Como começar a vender roupas pela internet? [guia completo]

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Pontos principais do artigo:
  • O mercado de moda é um dos mais lucrativos na internet. Por isso, saber como vender roupas pela internet pode ser uma ótima alternativa para quem pensa em fazer uma renda extra;
  • Para começar, você vai precisar escolher um nicho de mercado, conhecer o seu público, encontrar bons fornecedores e trabalhar a divulgação da sua loja;
  • Você pode começar a vender em uma loja virtual própria, em marketplaces, nas redes sociais ou abrindo uma loja física. Geralmente, o investimento para vender roupas online é menor;
  • Na Nuvemshop, por exemplo, é possível criar uma loja virtual grátis e usar soluções de pagamento e envio próprias da plataforma, reduzindo ainda mais os custos para começar a vender roupas pela internet.

O segmento da moda e vestu[ario é um dos mais populares do comércio eletrônico. De acordo com o NuvemCommerce, relatório anual sobre o e-commerce da Nuvemshop, as vendas de lojas desse setor representaram 20.8% do total entre os clientes da plataforma em 2023.

Por isso, se você está buscando uma forma de começar a empreender, vender roupas pode ser uma boa opção. E a boa notícia é que, neste conteúdo, vamos revelar todos os segredos sobre como vender roupas online e onde fazer isso!

Afinal, a verdade é que tudo se baseia em um bom marketing para loja de roupas, que realmente destaque sua empresa da concorrência. Então, ao longo dos próximos tópicos, vamos nos aprofundar em dicas fundamentais para que seu novo negócio tenha sucesso! Vamos  lá?

Antes de começar, se você ainda não tem uma loja virtual para investir na venda de roupas online, crie a sua de graça agora mesmo:

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Como vender roupas pela internet?

O mercado de moda é um dos mais disputados na internet. Por isso, para que você possa se destacar entre as milhares de lojas virtuais ou físicas existentes, é necessário trabalhar a estratégia do seu novo negócio.

Apesar de parecer difícil, definir a estratégia significa fazer um planejamento cuidadoso antes de colocar as coisas em prática. Desse modo, você não corre o risco de gastar energia em ações que não trarão retorno, o que pode ser muito positivo.

Sendo assim,  as nossas dicas para vender roupa e ter sucesso são:

  1. Escolha um nicho de mercado;
  2. Conheça seu público;
  3. Encontre os melhores fornecedores;
  4. Pense em como vai divulgar seu negócio;
  5. Trabalhe sua marca;
  6. Analise a concorrência;
  7. Crie promoções;
  8. Escolha formas de pagamento e envio;
  9. Use fotos com boa qualidade;
  10. Crie boas descrições dos itens;
  11. Capriche nas embalagens;
  12. Crie um processo para troca e devolução de produtos.

Para se aprofundar ainda mais neste assunto, continue a leitura dos itens abaixo:

1. Escolha um nicho de mercado

Em primeiro lugar, é necessário definir seu nicho de mercado. Isso significa saber em que sua loja de roupas vai se especializar. E, acredite: esse aspecto vai além de escolher se você vai vender camisetas, lingeries ou moda praia, por exemplo.

Para que fique mais claro, vamos pensar em um exemplo: imagine que você quer vender camisetas. Agora, pense na quantidade de lojas desse tipo que existem. Em que a sua vai se diferenciar das outras?

Algumas possibilidades seriam:

  • Preços mais baixos do que os da concorrência;
  • Materiais utilizados na confecção (veganos, 100% algodão, hipoalergênicos etc);
  • Temas específicos (geek, estampas diferentes etc);
  • Qualidade premium.

Esses são apenas alguns aspectos, mas você pode pensar naquilo que vai diferenciar a sua marca, ou seja, torná-la única aos olhos dos clientes. Mesmo se especializando, ainda haverá concorrência, porém bem menor do que se você não tiver um foco específico.

Um exemplo de loja que se especializou é a confecção de botas texanas 7MBoots. Embora o mercado de calçados também seja bastante concorrido, a marca conseguiu conquistar o seu espaço no mercado oferecendo um diferencial único: a confecção artesanal.

Home loja virtual 7M Botas

🎥 Veja também: Vender roupa como sacoleira vale a pena?

💡 Saiba mais: Como montar uma loja de roupas masculinas?

