Como vender pelo WhatsApp: 15 dicas para lucrar mais

Imagem mostra mãos segurando um celular para vender pelo WhatsApp
Pontos principais do artigo:
  • O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no mundo. Atualmente, a rede social conta com mais de 169 milhões de usuários apenas no Brasil;
  • Saber como vender pelo WhatsApp é importante, pois 84% das empresas que vendem produtos ou serviços na internet já usam o app para aumentar as vendas, o que confirma que essa é uma forma de se aproximar dos consumidores e facilitar o processo de compra;
  • Se você já tem uma loja virtual grátis na Nuvemshop, pode usar diversos aplicativos e ferramentas para integrar os canais de venda do seu negócio e lucrar ainda mais.

Você sabe como vender pelo WhatsApp? Se ainda não, fique tranquilo: você acabou de chegar ao lugar certo! Aqui, vamos entregar dicas preciosas de como utilizar o aplicativo mais baixado no Brasil para aumentar as vendas do seu negócio e melhorar o atendimento ao cliente.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então, continue a leitura! Ao longo deste conteúdo, vamos conhecer 15 dicas especiais para você dar os primeiros passos ou melhorar ainda mais suas vendas pelo aplicativo. Confira a seguir como vender mais pelo WhatsApp! Vamos lá?🤳

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Por que vender pelo WhatsApp?

Se você ainda não está convencido de que saber como vender pelo WhatsApp pode ser uma boa estratégia, é importante conferir alguns dados relevantes do uso do app no Brasil para que não restem dúvidas da importância de utilizá-lo.

O WhatsApp permite a troca instantânea de mensagens, fotos, vídeos, áudios e pagamentos com facilidade. Isso faz com que, de acordo com a Mobile Time, o aplicativo esteja instalado em 99% dos celulares dos brasileiros.

A popularidade do WhatsApp fez com que muitas empresas passassem a enxergá-lo como uma importante ferramenta para o seu público. Tendo isso em vista, foi lançado a versão de conta comercial do app, o WhatsApp Business, com utilidades que facilitam essa aproximação com os clientes.

O sucesso foi tanto que, com apenas um ano de existência, o recurso corporativo alcançou a marca de 5 milhões de usuários. Só no Brasil, ele já é utilizado por 72% dos empreendedores que têm loja virtual, segundo o Sebrae.

Além disso, 69% dos brasileiros acham que o WhatsApp é um ótimo canal para se comunicar com empresas, conforme um estudo da Opinion Box.

Sendo assim, podemos afirmar que a maioria dos públicos está presente no WhatsApp. Por isso, é importante que você também esteja aproveitando essa oportunidade para gerar vendas.

💡 Saiba mais: Recursos de marketing online para WhatsApp

Como vender pelo WhatsApp?

Elaboramos uma lista com os principais passos de como vender mais pelo WhatsApp:

  1. Tenha um número exclusivo para a sua empresa;
  2. Use o WhatsApp Business;
  3. Crie catálogos de produtos;
  4. Trabalhe com o WhatsApp Web;
  5. Use a mesma conta do WhatsApp em até quatro celulares;
  6. Peça autorização para enviar mensagens;
  7. Prepare ofertas especiais;
  8. Utilize listas de transmissão;
  9. Tenha um calendário de conteúdos;
  10. Aposte em diferentes formatos de mídia;
  11. Faça uso do status do WhatsApp;
  12. Cuide da linguagem;
  13. Defina o WhatsApp como um canal de atendimento;
  14. Construa sua base de contatos;
  15. Configure o WhatsApp Payment.

Se você quer dicas rápidas sobre o assunto, veja o vídeo abaixo:

Agora, confira os detalhes de cada estratégia para vender pelo aplicativo:

1. Use o WhatsApp Business

Usar o WhatsApp Business pode ser uma boa solução para quem tem muitos clientes e está com dificuldades para organizar os fluxos de atendimento no aplicativo.

Isso porque o app tem algumas funcionalidades diferentes da versão normal, como as etiquetas para categorizar as conversas. Com elas, é possível filtrar os contatos de acordo com o momento na jornada do cliente, criando tags como “novo cliente”, “novo pedido” ou “pago”, por exemplo.

