15 siglas do marketing digital e o que significam [2024]

Peças de letras formando a palavra 'web' representam as siglas do marketing digital
Pontos principais do artigo:
  • Conhecer as siglas do marketing digital é essencial para entender o universo da divulgação online e impulsionar seu e-commerce;
  • Entre as principais siglas do marketing digital, estão: ROI (Retorno sobre o Investimento), KPI (Indicador-chave de Desempenho), CAC (Custo de Aquisição de Clientes), CPC (Custo por Clique), CTR (Taxa de Cliques) e SEO (Otimização para Mecanismos de Busca);
  • Na Nuvemshop, você não precisa conhecer a fundo o glossário do marketing digital. É só utilizar os aplicativos de marketing para promover sua loja virtual de forma simples!

O marketing digital é a principal estratégia de divulgação de qualquer e-commerce. São muitas as vantagens de investir nas plataformas virtuais para alcançar novos clientes. Entretanto, um elemento assusta muitos empreendedores: a avalanche de siglas do marketing digital.

Embora pareçam conceitos complexos, eles ficam muito mais simples depois que você desvenda o significado. Por isso, neste conteúdo, criamos uma lista com as 15 principais siglas do marketing digital para e-commerce. Siga com a leitura e confira cada uma delas! 😉

💡 Saiba mais: Guia completo de marketing digital

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1. ROI: Retorno sobre o Investimento

ROI é a sigla de Return on Investiment ou retorno sobre investimento. Trata-se de uma métrica do marketing digital que mede o resultado de uma ação e/ou campanha.

O cálculo é feito a partir da seguinte fórmula:

ROI = (Receita – custos e investimentos) ÷ custos e investimentos

Com base no resultado obtido pelo cálculo acima, sua empresa é capaz de entender quanto retorno financeiro a organização obteve a partir de um valor específico de investimento feito em marketing. Por exemplo, é possível calcular o ROI das campanhas em anúncios do Google Ads e do Instagram Ads.

Nos tempos dos anúncios em TV, dados como esse eram quase impossíveis de serem coletados e medidos. Entretanto, hoje, as plataformas digitais oferecem números muito claros sobre tráfego, conversão e outros indicadores importantes. Agora, a pergunta “quanto eu ganhei com essa campanha?” pode ser facilmente respondida!

💡 Saiba mais: O que é design thinking, quais as etapas e como usar a metodologia em sua empresa?

2. ROAS: Retorno sobre o Investimento em Publicidade

ROAS é a sigla para Return On Advertising Spend, ou Retorno Sobre o Investimento em Publicidade, em português. Essa métrica segue o mesmo princípio do ROI, mostrando o lucro obtido a partir dos investimentos em publicidade. Para isso, os profissionais de mídia digital utilizam a seguinte fórmula:

ROAS = Receita bruta da campanha publicitária ÷ investimento total

O resultado mostra se o investimento em publicidade valeu a pena para a empresa.

3. KPI: Indicador-chave de Desempenho

Já o KPI é a sigla para Key Performance Indicator ou indicador-chave de desempenho. Esse termo pode ser usado para indicar que uma métrica é realmente importante para a empresa e para seus objetivos.

O ROI é um exemplo de KPI, mas não é o único. Cada setor e cada empresa terá o seu conjunto de KPIs, que mensuram o desempenho das estratégias do negócio.

A partir da análise do conjunto de KPIs da sua empresa, você terá uma visão mais assertiva sobre quais campanhas estão trazendo retorno de acordo com os seus objetivos, e poderá tomar decisões como a continuidade ou não de uma campanha, por exemplo.

4. CAC: Custo de Aquisição de Clientes

Como citamos acima, o ROI não é o único indicador que mede os resultados das ações de marketing de uma empresa. O CAC, por exemplo, é outro KPI bastante valioso para as estratégias de um e-commerce.

O CAC representa o Custo de Aquisição de Clientes, ou seja, é o valor gasto para adquirir um único novo comprador. Essa métrica é importante para saber se sua loja virtual está tendo lucro ou não.

O aumento da taxa de conversão (ou o aumento das vendas) pode dar uma falsa impressão de que as ações de marketing estão funcionando e de que você passou a ter lucro. Mas você pode estar vendendo muito e gastando na mesma proporção. Por isso, é importante calcular este indicador.