2. Conheça seu público

Juntamente com a escolha do nicho, você deve definir para quem vai vender suas roupas. Por isso, outro passo importante é determinar o público-alvo, que são as pessoas que podem ser seus potenciais clientes.

Você pode começar a partir das informações demográficas (faixa de idade, gênero, região onde vivem, renda, escolaridade etc) desse grupo. No entanto, para que as suas estratégias de vendas e de marketing possam ser ainda mais eficientes, vale a pena dar um passo além e definir a persona do seu negócio.

A persona é uma representação semifictícia do seu consumidor ideal. Na prática, é como criar um personagem mesmo, definindo suas informações demográficas e também gostos, hábitos, medos e dificuldades. Isso vai te ajudar a criar uma experiência de compra ainda mais personalizada.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

3. Encontre os melhores fornecedores

A não ser que você seja responsável por confeccionar as próprias peças ou esteja planejando vender roupas usadas, a escolha de um bom fornecedor de roupas vai ser fundamental para vender roupas pela internet.

Se você está começando nesse mercado, saiba que existem diversas formas de encontrar fornecedores, mas é fundamental pesquisar bastante para definir quais serão os seus. Lembre-se de que eles serão os grandes responsáveis por garantir a qualidade do produto e a reputação da sua marca.

Por isso, antes de começar a vender roupas online, busque por listas de fornecedores confiáveis, converse com outros lojistas e, principalmente, faça compras como teste para garantir a qualidade do produto e os prazos de entrega, certo?

💡 Saiba mais: 15 fornecedores de roupas para a sua loja virtual

👉Ferramenta grátis: Lista de fornecedores

4. Pense em como vai divulgar seu negócio

Outro aspecto muito importante na hora de cria um novo negócio é saber como divulgá-lo. Afinal, se as pessoas não conhecem sua loja, elas não podem se tornar clientes. Por isso, as ações de marketing digital são fundamentais para aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair os consumidores.

Um primeiro passo é criar perfis nas redes sociais que sua persona use. Especificamente, no caso da venda de roupas, o Instagram e o Pinterest acabam sendo boas opções, por causa do apelo visual. Então, se o seu público utilizá-los, por que não começar por aí? 😉

Além disso, a estratégia com influenciadores digitais pode ser uma forma de divulgação poderosa. Por meio dela, personalidades que são referências em seus nichos usam e falam das peças de roupa da sua loja. Essas pessoas costumam ter credibilidade com o público, o que torna o retorno dessas ações, em geral, bastante positivo.

E, se você já tem uma loja virtual de roupas, também é importante contar com algumas estratégias mais avançadas, como as otimizações de SEO para fazer o seu site aparecer no Google e os anúncios pagos, como Google Ads e Instagram Ads.

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Aproveite e use nossos banners gratuitos para divulgar sua loja de roupas na internet:

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5. Trabalhe sua marca

Além das roupas que você oferece, o que faz a sua marca ser única? Apesar de parecer um trabalho apenas para grandes empresas, o branding — como é conhecido esse trabalho de marca — é importante para criar uma identificação dos consumidores com sua loja.

Aqui, você deve pensar quais são sua missão, visão, valores, propósito e as vantagens do seu produto. Tente refletir também sobre os sentimentos e adjetivos que você quer associar à sua empresa. A partir daí você deve criar a identidade visual, que inclui:

👉 Ferramenta grátis: Criador de logo

Além da parte visual, a linguagem que você utiliza também vai impactar na forma como a sua marca é percebida pelo público. Então, preste atenção à imagem que vai passar pela forma como escreve e fala para as pessoas nos seus mais diversos canais.

Como escolher entre tantos nomes para lojas de roupas?

O nome da sua loja também é um aspecto que vai ajudar a dar a cara da sua marca. Quando for escolher o nome da sua empresa de roupas, pesquise o significado de algo que te torne único.

Além disso, opte por um nome fácil de pronunciar e também de escrever. Assim, você garante que seu público vai se lembrar e não vai ter problemas para falar ou escrever sobre você.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de nomes

6. Analise a concorrência

Agora que você já tem uma ideia melhor de como será a sua marca, é hora de olhar para seus concorrentes diretos. Por meio da análise da concorrência, você vai observar o que essas lojas de roupas que disputam o mesmo público que você têm feito.

Alguns aspectos para prestar atenção são:

  • Publicações nas redes sociais;
  • Navegação em sua loja virtual e/ou disposição dos produtos na loja física;
  • Preços que praticam;
  • O que divulgam em suas newsletters e mensagens de e-mail.