Além disso, é possível criar respostas rápidas padronizadas que podem ajudar bastante quando você está fora do horário de atendimento ou quando vai demorar um pouco para responder.

Por fim, o WhatsApp Business também outros oferece recursos exclusivos, como visualizar a quantidade de mensagens que foram enviadas e entregues aos usuários e quais foram lidas. Além disso, é possível integrar o aplicativo a outras ferramentas de gestão para potencializar os resultados.

O Robbu, por exemplo, permite enviar campanhas em massa, automatizar atendimento com chatbots, facilitar consulta de preços, notificação de compras, envio de notificação de abandono de carrinho, envio de boletos e muito mais!

⚙️ Baixe o aplicativo: Robbu

👉 Confira: Como instalar o aplicativo Robbu na minha Nuvemshop?

2. Tenha um número exclusivo para a sua empresa

Outra dica de como vender pelo WhatsApp é pensar no número que você vai usar. Uma boa ideia é separar a conta da sua empresa da sua pessoal por dois motivos.

O primeiro é a segurança, já que esse número de WhatsApp pode estar disponível no seu site e nas redes sociais da sua marca — ou seja, muita gente que você ainda não conhece vai ter acesso ao telefone.

Além disso, ao separar os números, você evita misturar assuntos de trabalho e pessoais. Assim, fica mais fácil dividir melhor seu tempo durante o dia e não cair na tentação de responder aos clientes a todo momento.

💡 Saiba mais: Como usar dois WhatsApp no mesmo celular?

Baixe também nossos banners gratuitos para promover seu atendimento via WhatsApp:

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3. Crie catálogos de produtos

Outra funcionalidade do WhatsApp Business que merece destaque é a criação do catálogo de produtos. Com este recurso, você pode colocar o nome do produto ou serviço, fotos, uma descrição, o preço e um link de direcionamento para a página de vendas daquele item, por exemplo.

A ferramenta é uma maneira de tornar a venda mais prática e fácil, disponibilizando informações de uma forma acessível para que os consumidores confiram o que o seu negócio tem a oferecer.

Para cadastrar os seus produtos, entre nas configurações da conta e clique em “catálogo”. Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e complete as informações.

Muitos não sabem, mas é possível monitorar a quantidade de carrinhos abandonados por meio de integrações entre o WhatsApp e a plataforma de e-commerce. Quem opta pela Nuvemshop tem acesso ao aplicativo SAK – WhatsApp 2.0, que além de acompanhar o abandono de carrinhos, também emite relatórios sobre boletos não pagos.

⚙️ Baixe o aplicativo: SAK – Atendimento via WhatsApp

👉 Confira: Como instalar o aplicativo SAK – WhatsApp 2.0?

4. Trabalhe com o WhatsApp Web

Você sabia que é possível utilizar o WhatsApp no PC? Pois bem, com o WhatsApp Web você consegue otimizar o atendimento aos clientes.

Para utilizá-lo, basta acessar o site do WhatsApp Web e seguir o passo a passo para escanear o QR Code com a câmera do seu celular.

Captura de tela do WhatsApp Web

 

Também existe a possibilidade de baixar o app do WhatsApp no próprio computador. Assim, além de ficar mais confortável para responder mensagens, sobra mais tempo para se dedicar a outras tarefas rotineiras do seu negócio, como gerir redes sociais, responder e-mails, conferir a sua planilha de estoque e olhar para as finanças. Bem mais fácil vender pelo WhatsApp assim, não é mesmo?

Para melhorar a experiência de compra na sua loja virtual, é possível integrá-la à ferramenta de automação de WhatsApp do E-Vendas. Você consegue disparar mensagens personalizadas para todos os seus clientes por status de pedido e tipo de pagamento de forma ilimitada.

Além disso, é possível enviar lembretes de pagamento, compartilhar campanhas de marketing e manter os clientes atualizados com informações sobre rastreio de encomenda.

💡 Saiba mais:

5. Use a mesma conta do WhatsApp em até quatro celulares

Em uma de suas atualizações, o WhatsApp passou a permitir o uso de uma mesma conta em até quatro celulares ou computadores.