Imagine que você venda um produto a R$ 20 e gaste R$ 10 para produzi-lo. Considere ainda que seu CAC é de R$ 10. Mesmo que esteja vendendo centenas de unidades todos os dias, isso quer dizer que sua empresa não tem lucro algum.

5. CPC: Custo por Clique

CPC é a sigla de marketing digital para indicar Custo por Clique. Você já ouviu falar em anúncios pagos, correto? Por exemplo, quando você faz uma campanha no Google Adwords, você “paga” para a plataforma apresentar sua marca como resultado de pesquisas relacionadas ao seu negócio ou em banners em sites parceiros.

No marketing digital, os anúncios pagos, geralmente, funcionam por CPC. Isso quer dizer que, a cada clique que o seu anúncio recebe, você faz um pagamento para a plataforma na qual está anunciando (além do Google, o Facebook e o Instagram Ads também podem funcionar assim).

Esse é o método mais comum para pagamento de anúncios. A boa notícia é que você só paga à plataforma quando alguém se interessa pelo anúncio e, de fato, clica nele.

6. CPA: Custo por Aquisição

Além do CPC, as campanhas também podem ser mensuradas pelo CPA (Custo por Aquisição). Nesse caso, você calcula quanto custou cada aquisição realizada por meio de uma ação publicitária digital.

Essa aquisição pode ser uma compra, uma inscrição ou uma assinatura, dependendo do tipo de negócio. Quanto menor o CPA, mais eficiente foi a campanha.

7. CPM: Custo por Mil Impressões

O CPM (Custo por Mil Impressões), como a própria sigla sugere, é o valor pago a cada mil visualizações do seu anúncio em uma campanha de marketing digital. É uma métrica muito comum para medir a eficiência de ações que têm como principal objetivo a visibilidade e o reconhecimento de marca.

8. CPE: Custo por Engajamento

O CPE (Custo por Engajamento) é uma forma mais aprofundada de compreender o CPC. Nesse caso, é contabilizado o valor médio pago por qualquer interação com o consumidor, como curtidas, comentários e compartilhamentos, em vez de apenas cliques.

Como você deve imaginar, é uma métrica mais efetiva para medir o desempenho de anúncios em redes sociais.

9. CTR: Taxa de Cliques

Por falar em clique, CTR é a sigla para Click Through Rate ou taxa de clique.

O CTR também é uma métrica do marketing e apresenta o número de cliques que um anúncio, e-mail, conteúdo ou link obteve, dividido pelo número de visualizações. Esse cálculo pode ser usado para ferramentas como e-mail marketing e posts de redes sociais, e feito a partir da seguinte fórmula:

ctr-siglas-do-marketing-digital

Fonte: klickpages.com.br

O CTR é um importante indicador para ações de marketing, uma vez que sem o clique o usuário não continua a se relacionar com a sua marca. É a taxa de cliques que indica se uma mensagem despertou o interesse e fez com que o usuário ou lead seguisse para as próximas etapas do funil de vendas.

10. SEO: Otimização para Mecanismos de Busca

A sigla de marketing digital para SEO é Search Engine Optimization ou, em português, otimização para motores de busca.

O SEO não é uma métrica, mas, sim, uma estratégia de marketing digital que tem o objetivo de colocar as páginas do seu site nas primeiras posições do Google, de maneira orgânica. Ou seja, sem que você precise pagar para aparecer como resultado de pesquisas feitas pelo buscador.

Na imagem abaixo, marcamos de vermelho os resultados de anúncios. A partir da marcação em verde, os resultados são orgânicos e estão ali devido às estratégias de SEO.

Captura de tela mostrando SEO sigla do marketing

11. SERP: Página de Resultados de Pesquisa

SERP significa Search Engine Results Page, ou Página de Resultados de Pesquisa. Basicamente, é a página que aparece quando você busca por uma palavra-chave no Google, ranqueando os resultados mais relevantes.