Esses são apenas alguns exemplos, mas você pode observar tudo aquilo que for te ajudar a entender quais são seus pontos fortes em relação a eles e aquilo que não está bom em seu negócio — e, portanto, precisa ser melhorado.

A análise da concorrência pode ser feita tanto no momento da criação de uma nova loja de roupas quanto depois que você já tiver criado seu empreendimento, com alguma frequência. Por meio dela, você estará sempre buscando melhorar seus produtos e serviços.

💡 Saiba mais: O que é análise de mercado de uma empresa e como fazer?

🎥Veja também: Como montar uma loja virtual de roupas?

7. Crie promoções

As promoções são uma das melhores formas de conseguir clientes. Afinal, um cupom de desconto ou frete grátis encantam qualquer pessoa, não é mesmo?

Por isso, se sua ideia é vender roupas online, criar condições promocionais com alguma frequência pode te ajudar a aumentar seu ticket médio. Além disso, alguns consumidores tendem a ficar sempre de olho em lojas que fazem promoções. Dessa forma, você também consegue fidelizar esses clientes.

No entanto, é preciso tomar cuidado na hora de criar as promoções e não se empolgar muito. Lembre-se de que a oferta precisa ser atrativa para o seu público e rentável para o seu negócio ao mesmo tempo.

Algumas opções de descontos que você pode oferecer são:

  • Desconto para a compra de três peças ou mais;
  • Promoção de produtos que estão parados no estoque;
  • Frete grátis para determinadas regiões;
  • Cupom de desconto para a primeira compra na loja.

💡 Saiba mais: 9 dicas para criar uma campanha de descontos [+ exemplos]

8. Escolha formas de pagamento e envio

Não é novidade que, no e-commerce, os meios de pagamento e envio possuem grande peso na decisão de compra. Por isso, pensando na sua taxa de conversão, é importante oferecer as melhores opções para que o cliente pague e receba seus produtos.

Meios de pagamento

Falando em pagamentos, é importante pensar nas diversas formas disponíveis além do cartão de crédito — até porque, não são todas as pessoas que têm um. Pensando nisso, oferecer opções de pagamento via boleto, transferência bancária e Pix pode fazer a diferença.

💡 Saiba mais: Como receber pagamento online de forma segura?

Meios de envio

Quanto aos meios de envio, a estratégia deve ser a mesma. Muitas vezes, o valor do frete pode ser o motivo por trás do carrinho abandonado. Por isso, quanto mais opções disponíveis, mais chances de o cliente concluir a compra.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar uma loja virtual grátis e contar com soluções próprias para pagamento e frete, eliminando as tarifas por venda com o Nuvem Pago e garantindo fretes até 40% mais baratos com o Nuvem Envio.

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9. Use fotos com boa qualidade

A boa qualidade das fotos no e-commerce é importante em todos os tipos de loja, mas especialmente nas de roupas. Isso porque essas imagens devem ser capazes de mostrar as cores e texturas com fidelidade aos tecidos.

Para isso, existem as fotografias still. Elas são aquelas imagens com fundo branco em que apenas a mercadoria fica em evidência. Há também as fotos ambientadas, ou seja, aquelas em que outros elementos aparecem, criando um cenário. Esse tipo de imagem auxilia o cliente a ter melhor ideia sobre as proporções daquele artigo.

Além disso, é importante oferecer ao consumidor uma noção de como aquela peça veste no corpo. Para isso, você pode contar com um provador virtual ou apostar nas imagens de modelos utilizando as peças.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos de roupas para vender?

🎥 Veja também: Como tirar fotos de roupas para vender?

10. Crie boas descrições dos itens

Assim como as imagens, as descrições das mercadorias também ajudam a apresentá-las para o consumidor. Afinal, quando falamos de vendas online, não é possível ver o produto pessoalmente no momento de decisão de compra.

Por isso, não copie as descrições de peças que já vêm com essa informação dos fornecedores. Enriqueça esse texto falando sobre cores, texturas e outros detalhes que possam ajudam o consumidor a entender os diferenciais daquele produto.

No caso de roupas e calçados, também é fundamental apresentar uma tabela de medidas para cada tamanho oferecido. A ideia é que o consumidor tenha uma forma de saber antes se a peça vai servir ou não. Isso vai diminuir as chances de que ele precise trocar o produto ou, até mesmo, de que fique inseguro e desista de comprar em seu site.