Antes, era necessário ter o aplicativo baixado em um dispositivo móvel e permitir o uso em um computador Windows ou Mac por meio do WhatsApp Web. Agora, é possível usar uma mesma conta em até quatro dispositivos, de modo que o histórico de conversa fique disponível em todos os aparelhos conectados.

Entretanto, esse recurso tem algumas limitações. Caso você precise recuperar informações mais antigas no histórico de mensagens, por exemplo, será necessário recorrer ao aparelho principal. Os demais mostrarão apenas parte do arquivo.

Cada um dos dispositivos vinculados se conecta ao WhatsApp de maneira independente, garantindo a criptografia de ponta a ponta. Assim, basta que o celular principal fique inativo por um longo período para que os demais se desconectem de forma automática, garantindo a segurança dos dados.

Para adicionar o WhatsApp a um novo dispositivo, basta seguir os passos abaixo:

  1. No novo aparelho, baixe o aplicativo WhatsApp Messenger ou Business;
  2. Na tela principal de acesso, no canto superior direito, clique no botão de reticências;
  3. Selecione a opção “Conectar-se a um aparelho”. Aparecerá um QR code na tela;
  4. No dispositivo principal, abra o WhatsApp, vá em “Configurações” e depois em “Aparelhos conectados”;
  5. Aponte a câmera para o QR code exibido na tela do segundo aparelho e pronto!

A grande vantagem de poder usar o WhatsApp em até quatro celulares é que, se algum ficar sem bateria ou internet, você consegue atender seus clientes normalmente usando outro aparelho. Essa é uma ótima saída para quem está entendendo como vender pelo WhatsApp.

6. Peça autorização para enviar mensagens

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que empresas peçam autorização dos clientes para guardar seus dados e expliquem de forma clara para que as informações pessoais serão utilizadas.

Por isso, é essencial pedir permissão aos seus clientes antes de mandar qualquer mensagem. Para isso, você pode colocar um checkbox ✅ (ou caixa de verificação, em português) no seu site no momento em que o cliente cadastra o telefone. Desse modo, ele pode concordar em receber mensagens suas via WhatsApp.

Se você for divulgar seu WhatsApp nas redes sociais, use o link da API do WhatsApp para que os usuários tenham um passo de aceite para conversar com você, como na imagem abaixo:

Captura de tela do gerador de link do WhatsApp

 

Para criar esse link, basta seguir os passos abaixo:

  • Copie e cole o link: https://api.whatsapp.com/send?phone=seunumerodetelefone&text=sua%20mensagem
  • Substitua o trecho em que aparece “seunumerodetelefone” pelo número do WhatsApp do seu negócio. O formato aqui é de AABB000000000, em que AA é o DDI (55, se for o Brasil), BB é o código de área (11 para São Paulo, 31 para Belo Horizonte, por exemplo) e o resto é seu número de telefone;
  • Em seguida, coloque uma mensagem para aparecer na página aberta pelo link em “sua%20mensagem”. O “%20” representa espaços. Então, por exemplo, se você quer escrever “Seja bem-vindo!”, deve colocar “Seja%20bem-vindo!”

Outra opção é utilizar o Gerador de link WhatsApp da Nuvemshop. Em poucos segundos, você consegue criar um link com o seu número para compartilhar nas suas redes sociais e canais de venda.

💡 Saiba mais: Como criar um link do WhatsApp e compartilhar com seus clientes?

Por fim, deixe sempre claro que, se seus clientes não quiserem mais receber mensagens da sua empresa, eles podem se descadastrar da sua lista de contatos. E é importante realmente remover as pessoas que fizeram essa solicitação, ok?

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7. Prepare ofertas especiais

Uma boa forma de atrair clientes para o seu WhatsApp — e ainda fidelizá-los 😁 — é oferecer benefícios exclusivos para quem compra por esse canal. Entre algumas ideias que você pode oferecer aos seus consumidores especiais do WhatsApp estão descontos, frete grátis e até a oportunidade de saber antes dos lançamentos da sua loja.

Se os clientes se sentem especiais e sabem que são priorizados, eles tendem a retribuir a atenção e lembrar da sua loja quando precisam comprar algum produto que você oferece.

