Tendências na Conferência E-commerce Brasil RIO 2017

mulher anotando insights em um caderno tendencias e-commerce

Nos dias 7 e 8 de novembro ocorreu, na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência E-commerce Brasil 2017. O evento viabilizou palestras com importantes nomes do varejo brasileiro, além de painéis e workshops técnicos. E nossa equipe Nuvem Shop marcou presença por lá.

Logo, pensando sempre em agregar mais conhecimento a você, separamos alguns dados importantes e insights incríveis das palestras sobre a Black Friday, moda, marketing digital e muito mais. Acompanhe!

Black Friday

Como esperado, a Black Friday – por ser uma das datas mais importantes para o e-commerce brasileiro – foi um dos temas mais comentados no evento. Confira algumas informações:

  • Evolução da Black Friday: em 2015 foram vendidos R$1,6 bilhões e em 2016, R$1,9;
  • Em 2016 foram mais de 200 mil novos compradores só nessa data;
  • Ter o selo “Black Friday Legal” gera mais confiança e credibilidade entre os clientes;
  • 56% dos consumidores consultam e comparam preços antes de fechar a compra – por isso, invista em promoções efetivas e não se esqueça de ficar de olho na concorrência;
  • As vendas aumentam após a Black Friday – o que é excelente para próxima data comemorativa, o Natal;
  • 82% dos clientes pagam com cartão – portanto, descomplique no momento do cadastro e invista em checkouts transparentes;
  • Para o setor de moda, a Black Friday não acaba em novembro, muitas vezes dura até início de janeiro – logo, se o seu e-commerce é desse nicho, planeje-se;
  • 85% dos usuários afirmam preferirem receber informações sobre promoções por e-mail – desta forma, dedique-se às campanhas de e-mails marketing.

Dicas rápidas

  • Invista em sistemas funcionais de embalagem, entrega e atendimento;
  • Crie promoções autênticas;
  • Diversifique a comunicação – blog e redes sociais;
  • Não exagere nos descontos – faça tudo dentro do seu orçamento;
  • Crie um clima de urgência para atrair os consumidores;
  • E não se esqueça das CTAs.

Moda

Um dos maiores nichos do mercado eletrônico não ficaria de fora, não é mesmo? A seguir você encontra informações baseadas no painel “Moda & Sustentabilidade: como equilibrar os custos na produção e estimular vendas?”:

  • A fim de verificarem métricas de conversão, algumas empresas estão investindo em coleções exclusivas para o meio online, para só depois distribuírem em lojas físicas;
  • 34 milhões de brasileiros consomem moda pelo meio digital;
  • Até 2021 mais da metade das vendas desse nicho serão realizadas por e-commerces;
  • Por dia, são mais de 5 milhões de pessoas buscando vídeos de moda no YouTube – logo, divulgue tutoriais e review de produtos;
  • Além de mídias sociais, investimento em embaixadores da marca mostrou ter um ROI maior – por isso, promova parcerias;
  • 46% dos usuários gostam de ver as peças de roupa em um contexto – então, publique fotos tanto dos itens em cabides, como no corpo e em diferentes situações: a mesma peça usada em um look casual, como em um look para a noite, por exemplo; use e abuse da criatividade.

Marketing digital

E nesse último tópico, você confere insights e dados sobre como inovar e engajar seus consumidores, baseados em palestras especializadas, como a da gerente executiva de marketing online da Sephora, Ana Claudia Freitas.

  • Divulgar guias de como usar os produtos gera uma taxa de conversão 4x maior;
  • Vídeos de até 30 segundos têm mais engajamento;
  • Testes A/B são cruciais para medir o comportamento e conversão;
  • Brindes podem cativar mais que descontos;
  • 90% das pessoas pesquisam em um e-commerce antes de comprarem em uma loja física – essa informação é essencial para você que possui os dois tipos, saiba investir em uma precificação certeira;
  • 30% do que é vendido na loja física acontece pela influência digital;
  • Tendência omnichannel: consumidores de moda gastam de 15% a 30% a mais quando os canais estão integrados.

Tudo certo?

Espero que essas informações tenham te inspirado a continuar empreendendo e aprimorando suas técnicas de marketing!

Seu sonho envolve vender pela internet? Então, experimente a Nuvem Shop por 15 dias grátis e aproveite todas as vantagens da nossa plataforma de e-commerce.


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Raquel Lisboa

Graduada em Letras. Adora cachorros, filmes românticos e literatura em geral. É viciada em seriados e chocolate.


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