💡 Saiba mais:

11. Capriche nas embalagens

Outro cuidado que você precisa ter na hora de vender roupas online é com a embalagem utilizada para o envio. Quando falamos de embalagens para e-commerce, é importante ficar atento a dois aspectos principais: tamanho e material do pacote.

Tamanho dos pacotes

A respeito das dimensões, certifique-se de que o embrulho utilizado por você não é muito maior do que os produtos que você precisa enviar. Isso vai garantir que o envio não custe mais caro do que o necessário, pois o valor do frete é calculado a partir das dimensões do pacote — entre outras variáveis, como peso e endereços de postagem e de destino.

Material das embalagens

Sobre o material, para roupas é uma boa ideia escolher embalagens plásticas, como grandes envelopes. Desse modo, você garante que as peças não vão chegar, por exemplo, molhadas ao comprador se pegarem uma chuva em algum local de armazenamento até a entrega.

Já em relação à quebra de produtos, é bem provável que você não precise se preocupar com isso ao vender roupas. Então, caixas não são necessárias na maioria dos casos. Até porque, como vimos, seus tamanhos podem encarecer o frete sem necessidade.

📘 Confira o e-book: Como embalar encomendas para os Correios: passo a passo

12. Crie um processo para troca e devolução de produtos

Por fim, sabemos que o ideal é que o cliente não precise trocar os produtos, mas, quando falamos de vender roupas online, é preciso saber que isso pode acontecer.

Inclusive, o Código de Defesa do Consumidor prevê o direito de arrependimento até sete dias depois que a pessoa recebe a sua compra online. Nesse caso, o cliente pode apenas devolver o produto e pedir seu dinheiro de volta ou querer trocar por outra coisa.

Além disso, as lojas que possuem políticas de troca e devolução costumam conquistar a confiança dos visitantes. Afinal, eles ficarão tranquilos ao saber que poderão trocar uma peça se tiverem qualquer problema. Portanto, você deve estar preparado para esse tipo de contratempo.

No e-commerce, esse processo é chamado de logística reversa e os próprios Correios possuem um serviço específico para isso. Normalmente, a loja arca com os custos do envio de volta da mercadoria pelo cliente e pela postagem do novo produto.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de política de troca e devolução

Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, também pode usar os aplicativos Aftersale e Troquecommerce para automatizar seu processo de troca e devolução de forma simples e prática.

Com essas soluções, não é preciso acionar o SAC da empresa ou se preocupar com envios: tudo acontece de forma automática, inclusive a geração da logística reversa, rastreamento de pedidos e estorno do valor pago pelo cliente.

⚙️ Baixe os aplicativos:

Por onde vender roupas na internet e offline?

Agora que já passamos por toda a parte de estratégia da sua nova loja, chegou a hora de pensar no meio para vender roupas (pela internet e offline). Aqui, estamos falando sobre os canais de venda.

Vamos conhecer um pouco de cada um deles a seguir:

Loja virtual

Uma loja virtual de roupas é um site de vendas só seu. Isso significa que você escolhe como será o layout, a disposição dos produtos e os meios de pagamento e de envio utilizados.

Esse site pode ser criado do zero, com a ajuda de um desenvolvedor, ou desenvolvido a partir de uma estrutura “pré-pronta”, usando a tecnologia de uma plataforma de e-commerce.

No caso de iniciantes, recomendamos a plataforma, pois sua tecnologia permite a criação da loja mesmo sem conhecimentos técnicos. Além disso, os custos da loja virtual são mais baixos e a integração com meios de pagamento e de envio é mais simples, podendo ser feita com apenas alguns cliques.

E engana-se quem pensa que um site de vendas próprio serve apenas para quem quer vender produtos novos. Para aqueles que consideram vender roupas usadas, por exemplo, é possível criar um brechó online por meio de um e-commerce próprio.

🎥Veja também: Ainda vale a pena abrir loja virtual de roupas?

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Marketplace

Já os marketplaces são como grandes shopping virtuais, onde diferentes vendedores podem oferecer seus produtos ou serviços em um mesmo lugar.

A vantagem desses canais é que eles costumam ter bastante tráfego. Mas, em troca, os vendedores pagam uma comissão a cada venda. Pode haver custos adicionais dependendo da plataforma utilizada, como é o caso de um dos marketplaces mais famosos: o Mercado Livre.

