Storytelling no e-commerce: como contar histórias para aumentar as vendas

Por: Guilherme de Bortoli
Storytelling no e-commerce: como contar histórias para aumentar as vendas

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Contar histórias é uma das formas mais antigas de envolver pessoas, deixá-las interessadas além de alguns segundos e passar mensagens de uma maneira agradável. Por isso, usar uma boa estratégia de storytelling no e-commerce pode ampliar o relacionamento com clientes e fazer o volume de vendas crescer.

Quando se fala sobre contar histórias em ambientes de venda digital, muitas pessoas acreditam que estamos falando em campanhas publicitárias ou planos de marketing a longo prazo. Na verdade, o storytelling no e-commerce beneficia as marcas em diferentes etapas da jornada de compra do clientes.

Para ter atenção na era das infinitas distrações, é preciso mostrar um diferencial. A qualidade ou as especificações técnicas de um produto não são mais capazes de mostrar a diferença entre o que você oferece e o que o concorrente tem. Mas contar a história dos “porquês” tem alto potencial de aproximação com os clientes. É essa história que importa.

A cada ponto de contato, essa história vai sendo desenvolvida, ampliada e envolvendo cada vez mais o consumidor. O propósito da marca e de seus produtos, as preocupações envolvidas no processo de produção e as bandeiras que a marca levanta… Isso tudo faz parte da história!

Então vou mostrar como essa estratégia funciona na prática e os benefícios que pode trazer ao seu negócio!

O que é storytelling?

A tradução literal de storytelling é “contação de histórias”. Na prática, storytelling é uma metodologia que usa narrativas para informar. Dessa forma, quem lê ou ouve essas histórias se sente mais envolvido e mais interessado. O público cria uma sensação de pertencimento. Quem se sente parte de algo e se sente importante naquele contexto, dá prioridade para ele.

Um dos principais motivos para essa aproximação acontecer é que histórias são criadas e contadas por pessoas, enquanto informações podem ser disponibilizadas por “máquinas”. Há muito se sabe da importância do impacto positivo em humanizar as marcas, e usar storytelling no e-commerce é uma das maneiras de fazer isso.

Narrativas bem desenhadas engajam e aproximam as pessoas. Pense naquele livro ou mesmo em um artigo que conseguiu prender sua atenção em meio a muitas distrações. Não é apenas o conteúdo que faz isso! A maneira como esse conteúdo é disposto e como as informações são mostradas torna um texto muito mais envolvente.

Envolver, aproximar, engajar, conectar: tudo isso é possível através do uso de storytelling no e-commerce. E a técnica pode ser aplicada no conteúdo da marca, como em blogs ou campanhas, mas também em outros momentos.

Se a sua marca tem uma história para contar (e todas têm), ela deve aparecer em todos os pontos de contato com o consumidor. Ou seja: nas redes sociais, nos diversos canais de atendimento ao cliente e até na descrição de produtos!

Storytelling no e-commerce para aumentar as vendas

Você conhece a jornada de compra do seu público-alvo? A pirâmide proposta pelo mago das vendas Chet Holmes, mostra que apenas 3% das pessoas que entram em contato com uma marca está pronta para efetuar uma compra. Esses já estão decididos e sabem que você é capaz de solucionar o que procuram.

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Três por cento é muito pouco para todo o seu esforço de negócio, não é? Para mudar essa estatística, é preciso ser mais assertivo com o restante do potencial de consumidores.

Na pirâmide, a segunda camada é dos consumidores dispostos a ouvir. Se estes estão dispostos a ouvir e você tem uma boa história para contar, você não precisa mais se preocupar: o aumento nas vendas já está garantido.

Mas o verdadeiro potencial de alavancar negócios com storytelling no e-commerce está nas duas camadas intermediárias. As de consumidores que não estão pensando no seu produto ou serviço nesse momento e os que ainda não sabem que estão interessados. Essas representam 60% do seu público-alvo!

Investir em storytelling no e-commerce é garantir um leve aumento em vendas a curto prazo e um grande volume a médio prazo. Ao aproximar um público morno à sua marca, são criadas muitas oportunidades de conversão com baixo custo por venda.

E as vantagens ainda não terminaram! Marcas capazes de contar boas histórias, com uma forte estratégia de storytelling fidelizam mais clientes. A longo prazo, o potencial é de aumento de volume de vendas, aumento de ticket médio e aumento de recorrência por cliente.

Como usar storytelling no e-commerce

Blogs de marcas já aplicam estratégias de SEO para atrair clientes que buscam a solução que a marca oferece. Só que, quando o cliente não está no topo da pirâmide, o conteúdo precisa ser mais estratégico.

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Mesmo quem não bebe café consegue entender os diferenciais do produto de forma clara e envolvente. É esse carinho e cuidado com as palavras e com a narrativa de um produto que vai gerar recomendações, compras para presentes e a criação de um relacionamento com a marca. Isso é a união de storytelling, SEO e copywriting.

São os detalhes que fazem a diferença. E nesse caso os detalhes não são necessariamente as definições técnicas do produto, e sim o que elas representam e dizem sobre a marca. O bom storytelling impacta positivamente as emoções dos consumidores, removendo objeções que impedem muitas compras.

Storytelling no e-commerce: por onde começar?

Usar storytelling no e-commerce é uma excelente estratégia de crescimento de negócios. Além disso, ela ainda é pouco explorada por empresas que não têm seu foco principal de vendas no digital. Ou seja, aplicar storytelling hoje já é uma vantagem sobre o restante do mercado.

Acredite: o potencial do storytelling no e-commerce impacta positivamente além das vendas. Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre como aplicá-lo ao seu e-commerce, você pode contar com a ajuda de especialistas para iniciar essa estratégia.

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