lugar. O mesmo item que você oferece estará disponível em muitos outros perfis. Portanto, se for investir nesse canal de venda complementar, ofereça preços competitivos e acompanhe os concorrentes.

Além disso, observe o mercado e calcule, de acordo com o seu orçamento, quais são os produtos com mais possibilidade de saída e foque nesses. É mais vantajoso segmentar as promoções do que colocar tudo em oferta.

E, por último, cuidado redobrado com o controle de estoque: administre com atenção tanto a sua loja, quanto a sua conta no marketplace escolhido. Dessa maneira, você não correrá o risco de vender produtos já esgotados.

💡 Saiba mais: 7 dicas para vender em um marketplace

Dicas para vender mais na Black Friday 2024

Agora que você já definiu em quais canais vai investir, chega, finalmente, o momento de dar asas à criatividade para desenvolver estratégias de marketing atraentes e eficientes para a Black Friday.

Na sequência, você encontrará algumas dicas básicas para aplicar no seu negócio, contudo, sinta-se à vontade para tentar outras abordagens. Vamos lá?

1. Divulgue suas promoções atrativamente

Chegou a hora de pensar em como divulgar os descontos que você vai estabelecer para a vender mais na Black Friday 2024. Independentemente se você vai optar por faixas (como 30%, 40% e 50%) ou por valores (como R$ 20 a R$ 50), é importante comunicá-los.

Além da possibilidade dos banners para a sua loja virtual e das próprias páginas dos produtos, você pode veicular as informações dos descontos através de vídeos e gifs nas redes sociais e no WhatsApp. Nada melhor do que chamar a atenção do público-alvo a partir de peças divertidas, não é mesmo?

Não se esqueça também de contar com a colaboração de parceiros.

💡Saiba mais: Passo a passo para fazer anúncios na Black Friday

Ah, e se você tem uma loja Nuvemshop e não sabe como adicionar descontos nos seus itens, aprenda agora mesmo no artigo Como administrar os preços promocionais dos meus produtos? da nossa Central de Atendimento.

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2. Crie cupons de desconto

A espécie humana é naturalmente estimulada por ofertas: muitos de nós já compramos produtos só porque eles estavam com desconto. A Black Friday, então, é a data em que você pode focar totalmente nessa pseudonecessidade que todos temos.

De acordo com a nossa pesquisa, quase 60% dos lojistas pretendem oferecer descontos em produtos selecionados e cupons de desconto para produtos vendidos em suas lojas virtuais.

💡 Saiba mais: Como oferecer cupom de desconto?

Benefícios de cupons de desconto

Veja algumas das oportunidades que essa prática de marketing oportuniza:

  • Aumentar o tráfego e, consequentemente, as vendas;
  • Incentivar antigos clientes a comprarem;
  • Recompensar consumidores atuais;
  • Fidelizá-los no pós-venda.

Formas de oferecer cupons de desconto

Você deve ofertar seus cupons de desconto através de diversos canais. Veja alguns exemplos:

  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Na embalagem de um produto enviado.

É importante que os cupons contenham um código que possa ser digitado no seu site no momento do checkout. Assim, o desconto será efetuado com sucesso e sem dores de cabeça. Neste ano, por exemplo, você pode utilizar “BLACKFRIDAY2024”.

Tipos de cupons de desconto

As possibilidades são inúmeras, mas os mais recorrentes são com:

  • Um valor fixo ou porcentagem na compra de determinado produto;
  • Um valor fixo ou porcentagem na compra de determinada categoria (a Amazon, por exemplo, sempre oferta descontos para livros físicos ou e-books);
  • Frete gratuito.

É igualmente necessário estipular uma data limite para os seus cupons serem utilizados, como a própria data da Black Friday ou até o domingo posterior, por exemplo. Seja claro também quanto às normas e termos das ofertas, pois isso evitará que os clientes fiquem frustrados.

Para criá-los na sua loja Nuvemshop, acompanhe o passo a passo em Como criar cupons de desconto? da nossa Central de Atendimento.

💡 Saiba mais: 6 geradores de cupom de desconto para a sua loja virtual

3. Use os gatilhos mentais a seu favor

Gatilhos mentais são mecanismos cerebrais ativados por meio de palavras, sons e/ou imagens. Quando utilizados com ética, podem se tornar ferramentas de persuasão e, consequentemente, a chave do sucesso de um negócio.

Para ativá-los na Black Friday, você pode, por exemplo, criar edições limitadas de determinados produtos, realizar a pré-venda de lançamentos, usar um cronômetro e solicitar depoimentos de clientes que já compraram com você (e gostaram) para exibi-los na página inicial do seu site.

No primeiro caso, divulgar poucos artigos em estoque ativará o gatilho mental de escassez, o que faz com que o cliente fique atento às oportunidades para não perdê-las — especialmente quando são produtos “raros”. Na segunda situação, cria-se um sentimento de curiosidade e necessidade, bastante similar ao anterior.

