7 tendências para a publicidade em 2020

Por: Raphael Pires
7 tendências para a publicidade em 2020

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Tendências para a publicidade surgem com muito mais frequência do que em outras áreas. Afinal, estamos falando de um setor movido por inovação e criatividade. Um setor que precisa identificar e se ajustar rapidamente a novas demandas e hábitos para continuar liderando o mercado.

Por isso, é hora de se informar! O que o ano de 2020 guarda para agências e profissionais do e-commerce em ferramentas, técnicas e conceitos que serão fundamentais? Nós listamos para você os 7 mais falados em eventos de publicidade e marketing! Acompanhe.

Investimento em dados e mais transparência

A transformação digital é uma realidade para todas as empresas, independentemente de como e onde elas atuam. Isso significa que a sobrevivência daqui para a frente tem muito a ver com a sua capacidade de analisar e utilizar dados como ferramentas de negócio.

Tudo começa por definir os indicadores para agências de publicidade que serão úteis na sua rotina e criar uma metodologia para controle interno de produção, inovação e entrega.

Mas dados vão muito além disso. Neles, está a resposta para descobrir desejos e demandas que talvez a própria audiência ainda não consiga reconhecer em si mesma.

Estratégias baseadas em informações ricas de mercado já são até comuns em agências, mas há um ponto importante a ser reforçado para este ano.

Em agosto de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor no Brasil. Sua finalidade é limitar e controlar o uso seguro de informações sensíveis de cidadãos com transparência e consentimento.

Ou seja, o grande desafio agora é continuar investindo em análise e business intelligence, porém com a responsabilidade que o público merece. É um equilíbrio importante e você não pode esperar até o meio do ano para começar a transição.

Foco no mobile

Com certeza o mobile já é uma prioridade nas campanhas que sua empresa desenvolve, mas vocês estão preparados para investir ainda mais em estratégias para essa plataforma?

De 2020 em diante, o 5G começa a tomar forma no Brasil. A promessa com a nova rede é de que a internet mobile acabe com qualquer limitação que ainda existisse no consumo de conteúdo e distribuição de propaganda.

Geolocalização, push e comunicação direta farão parte da sua rotina no futuro da publicidade. E, mesmo que muitas dessas técnicas já sejam utilizadas atualmente, é inegável que há ainda muito espaço para inovação — novas maneiras e novos formatos de divulgar especificamente para essa mídia.

Uso de chats e mensageiros

Nos últimos anos, um movimento muito importante vem ocorrendo nas redes sociais. A comunicação em ambientes mais abertos está dando espaço para mensagens diretas e grupos mais fechados.

Essa tendência não deve diminuir. WhatsApp e Telegram lideram essa mudança. Mesmo nas redes maiores, como Facebook e Instagram, os chats estão ganhando muita importância para o engajamento em campanhas digitais.

Uma aposta que já se consolida nesse contexto é a do chatbot, software com inteligência artificial capaz de iniciar conversações, promover produtos e resolver questões mais simples sem a necessidade de qualquer interação humana.

Inteligência artificial e buscas

Falando em inteligência artificial, podemos comentar também sobre como ela vem abrindo novos caminhos para o marketing.

A IA está em tudo: na análise de dados de mercado, na formação de novas estratégias e campanhas, na criação de novas ferramentas de interação.

Mas é interessante citar o que vem se tornando realidade hoje, que é principalmente o apoio ao descobrimento de produtos pelo público.

Buscas por voz e imagem estão se tornando mais precisas e relevantes. Os celulares também têm uma grande responsabilidade nisso, principalmente seus assistentes virtuais.

Um exemplo é o Pinterest Lens, ferramenta que permite que um usuário tire a foto de um produto e busque por peças semelhantes em lojas digitais.

Aparelhos como Google Home e Amazon Alexa podem fazer o mesmo por voz. O consumidor pede para que o assistente busque por algo e retorne os resultados de onde comprar o que precisa.

O papel da publicidade nesse cenário é criar formas inovativas e inteligentes para fazer essa ponte — criar uma experiência de busca instigante para o usuário e colocar a marca de seus clientes em destaque por meio delas.

Investimento em peças de áudio

Outro reflexo da popularização da plataforma mobile é o ressurgimento de áudio e música na publicidade como mídia importante — relevância que o rádio perdeu na maioria dos perfis de consumidor há muito tempo.

As agências vêm mudando seu foco rapidamente para as plataformas de streaming, que fazem muito sucesso por se encaixar bem em rotinas de muito trabalho e longos deslocamentos.

Dentro dessa tendência, a que se mostra mais forte é a produção de podcasts. A mídia finalmente ganha corpo para o mercado e pode ser tanto um canal de veiculação de publicidade como um meio de produzir conteúdo rico para o público.

Live streams

O avanço do 5G vai permitir maior controle e qualidade na transmissão de eventos ao vivo pela internet. Isso abre espaço para novas ativações que exponham a marca de clientes para um grande volume de leads.

Além de qualidade, a tendência é investir também em interação. Tecnologias ainda em processo de maturidade, como a Realidade Virtual, vão levar o consumidor até o evento sem sair de casa — uma chance incrível de cativar e encantar com ideias inovadoras.

Experiências personalizadas em todas as tendências para a publicidade

Preferimos deixar para o final um conceito que não necessariamente se define como um a técnica, mas a ideia por trás de todas as tendências que estão surgindo.

O futuro pertence ao cliente. Tecnologias inovadoras, redes mais capazes e inteligência artificial são novas armas para criar peças personalizadas.

O que se espera é que o marketing chegue a um ponto em que haja uma campanha para cada pessoa — com suas próprias metas, indicadores, guias de linguagem e material de divulgação.

Parece ainda um cenário futurístico demais? Acredite, 2020 será o ano em que muitos dos elementos para alcançarmos esse nível se consolidam dentre as tendências para a publicidade.

Portanto, olhar para frente é o segredo do sucesso. Para profissionais do e-commerce e agências, a inovação deve ser uma cultura, um motor e um objetivo.

E aí, quais tendências você está identificando no mercado e que não citamos aqui? Como você vem trabalhando para sair na frente? Deixe o seu comentário!

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