06/10/2017

Conheça as soluções mais inovadoras para o seu e-commerce

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Criar diferentes estratégias para um negócio online é sempre um exercício desafiador. Afinal, se você não inovar, corre um grande risco de cair no esquecimento e consequentemente não se destacar diante da concorrência.

Para então te auxiliar nessa tarefa de constante restauração e modernização do seu e-commerce, selecionamos algumas soluções indispensáveis para você que deseja chamar a atenção do seu cliente. Confira!

Identidade visual

Você já deve ter ouvido aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”, certo? Pois bem, ele tem total relação com a identidade visual do seu e-commerce. Seu cliente inicialmente te reconhecerá pela aparência apresentada, seja na sua loja online ou nas postagens em redes sociais.

A imagética do seu negócio (logotipo, cores e emblemas, por exemplo) deve ter um tom uníssono, afinal todos os componentes devem combinar entre si e passar a mensagem que você deseja transmitir ao seu futuro consumidor. O visual representa grande parte do branding, ou seja, por meio dele você poderá tornar sua marca mais conhecida e desejada.

Um exemplo clássico é a identidade visual da marca Nike: o nome é curto e simples e a fonética é agradável aos ouvidos. O símbolo de uma asa estilizada é fácil de ser assimilado com o auxílio das cores preta e branca. Além, claro, do significado que se relaciona totalmente com o que a marca apresenta como referência em vestuário e equipamentos esportivos – Nike é a deusa grega que personifica a vitória, a força e a velocidade.

Por isso, escolha com cuidado a identidade do seu negócio e aprimore-a quando necessário. Não misture muitas cores, pois isso causará uma poluição visual – escolha duas cores-base, no máximo três. E se não se sentir apto a desenvolver tais aspectos, hoje o mercado está repleto de especialistas que poderão te auxiliar nessa tarefa.

Experiência com o cliente

Além de oferecer um atendimento online excelente, entrega pontual e atualização constante sobre produtos, serviços e novidades nas redes sociais, que tal proporcionar uma experiência incrível e diferente ao seu cliente?

Hoje em dia é muito comum a realização de encontros entre leitores e autores, clientes e lojistas, seguidores e blogueiros. Essa ação é para você que deseja dar uma cara mais “humanizada” ao seu e-commerce e conhecer mais dos seus consumidores.

O ideal, inicialmente, é ponderar um possível local para a realização dessa reunião. Como alternativas podem ser: sua loja física (caso você tenha) ou cidade/estado de onde seus clientes mais compram. Analisando isso, poste nas redes sociais: “Que tal um evento na cidade X?” e perceba se há retorno dos seguidores. Caso haja, siga organizando.

Depois de pensar no local, decida se você fará uma exposição da nova coleção ou uma liquidação. Providencie também quitutes para servir aos convidados e planeje atividades/momentos diferentes durante o encontro: apresentação da nova linha, dinâmicas com os convidados, votação do produto queridinho, sorteios de kits, entre outros.

Outra ideia é: se você tem contato com alguém importante do seu nicho, convide-o a participar. Por ser uma referência, a presença de um “convidado de honra” instigará o comparecimento de mais clientes que desejam conhecê-lo e tirar uma foto. Use de todos os meios para chamar a atenção e, claro, divulgue nas redes socias. Poste ao longo das semanas previews do que poderão encontrar nessa reunião.

Você também pode propor parcerias a outras lojas (não sendo concorrentes, claro). Pense em negócios que sejam complementares, por exemplo: se você vende roupas femininas, convide alguém que venda acessórios como anéis, brincos e lenços. Assim, vocês poderão montar combos e juntos chamarão ainda mais consumidores, fora o fato de poderem dividir os gastos do evento.

Invista e seja criativo! No dia, aproveite para conversar com os clientes e perceber o que gostam e o que pode ser aprimorado – esse é o momento ideal para absorver novos insights. Tire muitas fotos e divulgue posteriormente nas redes sociais. Seus seguidores ficarão felizes e se sentirão parte da história da sua loja.

Frete fora da caixa

Temos certeza de que, quando você pensa em frete, duas palavras automaticamente vêm à sua mente: Correios e transportadoras. Acertamos? Pois bem, saiba que não só por meio deles é possível fazer as entregas do seu e-commerce. Hoje em dia, há meios alternativos para que a mercadoria chegue à casa do cliente. Pensando em ilustrar isso a você, selecionamos os dois exemplos abaixo:

Loggi

Disponível apenas para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, essa é uma possibilidade para entregas sem longas viagens, realizadas por motoboys. Além de permitir integração com plataformas, o serviço disponibiliza status detalhado e em tempo real para que o consumidor acompanhe o pedido sem grandes preocupações.

Shippify

Funciona facilmente por meio de um aplicativo que conecta os entregadores cadastrados com os comerciantes que precisam de um serviço prático. As entregas podem ser feitas de carro, moto e até mesmo de bicicleta. Além das cidades citadas no meio anterior, a Shippify atende também em Brasília, Salvador, Florianópolis, Santos e Fortaleza.

Mobile first

As compras feitas pelos dispositivos móveis vêm crescendo a cada dia. A facilidade de adquirir algo com poucos toques e de qualquer lugar tem ganhado os corações dos consumidores. Com isso em mente, invista na versão mobile.

Não tem nada mais decepcionante do que acessar uma loja online que tenha um layout pesado. Nada carrega ou, se carrega, demora uma eternidade. E, quando abre, é uma grande confusão e difícil de navegar. Os layouts responsivos, portanto, devem ser seu carro-chefe.

Planeje e adapte o seu site para que as imagens sejam automaticamente redimensionadas e não sobrecarreguem a transferência de dados em celulares e tablets. Assim, temos a certeza de que as taxas de conversão do seu e-commerce crescerão cada vez mais!

Responsabilidade ambiental

Atualmente, campanhas voltadas à preservação do meio ambiente vêm se tornando cada vez mais recorrentes. Organizações, colégios e empresas estão se unindo para que ocorra, com maior empenho, uma conscientização global.

Por isso, seu e-commerce não pode ignorar essa iniciativa. Seja responsável e transparente em relação aos seus produtos. Se você trabalha com tapetes de pelos, por exemplo, indique a origem sintética. Nas entregas, personalize selos de comprovação ou providencie os selos oficiais que são distribuídos por organizações ecológicas.

Se possível, invista também em embalagens recicláveis e envie cartões dando dicas de boas práticas para a preservação ambiental. Além de mostrar comprometimento, passará informações realmente valiosas aos seus clientes. Busque por economia, agilidade e responsabilidade na hora de empreender: destaque-se com o marketing verde.

Gostou?

Espero que essas soluções inovadoras tenham inspirado você a continuar empreendendo e investindo na sua marca. Acredite no seu negócio e mãos à obra!

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Data da última atualização: 29/08/2018


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Raquel Lisboa

Editora de conteúdo e responsável pela gestão de parcerias educacionais na Nuvem Shop. Adora comédias românticas e musicais. É licenciada em Letras e nunca dispensa a companhia de um livro. Acredita que uma xícara de chá resolve quase qualquer problema. E, como uma boa geminiana, gosta de bater papo e falar sobre diversos assuntos ao mesmo tempo (o que é notório nesta bio!).


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