Em relação ao cronômetro, além de sinalizar aos visitantes até quando as promoções estarão ativas, o gatilho mental de urgência será estimulado. Já os depoimentos positivos são provas sociais do seu site, ou seja, atestados de que fazer negócio com você é seguro e satisfatório.

💡 Saiba mais: Gatilhos mentais: como usar a psicologia do consumo para gerar vendas

4. Dê brindes aos seus clientes

Essa é uma estratégia de marketing clássica na Black Friday. Em nosso estudo, 33% dos lojistas afirmaram que vão distribuir brindes este ano.

Você pode mandar fazer canetas e blocos de notas com o logo da sua marca e/ou enviar cupons de desconto para o Natal (já se planejando para a próxima data festiva). Isso, obviamente, vai lhe trazer um custo extra a princípio, mas poderá motivar muitos consumidores a comprarem novamente.

Outra tática a ser considerada é a de encaminhar amostras de produtos similares aos que os consumidores encomendaram — essa ideia tem mais fit com lojas de cosméticos, por exemplo. Pequenos gestos como esses fazem a diferença, sobretudo, no concorrido ambiente do e-commerce.

💡 Saiba mais:

5. Oferte combos de produtos

Quem não gosta de ofertas como “Leve 2 e pague 1”, não é mesmo? Elas são ideais para fazer circular produtos parados em estoque (como já citados no primeiro capítulo). Para não ter prejuízos financeiros, você pode utilizar tais combos para itens com preços menores, ok?

Se você tem uma loja Nuvemshop, confira o tutorial Como criar promoções do tipo “Leve X e pague Y”? da nossa Central de Atendimento.

Quais meios de divulgação usar na Black Friday 2024?

Com as ações de marketing para a Black Friday em mente, chega a etapa de definir onde (além de na sua loja virtual) elas serão difundidas. A seguir, trouxemos as campanhas de divulgação que, geralmente, surtem mais efeito. Você encontrará opções tanto gratuitas, quanto pagas. Acompanhe!

1. Redes sociais

Se a sua marca já está presente nas redes sociais, especialmente no Instagram, a Black Friday é o momento ideal para você aproveitá-las ao máximo.

Tais mídias servem para que você compartilhe produtos e conteúdos engajadores (sobre as tendências do seu nicho, por exemplo) e também se comunique melhor com os clientes numa época em que há um forte envolvimento entre marcas e usuários.

Observe algumas dicas para aplicar:

  • Crie uma hashtag para a sua campanha nas mídias (como #blackfridaynomedasuamarca) e interaja com os seguidores que a utilizarem, seja respondendo ao comentário ou curtindo a publicação;
  • Use os Destaques do Instagram, com o título “Black Friday”, para salvar fotos e vídeos dos produtos que estarão em promoção. Assim, seus seguidores terão fácil acesso a eles;
  • Se a opção de adicionar links nos Stories estiver disponível para você, aproveite para indicar páginas de artigos em alta ou categorias em oferta.

Falando em Instagram Stories, aproveite-o para compartilhar o dia a dia da sua equipe na preparação para a Black Friday (como a separação de produtos para a data). Isso também ajudará a ativar o gatilho mental de compromisso e coerência em seus seguidores e potenciais clientes.

De acordo com a nossa pesquisa, 51,6% dos lojistas pretendem divulgar promoções da Black Friday no Instagram.

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2. Google

A pesquisa da Nuvemshop também mostrou que mais de 35% dos lojistas pretendem utilizar o Google para divulgar suas promoções de Black Friday. Para aparecer nos resultados do maior buscador da internet, você tem dois caminhos:

  • Otimizar seus conteúdos para SEO, aumentando suas chances de ranquear no Google em posições de destaque quando os usuários buscarem por palavras-chave relacionadas à Black Friday e ao seu negócio;
  • Utilizar o Google Ads, a plataforma de anúncios do Google, para investir em links patrocinados e aparecer nos resultados pagos do buscador.

💡 Saiba mais:

3. TikTok

O TikTok apareceu em nossa pesquisa como um dos principais canais para divulgação das ações de Black Friday em 2022, com quase 30% de preferência dos lojistas. Trata-se de uma rede social para criação e compartilhamento de vídeos divertidos com duração entre 15 segundos e 5 minutos que caiu no gosto do público jovem.

Na Black Friday, o TikTok pode ser um excelente canal de divulgação para atrair mais clientes, principalmente porque seu alcance orgânico é um dos melhores entre as redes sociais atuais.

Para impulsionar suas publicações, você pode usar o TikTok Business, que permite criar e gerenciar anúncios dentro da plataforma.

💡 Saiba mais: Como vender no TikTok e aumentar o faturamento do seu negócio digital?

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4. Influenciadores digitais

Nos tempos atuais, os influenciadores digitais são uma das principais pontes de contato com o público-alvo. Por meio de conteúdos relevantes (imagens, vídeos e/ou textos), eles atingem uma grande quantidade de seguidores em diferentes esferas midiáticas. Por isso, podem ser a chave do sucesso da sua Black Friday.

