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Análises do ano de 2023 e tendências para 2024 no comércio eletrônico
Pensando em ajudar o seu negócio, a 9ª edição do NuvemCommerce apresenta análises do ano de 2023 e tendências para 2024 no comércio eletrônico. Neste relatório, você vai encontrar dados sobre os produtos mais vendidos, canais mais utilizados, ticket médio geral, taxa de conversão, perfil demográfico dos empreendedores, entre outras informações sobre o futuro do e-commerce. Confira!
Em faturamento por lojas Nuvemshop em 2023
Maior em relação ao faturamento de 2022
Comece a vender online de graça
Monte sua loja virtual sem pagar nada por isso. Crie seu negócio do jeito que você sempre quis e mostre ao mundo do que você é capaz.
Navegue e acesse os dados detalhados das lojas de 2023
Uma radiografia das lojas brasileiras
Desbrave o universo do e-commerce explorado em 2023, desde os tipos de produtos vendidos aos canais e marketplaces mais utilizados pelos lojistas. A seguir, você confere os dados por trás do sucesso comercial das lojas nacionais.
Marketplaces favoritos dos lojistas
Em 2023, o Mercado Livre se destacou como um marketplace versátil e atento às necessidades do público. Na mesma linha, Shopee e Magalu cresceram o número de parceiros por conta da sua audiência robusta.
Terceirização de serviços
Meios de pagamento
Nuvem Pago é o sistema de pagamento exclusivo da Nuvemshop. Ele foi projetado para lojas na plataforma, oferecendo praticidade e segurança nas transações de vendas, além de isenção de custos de transação e taxas mais econômicas. Por esse motivo, é a solução adotada por quase metade dos empreendedores que usam a plataforma.
Conheça o Nuvem PagoPara ficar de olho
em 2024
Em 2023, observamos um notável aumento no uso do Pix como meio de pagamento, passando de 21,5% em 2022 para expressivos 37,9%.
O Nuvem Pago também apresentou significativo crescimento, saltando de 26,7% para 45,1% em volume de vendas na Nuvemshop.
Esses dados refletem a adaptação do mercado às novas tendências de pagamento, destacando a preferência dos consumidores por métodos rápidos e eficientes.
Métricas do e-commerce brasileiro
Compare seu ticket médio, analise os dados do seu segmento e avalie sua taxa de conversão em relação à média em 2023, inclusive separada por segmento. Descubra insights valiosos para impulsionar suas vendas e alinhe-se ao sucesso do mercado online nacional!
Ticket médio
Em 2023, esse foi o ticket médio nas lojas Nuvemshop, apresentando uma redução de 13,37% em relação a 2022.
Setores como Equipamentos e Máquinas, Eletrônicos e Esportes lideraram novamente, consolidando padrões identificados no ano anterior.
Taxa de conversão
Já tem um alto volume de vendas no e-commerce?
Com a Nuvemshop Next, mergulhe em personalizações completas, integrações poderosas e um especialista de e-commerce dedicado.
Empreendedores do e-commerce
A seguir, adentre o universo dos empreendedores do e-commerce. Por meio deste relatório, descubra quem são, suas vidas, paixões, desafios profissionais e as inspirações que os impulsionam a manter um negócio digital.
Vida de empreendedor
Vida pessoal x vida profissional
A seguir, aprofunde-se na dualidade na vida dos lojistas. Tenha acesso a informações como dedicação, melhorias pessoais, prioridades e desafios enfrentados em 2023 no e-commerce. Conheça a jornada entre o profissional e o pessoal.
dos empreendedores dedicam 100% do seu tempo à loja online
dos empreendedores têm outras fontes de renda.
Não atingiu a renda mensal desejada com a loja online
Menos tempo para dedicar às atividades pessoais e à família
Sem espaço adequado para trabalhar no dia a dia
Cansaço frequente e pouca disposição
Sentimento de não estar evoluindo profissionalmente
Desentendimentos familiares ou no relacionamento
Maiores desafios e prioridades no tempo livre
Dinheiro limitado, baixo retorno
Baixa conversão
Conhecer e dominar as ferramentas
Falta de tempo para tudo
Alto custo de meios de envios
Dificuldade na precificação
Carrinhos abandonados
Suporte técnico e administração complicados
Equipe reduzida
Achar profissionais
Falta de apoio emocional e trocas
Trocas e devoluções frequentes
Materiais para ajudar na sua jornada
Baixa taxa de conversão, custos de frete elevados, complexidades na precificação e carrinhos abandonados são problemas que merecem atenção, uma vez que, se não forem solucionados, podem resultar no abandono do sonho de empreender.
