07/11/2017

Gestão e cultura empresarial: o segredo para um negócio de sucesso

cultura organizacional empresa

Quando uma empresa começa a crescer, é preciso ser rápido em definir que tipo de clima e práticas deverão ser adotados pelos funcionários.

  • Será necessário usar traje social no escritório?
  • Será possível fazer home office?
  • Os feriados serão emendados?

Essas são apenas algumas das perguntas que precisam estar claras na cabeça de todos os que trabalham no seu negócio. Veja abaixo os detalhes da importância de se definir que tipo de cultura sua empresa terá:

Por que investir na cultura de uma empresa?

Ter definida a cultura da empresa pode te ajudar não só na contratação de funcionários mas também ao gerenciá-los, deixando claro qual tipo de comportamento você espera das pessoas que trabalham no seu negócio.
Segundo Fernanda Macedo, especialista em Recursos Humanos da Nuvem Shop, “a cultura é o que uma empresa tem de mais precioso. É um conjunto de valores, crenças e atitudes que faz com que todos estejam em uma mesma sintonia de trabalho, em busca de um objetivo em comum”.
Por isso, investir na criação e aplicação dos valores da sua empresa pode contribuir para que ela se desenvolva da forma que gostaria no médio e longo prazo.

Práticas mais comuns de gestão empresarial

Além da gestão de pessoas e da cultura organizacional, a gestão empresarial cuida também do planejamento estratégico do negócio. E mesmo que a visão e os valores sejam diferentes de empresa para empresa, existem algumas práticas que são comuns:

Manter-se atualizado

Vale a pena investir no treinamento e desenvolvimento de toda a sua equipe para estar a par das novidades do mercado. Assim, não só manterá sua empresa ligada nas tendências e novos desejos dos clientes, como também estará sempre à frente dos concorrentes.

Controle de qualidade

Seja reconhecido pela qualidade dos produtos que comercializa e oriente seus funcionários a serem criteriosos sobre o que é enviado até a casa do cliente. É importante conferir se a unidade do produto separada para envio está em perfeitas condições e dentro das medidas solicitadas no pedido. Caso o produto seja eletrônico, é importante testá-lo para ter certeza que está funcionando bem.

Cliente tem sempre a razão

É sempre bom bater na tecla de que o cliente é o foco de um e-commerce. Portanto, incentive sempre seus funcionários a tratarem os compradores do seu negócio de forma empática e proativa. Houve algum problema na compra? Não se omita e ofereça toda a ajuda disponível para resolver o problema.

Comunicação facilitada dentro da empresa

As equipes da sua empresa precisam trocar informações constantemente? Agilize esse processo com a implementação de um serviço de chat como o Slack ou Skype. Isso otimiza os processos, tornando a comunicação mais rápida e, consequentemente, as ações também.

A importância do feedback

O feedback é o retorno de uma ação feita pelo funcionário que pode servir tanto para congratulá-lo pelo trabalho executado como para mostrar quais pontos precisam ser melhorados.
Incentive essa prática na sua empresa para que todos possam transparentes sobre o trabalho e identificar com mais facilidade o que pode ser mudado.
Para um conseguir dar um bom feedback, evite fazer críticas diretas e deixe sempre claro qual era a atitude esperada para que o resultado fosse alcançado.

Ofereça recompensas não-financeiras

Algumas empresas oferecem vantagens extras para os funcionários que se destacam durante um projeto importante, como dia de folga ou emenda de feriado, vale almoço, vagas melhores na garagem etc.
Se você possui a intenção de ter esse tipo de cultura na sua empresa, é necessário cuidado ao aplicar essa opção para não tornar o clima muito competitivo, o que poderia ser prejudicial e criar atritos desnecessários.

Entendido?

Criar a cultura organizacional da sua empresa é essencial para garantir um ambiente de trabalho saudável e eficiente. Isso fará com que não só os funcionários que já trabalham com você como também os próximos contratados saibam como agir em determinadas situações e quais tipos de comportamento não serão aceitos de forma alguma..
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Data da última atualização: 29/08/2018


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Renata Estevo

Renata é formada em relações internacionais e pós-graduanda em gestão de marketing. Trabalha como consultora de e-commerce na Nuvem Shop, adora colecionar cartões postais, não perde um jogo do seu time do coração, o Chelsea FC, e também não passa um dia sem usar o Pinterest.


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