Simples práticas para aumentar o ticket médio do seu e-commerce

Ticket médio ecommerce

Neste post, quero compartilhar algumas práticas para aumentar o ticket médio que, embora muito simples, são esquecidas por um grande número de operações (de micro a mega). Estas empresas não as executam com excelência, fazendo com que os resultados esperados não sejam alcançados.

Normalmente, o aumento do valor do ticket médio agrega-se às ações de marketing e produto, o que é correto. Porém, com uma análise aprofundada e o estudo de alguns cases, é possível identificar outras fontes de potencialização.

Fidelização de clientes: a excelência no atendimento aumenta seu ticket (e suas vendas)

Uma das ferramentas mais poderosas de uma operação de e-commerce, sem dúvidas, é o chat online. Canal de comunicação direta, nele você pode acompanhar todo o histórico do possível cliente, interagir em tempo real, prestar assistência e colher dados para campanhas futuras.

Para ilustrar com um case: certa vez, enquanto eu colaborava com uma operação de médio porte, um senhor entrou no chat durante a Black Weekend. Leigo em questões de internet, ele nunca havia feito uma compra online, e os preços estavam bons.

Normalmente, operadores de chat online de médias ou grandes operações não têm o jogo de cintura necessário para instruir ou tratar cada cliente como um case, e simplesmente passam o link das políticas de compra. Conversando um pouco mais, no entanto, peguei seu número de telefone e pelo mesmo o ajudei a realizar sua primeira compra de modo fácil, seguro e rápido. O resultado: ele virou não apenas um cliente, mas amigo da equipe que comprava mensalmente, mesmo fora de qualquer promoção.

Se você que tem uma micro operação colocar em prática um excelente atendimento por todos os seus canais de comunicação, tratando cada cliente de modo único, evitando mensagens automáticas e colocando-se à total disposição, o aumento do ticket médio ocorrerá naturalmente.

Um exemplo de operação que vende o serviço e não só o produto é a Zappos. Em todos os detalhes de seu comércio eletrônico, é possível perceber a alta qualidade do seu relacionamento com o público.

Carrinhos abandonados: faça a contenção para melhorar a sua operação

Partindo do mesmo princípio da excelência no atendimento, verificar diariamente o volume de carrinhos abandonados é essencial.

Nós sabemos que as plataformas disponibilizam uma série de ferramentas para automatizar a contenção. No entanto, se você possui uma micro ou pequena operação, a melhor prática – além de estudar a frequência dos abandonos, os produtos rejeitados e as possíveis causas – é entrar em contato diretamente com a pessoa e entender os anseios da mesma.

Este exercício é vital para que você possa não só compreender o motivo do abandono do carrinho, mas também reverter a desistência e transformar o contato em uma venda. Assim, será possível aprimorar a sua operação de modo holístico a ponto de aumentar seu ticket médio.

Como exemplo para este caso, houve uma loja virtual de apostilas cujos produtos não estavam categorizados corretamente, embora seu banco de dados estivesse conectado diretamente com o fornecedor através de sua plataforma de código aberto.

Todos os clientes que navegavam pela operação tinham dificuldades para encontrar nas páginas pertinentes as mesmas apostilas que queriam, localizando-as somente pelo recurso de busca. Desta maneira, foi necessária uma observação juntamente com o público e o responsável pela empresa a fim de informar o programador sobre as correções necessárias para melhorar o sistema como um todo.

Tendo uma plataforma completa como a Nuvem Shop, que disponibiliza uma equipe de suporte com atendimento especializado, basta simplesmente realizar as ações de reversão com tranquilidade.

Avaliações de produtos em redes sociais: feedbacks que trazem resultados

A partir do momento em que são disponibilizadas na sua loja virtual as ferramentas de comentários, avaliações de produtos e compartilhamento, se tornam ainda maiores as chances de aumentar o seu ticket médio.

Em tempos de internet abrangente, nos quais as opiniões nunca estiveram tão influenciadas e integradas, todo feedback conta positivamente ou negativamente para um produto e/ou serviço. Baseadas neste sistema, operações como a Netshoes mudaram totalmente sua estrutura para fornecer uma experiência única de compra.

Nas redes sociais, ações como a interação com os clientes, os posts qualificados e a promoção de produtos (sempre dentro de uma estratégia bem estudada de marketing digital) irão definitivamente alavancar as vendas e aumentar seu ticket médio. Basta relembrar o case do Pinguim do Ponto Frio no Twitter.

Estratégias iniciais além das práticas mencionadas

Por fim, vale a pena ler o artigo do blog da Nuvem Shop sobre como aumentar seu ticket médio sem necessariamente aumentar as vendas, que foi recentemente atualizado com seis ótimas dicas.

Aliando as orientações anteriores às dicas deste post, você terá um prisma complementar para seu planejamento estratégico em relação aos insights.

Acesse também a Universidade do E-Commerce para obter informações completas sobre os mais diferentes temas, desde os primeiros passos no e-commerce até estratégias profissionais para atrair clientes.


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Ricardo Caramico

Ricardo é consultor em e-commerce certificado pela Unibuscapé Company. Colabora periodicamente dividindo insights e experiências adquiridas ao longo de sua jornada no comércio eletrônico.


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