💡 Saiba mais: Como programar uma mensagem automática no WhatsApp

8. Utilize listas de transmissão

Seguindo com as nossas dicas de como vender mais pelo WhatsApp, evite criar grupos para mandar as ofertas e lançamentos para os seus clientes. Além de encher a caixa de entrada deles de mensagens, seu atendimento pode soar muito impessoal.

Para fugir dos grupos, você pode usar a lista de transmissão. Com o recurso, você pode mandar mensagens para vários contatos de uma só vez.

O melhor é que você pode criar várias listas e segmentar por perfis de clientes, separando em grupos como:

  • Consumidores que estão interessados, mas ainda não compraram da sua marca;
  • Clientes que estão com pedidos em andamento;
  • Aqueles que já compraram com você, mas estão um pouco sumidos.

Na hora de fazer a segmentação, leve em conta o funil de vendas, ou seja, em que etapa do relacionamento com sua marca cada pessoa está. Assim, você pode ter conteúdos e mensagens estratégicas para cada momento, de modo a tornar seu atendimento ainda mais personalizado.

Não se esqueça de sempre dar aos seus clientes a opção de sair de alguma lista de transmissão e parar de receber ofertas. Se deixar seus clientes confortáveis ao saber que podem parar as mensagens quando quiserem, você evita que eles se cansem e tomem medidas mais extremas — como bloquear seu contato, por exemplo.

💡 Saiba mais: O que é análise RFM e como usar na estratégia de marketing?

Lojistas da Nuvemshop podem enviar mensagens ilimitadas para os clientes por meio da integração da loja virtual com o aplicativo WhatsApp by Klinko. É possível criar comunicações sobre carrinho abandonado, bem como de pedido criado, pago, embalado, enviado e cancelado.

💡 Saiba mais: Como vender pela Nuvemshop?

⚙️ Baixe o aplicativo: WhatsApp by Klinko

9. Tenha um calendário de conteúdos

Uma estratégia para manter seus clientes engajados com suas ofertas é não enchê-los de mensagens. Por isso, ter um calendário de disparo de mensagens para organizar os tipos de conteúdos e a frequência com que você se comunica com cada lista de clientes é fundamental.

O calendário de conteúdos também é um ótimo aliado para controlar o que já foi enviado e não repetir mensagens. Assim, você garante que seus clientes sempre vão receber mensagens novas e relevantes para eles.

Busque também enviar não apenas ofertas, mas também utilizar o WhatsApp como um aliado da sua estratégia de marketing de conteúdo. Dessa forma, você fornece também materiais interessantes e mantém o relacionamento com o público sem cansar sua audiência.

💡 Saiba mais: O que é calendário editorial e como criar um para o seu negócio?

10. Aposte em diferentes formatos de mídia

Outra dica especial de como vender pelo WhatsApp é explorar os formatos disponíveis no app: mande fotos e vídeos mostrando e dando sugestões de como usar seus produtos. Atente-se apenas à frequência de envio desse tipo de mensagem, já que esses arquivos gastam dados para serem baixados e ocupam espaço de armazenamento no dispositivo dos clientes. Portanto, guarde-os para ocasiões especiais.

Aproveite também os áudios para tirar dúvidas dos clientes de forma mais prática — mas não esqueça de perguntar se eles gostam desse formato e de limitar a duração do áudio. Afinal, são raras as pessoas que gostam de receber mensagens de vários minutos.

Se precisar mandar explicações mais longas, vale a pena perguntar para o cliente se ele consegue marcar uma hora para você ligar e explicar melhor a questão.

💡 Saiba mais: 50 frases para atrair clientes pelo WhatsApp e pelas redes sociais

11. Faça uso do status do WhatsApp

Faça uso também do status do WhatsApp. Essa função se assemelha aos Stories do Instagram e é mais uma forma de levar informações, conteúdos e ofertas aos seus contatos.

A ferramenta é excelente para compartilhar anúncios sem se preocupar em ser invasivo com mensagens diretas, enviadas para suas listas de transmissão, por exemplo.

Os clientes poderão visualizar as publicações por um período de 24 horas e, caso se interessem, terão a oportunidade de iniciar uma conversa com sua marca imediatamente.