Ainda que pareça assustador lidar com essas dificuldades, o cenário nacional tem se mostrado promissor no que diz respeito às soluções para lojas virtuais que visam facilitar o trabalho do lojista. Abaixo, separamos alguns materiais que podem te ajudar a atenuar esses problemas
Guia completo sobre taxa de conversão (e como melhorá-la)
Ver conteúdoO que torna o frete caro e como resolver esse problema?
Ver conteúdoPlanilha de precificação
Ver conteúdo9 estratégias para evitar carrinhos abandonados
Ver conteúdoEducação empreendedora
A seguir, explore como os lojistas aprendem sobre e-commerce, descubra quem são os empreendedores mais admirados e os influenciadores e canais que eles acompanham. Confira e se conecte ao conhecimento que impulsiona o sucesso no e-commerce.
Fontes de informação sobre e-commerce
Vídeos e tutoriais no YouTube
Cursos online sobre e-commerce
Influenciadores do e-commerce
Blogs e sites de notícia especializados
Podcasts sobre e-commerce e negócios
Eventos de e-commerce e empreendedorismo
Mentoria com um especialista
Cursos presenciais sobre e-commerce
Estratégias mais utilizadas
A seguir, descubra qual é o roteiro utilizado pelos empreendedores. Confira informações sobre as estratégias mais usadas rumo ao sucesso do e-commerce, como investimento em tráfego pago e influenciadores, ferramentas de atendimento e muito mais.
Datas comemorativas
Black Friday
Em 2023, os lojistas da Nuvemshop superaram expectativas ao dedicarem esforços e aplicarem as estratégias certas na Black Friday. O valor total de vendas atingiu impressionantes R$ 163,5 milhões, registrando um notável crescimento de aproximadamente 45% em comparação a 2022.
Além disso, a quantidade de produtos vendidos durante a semana da Black Friday cresceu significativamente, alcançando 2,5 milhões, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Este cenário promissor demonstra a relevância contínua da Black Friday como uma oportunidade estratégica para impulsionar o sucesso no comércio online.
Valor total de vendas
Ticket médio das lojas
Aumento no faturamento em relação a 2022
*Gráfico com dados retirados de toda a base de lojistas da Nuvemshop.
Ferramentas de atendimento mais utilizadas
Tráfego pago
Outras estratégias
Frete grátis
Vendas diretas nas redes sociais
Desconto progressivo
Programa de fidelidade
Cupons de desconto
Ofertas Relâmpago
Brindes a partir do pedido mínimo
Kit de produtos
Programa de afiliados
Venda online com retirada na loja
E-mail marketing
Pix parcelado
Live commerce
Chatbot
Nenhuma ação
Futuro do e-commerce
Na sequência, desvende o futuro do comércio eletrônico. Descubra, por meio de gráficos com dados do cenário econômico e desafios, quais serão as tendências que moldarão o ano de 2024 no e-commerce.
Impacto e desafios para o próximo ano
Aprender mais sobre estratégias de e-commerce
Expandir o portfólio de produtos
Ampliar canais de venda online
Ampliar canais de divulgação
Foco 100% na loja online
Contratar mais pessoas
Abrir outro negócio próprio
Terceirizar atividades do negócio
Adotar novos modelos de frete e logística
Buscar emprego para complementar renda
Investimento em ações sociais como doações, diversidade e inclusão
Outros
Manter-se informado é fundamental para os donos de e-commerce. Em um cenário dinâmico, a atualização constante é a chave para o sucesso. O Ecommerce na Prática se destaca como uma fonte valiosa, sendo a maior escola de ecommerce do Brasil e que já formou mais de 130 mil alunos.
Ao navegar pelas tendências e desafios do comércio eletrônico, os empreendedores se beneficiam de insights práticos. Estar à frente no conhecimento não só fortalece estratégias, mas também impulsiona o crescimento do negócio, fazendo do Ecommerce na Prática um guia confiável para o sucesso.