Além disso, quase 23% dos lojistas pretendem contratar influenciadores para promover suas ofertas na data.

E que tal juntar o útil ao agradável e promover live commerces? Também conhecido como shopstreaming ou live stream shopping — pode ser entendido como a união das transmissões ao vivo com a venda dos produtos de uma loja online, geralmente conduzidas por um influenciador.

Essa opção de divulgação também apareceu na pesquisa, com 18% de preferência dos empreendedores.

Por gerar altas taxas de engajamento e conversão, é uma das tendências mais promissoras para o varejo atualmente.

Contudo, antes de fechar qualquer parceria, não se esqueça de um detalhe importante: entenda se o influenciador pretende anunciar outros e-commerces na mesma data, uma vez que, se sim, reflita sobre a possibilidade das propagandas se tornarem repetitivas e, consequentemente, perdidas em meio a tantas ofertas, ok?

Dica extra: se você acredita que este não é o momento ideal para contratar influencers, não se preocupe. Outra possibilidade é a de desenvolver colaborações com uma marca que complemente a sua.

Se você é lojista Nuvemshop, pode usar o aplicativo Ovni para encontrar e contratar influenciadores com o público ideal para a sua marca. É só instalar o app na sua loja e cadastrar uma oferta para fechar as melhores parcerias!

⚙️ Baixe o aplicativo: Ovni – Contrate Influenciadores

5. E-mail marketing

O e-mail marketing é o canal preferido por 34% dos lojistas para divulgar ações e produtos da Black Friday . O primeiro passo para fazer bom uso dessa ferramenta é construir uma lista de e-mails com antecedência. Para isso, você deverá oferecer oportunidades, em diversas páginas do seu site (especialmente na home), para que os usuários se cadastrem.

Uma das estratégias clássicas para tal é exibir um pop-up assim que o usuário entra na sua loja virtual, incentivando-o a se inscrever para receber conteúdos exclusivos.

Captura de tela loja Relax

Mas cuidado: é importante permitir que o visitante feche facilmente essa janela caso não queira se inscrever. Procure também solicitar poucos dados: nome e e-mail são suficientes.

Na sequência, categorize todos aqueles que se inscreveram. Tenha em mente que, na Black Friday, quase todas as marcas enviam mensagens para suas bases de dados. Se você fizer isso, lembre-se de selecionar bem os e-mails para evitar cair nas caixas de spam.

💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing: um guia para iniciantes

6. Anúncios pagos em redes sociais

Por fim, uma dica para quem deseja investir em campanhas pagas tanto no Instagram, quanto no Facebook: para configurar anúncios em ambas as redes sociais, é necessário logar na ferramenta Gerenciador de Negócios do Facebook.

Tal recurso oferece filtros de segmentação do público-alvo de acordo com interesses, comportamentos e localizações. Além disso, permite a seleção de diferentes formatos de publicidade (desde textos e imagens a vídeos com botões de CTA).

Caso sua receita possibilite tal investimento, aprenda a utilizar o Instagram Ads para criar suas campanhas e divulgar seus produtos.

💡 Saiba mais: O que é e qual a função do visual merchandasing?

Tudo entendido sobre a Black Friday 2024?

Ao longo deste conteúdo, citamos vários aspectos cruciais que podem alavancar suas vendas se aplicados ao seu negócio. Mas, antes de tudo, não se esqueça: planeje-se e antecipe a demanda que você terá na Black Friday, assim, não haverá surpresas pelo caminho.

Então, quer vender mais na Black Friday 2024? Crie sua loja virtual hoje mesmo com a Nuvemshop e experimente nossa plataforma sem mensalidade. É rápido e fácil! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Black Friday

Planeje o seu estoque, precifique dentro das suas possibilidades, use uma boa plataforma de e-commerce, personalize seu layout, invista em descrições completas de produtos, prepare o atendimento ao cliente, otimize seu checkout e comunique os prazos de entrega. Lembre-se também de definir a política de troca.

A Black Friday 2024 será no dia 29 de novembro. Todos os anos, a data, já tradicional no mercado varejista, acontece após o Dia da Ação de Graças, comemorado nos Estados Unidos.

As promoções e descontos da Black Friday duram apenas 24h.  O evento acontece todos os anos, nas últimas sextas-feiras de novembro.

A Black Week acontece uma semana antes da Black Friday, como uma antecipação ao evento. Algumas lojas baixam os preços de seus produtos e serviços para estimular as vendas e liquidar parte do estoque, criando antecipação e interesse por parte dos consumidores.

Segundo um estudo da Neotrust feito em parceria com a ClearSale, a Black Friday 2023 totalizou R$ 5,2 bilhões de vendas no comércio eletrônico brasileiro. Na Nuvemshop, as vendas dos lojistas ultrapassaram os R$ 163,5 milhões durante a Black November 2023, um crescimento de 45% em comparação a 2022, gerando mais de 2,5 milhões de pedidos.

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