23/05/2015

Usabilidade para e-mail marketing

A usabilidade é importante, inclusive em campanhas de divulgação da loja. Ao criar campanhas de e-mail marketing para seus clientes, o layout, a programação e a interação com o usuário definirão se será obtido um bom resultado ou não. Para isso, siga algumas boas práticas:

1. Hierarquia da informação

Um e-mail marketing ou de newsletter é uma peça inteira que deve ter todos os elementos trabalhados de forma harmônica e mútua. Por isso, a organização das informações é extremamente importante para que a atenção do leitor se foque para o assunto principal.

Tenha em mente que ao abrir o email, o leitor fará um escaneamento rápido da peça gráfica e procurará em até oito segundos qual é o objetivo real daquele material. A sugestão é que estabeleça uma ordem de leitura através do uso de hierarquias, deixando mais escondidos os elementos secundários e utilizando diferentes tamanhos, cores, formas e localizações para as mensagens.

Através do uso de hierarquia, os usuários poderão identificar facilmente o título do e-mail, por exemplo. Usando uma tipografia e um tamanho diferenciado, é possível destacar o tema da mensagem muito rapidamente. E este título não deve deixar dúvidas a respeito do conteúdo da mensagem, mesmo que de forma resumida.

Use sempre a criatividade para levar o usuário desde o início ao objetivo final deste email. E lembre-se que o tamanho mínimo sugerido para as fontes é de 13px. Legibilidade é o mais importante.

2. Layout responsivo

O que antes era uma opção agora é obrigatório. Ter um material que possa ser aberto sem problemas em desktop, mobile, tablet ou qualquer tipo de equipamento é lei! De nada adianta ter um site extremamente funcional se todas as comunicações não poderão ser abertas em outros meios que não o computador.

Sendo assim, é importante criar a arte do e-mail sobre a seguinte premissa; os elementos devem ser ordenados naturalmente da esquerda para direita, de cima para baixo. À medida que você reduza o espaço horizontal, por exemplo, precisa compensar a verticalidade do mesmo.

Para fazer com que isso aconteça de forma organizada, o mais adequado é acrescentar as informações em espaços modulares. Isso fará com que visualmente, sejam elementos em grupo e não soltos em uma estrutura de forma perdida. Para criar conteúdo de maneira modular, faça o layout em colunas ou caixinhas para ter maior controle do comportamento do usuário.

3. Simplicidade

Regra geral da usabilidade, também se aplica na criação de email marketing. Quanto menos elementos e mais organização você oferecer na criação da peça, mais chances deste email se tornar útil para o objetivo final. Isso não significa que precisa ser um email feio ou sem cor. Apenas vale não abusar de informações visuais para que o conteúdo não se perca.

4. Call-to-action e etiquetas

Assim como nas páginas das lojas, é importante que no e-mail tenha-se bem claro o objetivo que se deseja que o cliente conclua. Para isso, o retorno das calls-to-action é extremamente importante. Use links ou botões de cores diferentes e visuais alternativos. E também lembre de colocar as chamadas ALT Etiquetas para que quando uma imagem não se carregue, o usuário tenha uma noção daquele conteúdo e não sinta que está recebendo um e-mail ruim, com vírus ou qualquer outra má impressão.

5. Testes e mais testes

Existem vários tipos de caixa de e-mails, por isso, é importante saber se sua peça abrirá bem em cada um deles. Teste seu material em cores diferentes, em diferentes dispositivos e através de diferentes provedores para entender se as configurações estarão adequadas. E você ainda pode ajudar seu cliente a fazer testes da própria eficácia do e-mail, enviando mensagens diferentes para diversos públicos, avaliando os números de aberturas e cliques.

A Nuvem Shop tem todo o trabalho de otimização da informação para atingir a melhor usabilidade possível. Se você não é nosso parceiro e gostaria de utilizar nossas soluções para seus clientes, cadastre-se hoje.

Data da última atualização: 16/02/2018


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Dannie Karam

Com mais de 10 anos de experiência em gerenciamento de projetos digitais, Danniela é comunicadora, escritora e líder do time de Branding da Nuvem Shop. Gosta de música, viagem, pessoas e culturas. E sempre fala demais, especialmente quando escreve de si em terceira pessoa.


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