Vídeos de produtos no site
Inteligência artificial
Atendimento digital e chatbots
Kits e combos de produtos
Pix parcelado
Live commerce
Checkout rápido com opção de salvar dados de compra
Embalagens e produtos sustentáveis
Outros
Múltiplos centros de distribuição(multi CD)
Tendências para o e-commerce em 2024
Foco na experiência do cliente
Segurança e controle de fraudes
Preferência por vender em lojas virtuais
Sobre o Nuvemcommerce
Sobre o estudo
O NuvemCommerce, anualmente conduzido pela Nuvemshop, visa proporcionar uma visão abrangente dos dados e comportamentos tanto de pequenos e médios empreendedores quanto de lojistas em fase de expansão.
Na 9ª edição do NuvemCommerce, em parceria exclusiva com o Ecommerce na Prática, Perfit e Mandaê, apresentamos um panorama robusto do e-commerce em 2023, delineando tendências e perspectivas para 2024.
Este relatório anual é um guia imprescindível para preparar os lojistas, fornecendo dados e estratégias sólidas. Construído com base em análises profundas, oferece uma visão clara do cenário atual e insights valiosos para orientar o crescimento consistente dos negócios no dinâmico universo do comércio eletrônico.
Metodologia
Este relatório representa uma amostra estatística, desenvolvida com o auxílio de mais de 1.900 lojistas Nuvemshop em distintos estágios de maturidade. Conduzida entre novembro e dezembro de 2023, a pesquisa, exclusiva e abrangente, fornece uma visão detalhada do cenário do e-commerce. Além disso, contamos com dados referentes às vendas das lojas da plataforma ao longo de todo o ano.
As análises e tendências foram meticulosamente desenvolvidas pela equipe da Nuvemshop Next, nossa solução dedicada ao apoio de lojistas em expansão.
Nuvemshop
A Nuvemshop nasceu em 2011 na Argentina e é líder em e-commerce na América Latina. Hoje, é a plataforma escolhida por mais de 140 mil lojistas. Com uma impressionante marca de +10 bilhões em vendas anuais, destaca-se pelo comprometimento com o sucesso dos empreendedores.
Além disso, integra produtos, pagamentos, envios e disponibiliza de um ecossistema com mais de 1.000 parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas, dedicados a apoiar o crescimento de cada negócio. Na Nuvemshop, não é fornecida apenas tecnologia, o foco está em proporcionar, para cada e-commerce, uma jornada para o sucesso.
Nuvemshop Next
Nuvemshop Next é a solução para quem fatura mais de R$ 100 mil ao mês no e-commerce e precisa de personalizações avançadas, sem perder autonomia na gestão do site.
Potencializamos lojas virtuais com alto volume de vendas e somos o parceiro estratégico para expandir seus negócios. Conte com um gerente de contas dedicado, serviços de tecnologia sob demanda e suporte humano e preferencial.
Nuvem Pago
O Nuvem Pago é o meio de pagamento exclusivo da Nuvemshop. Ele foi projetado para otimizar transações em lojas da plataforma.
Oferecendo praticidade e segurança, possibilita que os lojistas realizem vendas de forma eficiente, além de oferecer isenção nas tarifas por venda.
Nuvem Envio
O Nuvem Envio, desenvolvido pela Nuvemshop, é a solução logística ideal para e-commerce. Projetado para auxiliar pequenas e médias empresas e negócios em expansão, ele busca facilitar a gestão eficiente e econômica das operações de envio. Por isso, terminou 2023 como a opção de mais de 15% da base de lojistas da Nuvemshop.
Com o Nuvem Envio, todas as lojas podem oferecer descontos de até 50% em fretes pelos Correios. Na modalidade Collect, os lojistas podem ter suas encomendas coletadas e enviar com diversas transportadoras.
Ecommerce na Prática
O Ecommerce na Prática, parceiro da Nuvemshop, é a maior escola de e-commerce da América Latina, contribuindo para o desenvolvimento do comércio eletrônico e transformando a vida de mais de 130 mil alunos.
Redes sociais e tráfego pago