12. Cuide da linguagem

Mesmo que esteja usando o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, assim como faz com seus amigos e família, você não tem a mesma intimidade com essas pessoas.

Claro que você não precisa ser muito formal, mas tente usar uma linguagem mais neutra e leve para se adequar a todos os clientes. Fique atento também a erros ortográficos e seja sempre educado.

💡 Saiba mais: Frases de vendas para impulsionar o negócio

📘 Confira o e-book: Frases prontas para atendimento ao cliente via WhatsApp

13. Defina o WhatsApp como um canal de atendimento

Que tal utilizar o WhatsApp como uma ferramenta de atendimento ao cliente? Divulgue o número da sua empresa no site, nas redes sociais e nas embalagens de produtos para tornar o contato mais próximo com os seus consumidores.

💡 Saiba mais: Como colocar o botão de WhatsApp no site?

Seja transparente, objetivo e ágil, estando sempre à disposição para tirar todas as dúvidas e deixar os clientes tranquilos e confortáveis.

Se possível, divulgue ao público o horário de atendimento — isso pode ser definido no próprio WhatsApp Business de forma bem prática. Basta acessar as configurações do aplicativo, selecionar a opção de “editar perfil” e preencher as informações de atendimento no campo “recado”.

Por fim, lembre-se de que as pessoas esperam um atendimento praticamente instantâneo quando utilizam o WhatsApp. Então, fique sempre de olho nas mensagens que chegam por esse canal da sua empresa para responder o mais rápido possível. Essa é uma dica fundamental para quem quer aprender como vender pelo WhatsApp!

📘Confira o e-book: Atendimento ao cliente: guia para lojas virtuais

14. Construa sua base de contatos

Para conseguir mais números de potenciais clientes, uma dica é oferecer um benefício em troca do contato do seu consumidor. Você pode utilizar diversos tipos de recompensas digitais, como e-books, infográficos e cupons de desconto, por exemplo.

Além disso, divulgar o número da empresa em suas redes sociais e no site é importante para que as pessoas possam entrar em contato com você. Afinal, lembre-se de que vender pelo WhatsApp também significa atrair novos clientes.

💡 Saiba mais: Como abordar um cliente pelo WhatsApp?

15. Configure o WhatsApp Payments

Se você já vende online, o WhatsApp Payments pode te ajudar a simplificar o recebimento das vendas feitas por meio do aplicativo.

A ferramenta permite transferir valores para os seus contatos e efetuar pagamentos de diversos serviços que sejam vendidos pelo WhatsApp.

Com o WhatsApp Pay, você consegue pagar fornecedores, parceiros e serviços essenciais de sua loja em poucos cliques. Para transações feitas por contas pessoais, não há cobrança de taxas e são permitidas até vinte transferências por dia com o valor máximo de mil reais por operação.

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Entendido sobre como vender pelo WhatsApp?

Com todas essas dicas de como vender mais pelo WhatsApp, não tem mais desculpa para não abusar do app queridinho dos brasileiros para impulsionar as vendas da sua empresa, não é? Então, aproveite para colocar tudo em prática e aumentar ainda mais o sucesso do seu negócio!

E se, além do WhatsApp, você quiser aumentar ainda mais o faturamento com uma loja virtual própria, crie uma loja virtual grátis na plataforma da Nuvemshop. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos. Em poucas horas sua loja está no ar e pronta para começar a vender! 💙

Aqui você encontra:
Principais dúvidas de como vender pelo WhatsApp

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O WhatsApp é um aplicativo gratuito, rápido e dinâmico, o que facilita o relacionamento com o cliente e o suporte para tirar dúvidas que possam surgir antes da compra. Além disso, a opção de catálogos no WhatsApp é uma forma de exibir produtos com fotos, preço e um link de direcionamento para a página de vendas.

De acordo com a política comercial do WhatsApp, o aplicativo não pode ser utilizado para comercializar drogas recreativas ou sujeitas a prescrição médica, animais, bebidas alcoólicas, artigos de tabacaria, produtos e serviços para o público adulto, serviços de apostas, assinaturas, entre outros.

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