Existem ainda opções focadas em quem quer vender roupas. Os principais marketplaces de moda são:

Cada uma dessas plataformas têm políticas diferentes para o empreendedor que quiser vender por lá, mas são ótimas opções para quem começar a vender roupas online.

Se você quer vender roupas usadas, há uma opção de marketplace focado nesse nicho: o Enjoei. O próprio Mercado Livre também permite a venda de artigos usados, mas o Enjoei é especializado em moda.

Mesmo que você opte por ter seu próprio site de vendas, saiba que é possível combinar as duas estratégias e integrar sua loja virtual com marketplaces. Desse modo, você gerencia todas as vendas em um mesmo painel.

💡 Saiba mais: 7 dicas sobre como vender em marketplace

Redes sociais

Apesar de não terem sido criadas para o comércio, as redes sociais se tornaram parte da jornada de compra do consumidor. Graças a isso, algumas plataformas passaram, inclusive, a oferecer funções de venda, como é o caso do Instagram Shopping e das lojas do Facebook.

Como já observamos, esse tipo de canal pode funcionar muito bem para o segmento da moda. Isso porque seu apelo visual ajuda a conquistar consumidores que se interessem pelas peças da sua marca.

O WhatsApp também tem sido um meio bastante adotado por algumas novas marcas como um canal de vendas. A função Business do aplicativo permite, por exemplo, a inserção de um catálogo com suas peças. Dessa forma, não é necessário mandar fotos de cada uma delas aos interessados que entrarem em contato.

Tenha em mente apenas que, por não terem o comércio como função principal, muitas operações precisarão ser feitas manualmente, como o pagamento online e a comunicação com o cliente para envio do produto.

Uma alternativa para automatizar as vendas pelas redes sociais é utilizá-las em conjunto com uma loja virtual. Desse modo, é possível integrar todos os pedidos em um mesmo painel, o que facilita o trabalho.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram?

🎥Veja também: Como turbinar a publicação no Instagram da minha loja de roupas?

Loja física

Por fim, uma loja física também é um canal de vendas, porém offline. Esse modelo é mais tradicional e conhecido. Com ele, você aluga um espaço para montar sua loja e expor os produtos.

Antes, essa era a forma mais comum para começar a vender roupas. Mas, agora, com as facilidades da internet para os empreendedores, seus custos são considerados altos. Além do aluguel do espaço, é necessário pagar pelos custos de funcionamento (água, luz, internet) e, muito provavelmente, você vai precisar de pelo menos um funcionário para mantê-la aberta.

Nesse ponto, é importante dizer que se você tem uma loja física e quer abrir uma loja virtual, não é preciso escolher entre um ou outro: você pode fazer a conexão entre os dois canais de venda com uma estratégia omnichannel, que visa a integração entre um negócio físico e online.

Nessa integração, a adoção de um ERP (Sistema de Gestão Integrado) para controlar seu negócio pode ser um enorme aliado. Com uma loja Nuvemshop, você poderá conectar o seu e-commerce de forma bastante simples a um dos seguintes ERPs: Tiny ERP, Omie, entre outros.

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Aprendeu como vender roupas pela internet?

Vender roupas online pode ser uma ótima alternativa para quem pensa em fazer uma renda extra ou até mesmo investir no empreendedorismo como renda principal. Por isso, esperamos que este conteúdo tenha te dado tudo o que você precisa para começar.

Lembre-se de que importante pesquisar bastante sobre o mercado antes de começar um negócio. Por isso, leia muito, assista a vídeos e converse com outros empreendedores que já se aventuraram nesse ramo. A troca de experiências aumenta muito suas chances de sucesso!

E, se você está pronto para dar o primeiro passo, crie a sua loja virtual grátis com a Nuvemshop agora mesmo.  É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre vender roupas

Para ter sucesso na venda de roupas, escolha um nicho de mercado, conheça o público-alvo, encontre bons fornecedores, invista na divulgação do negócio, trabalhe os diferenciais da sua marca e invista em boas fotos e descrições de produtos.

É possível começar a vender roupas em uma loja virtual própria, em marketplaces, nas redes sociais ou alugando um ponto de venda físico. Para vender roupas usadas, você pode começar um brechó online ou apostar em marketplaces especializados, como o Enjoei.

O lucro de quem vende roupa varia, em média, entre 15% e 40%, dependendo das peças e da negociação feita com o fornecedor.

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