É importante saber que os resultados marcados com “Anúncio” são links patrocinados, isto é, anúncios pagos que as empresas veiculam no Google por meio do Google Ads. Já os resultados seguintes são orgânicos, ou seja, foram conquistados com conteúdo de qualidade e alcançaram o topo da página de resultados devido à sua relevância.

No marketing digital, conquistar o melhor posicionamento na SERP por meio de técnicas de SEO é a principal forma de conseguir aumentar o tráfego orgânico.

12. CRO: Otimização da Taxa de Conversão

CRO é a sigla de marketing digital para Conversion Rate Optimization ou otimização da taxa de conversão.

Assim como SEO, o CRO é uma estratégia e tem o objetivo de otimizar, ou melhorar, os resultados de conversão.

Mas, afinal, o que é uma conversão? Para quem tem um e-commerce, uma conversão, geralmente, é a venda. Já em algumas campanhas de prospecção, uma conversão pode ser a transformação de um visitante em lead.

As ações de marketing não se concentram apenas na atração do usuário para o site, mas, principalmente, em transformar esse visitante em um comprador. Ao aplicar táticas de CRO, você pode melhorar esses resultados e, consequentemente, obter um melhor ROI para as ações de marketing.

13. CRM: Gestão de Relacionamento com o Cliente

Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente, essas são as traduções para o termo CRM.

O software de CRM faz a gestão dos leads que chegam à empresa até o pós-venda desse clientes, facilitando o acompanhamento da equipe de marketing e vendas para garantir a conversão desses usuários.

Entretanto, o CRM também pode ser entendido como um conjunto de práticas que gerem usuários, leads e clientes.

📹 Veja também: Como vender mais com o marketing digital?

14. RTB: Leilão em tempo real

RTB significa Real Time Bidding, ou Leilão em tempo real. Basicamente, esse é o sistema utilizado em grandes plataformas de anúncios como o Google Ads, onde é realizado um leilão instantâneo para decidir qual anúncio será exibido ao usuário de acordo com a qualidade e segmentação do conteúdo.

Os profissionais de marketing utilizam o RTB para definir lances (bids) para diferentes campanhas, de modo a alcançar o máximo de pessoas com perfil ajustado à estratégia da empesa.

15. DSP e SSP: Plataformas de Demanda e Fornecimento

Quem atua com mídia programática precisa conhecer dois tipos de plataforma: a SSP (Supply Side Platform ou Sell-Side Platform) e a DSP (Demand Side Platform). A DSP, ou plataforma de demanda, é um software que permite que os anunciantes comprem anúncios programáticos dentro de um site ou rede específica.

Já a SSP, ou plataforma de fornecimento, é um software usado pelos publishers (portais de conteúdo, sites e apps)  para vender impressões publicitárias. Nesses locais, os fornecedores disponibilizam seu inventário (espaço disponível para veicular anúncios) para os anunciantes interessados. A SSP mais famosa é o Google Adsense, que possibilita que qualquer pessoa monetize seu site oferecendo espaços publicitários.

Por que é importante conhecer as siglas de marketing digital?

Se você deseja ter sucesso de vendas online vai precisar dominar os conceitos e, claro, as siglas de marketing digital. Mesmo que decida contratar uma agência de marketing, é preciso compreender onde está investindo o seu capital e qual é o ROI que as ações estão trazendo para o seu negócio.

Por isso, não adianta correr! Aproveite as dicas que trouxemos neste conteúdo e tome as rédeas dos resultados da sua empresa.

📹 Veja também: Guia de marketing digital para iniciantes

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Tudo certo sobre as siglas do marketing?

E aí, gostou de conhecer mais sobre as principais siglas do marketing digital? Esperamos que você saia daqui pronto para aplicar todos esses conceitos e metodologias no seu e-commerce.

E, se você ainda não vende pela internet, que tal testar por criar uma loja grátis na plataforma da Nuvemshop e montar o seu e-commerce? Temos certeza de que você terá ótimos resultados! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

As principais siglas do marketing digital são: ROI (Retorno sobre o Investimento); ROAS (Retorno sobre o Investimento em Publicidade); KPI (Indicador-chave de Desempenho); CAC (Custo de Aquisição de Clientes); CPC (Custo por Clique); CPA (Custo por Aquisição); CPM (Custo por Mil Impressões); CPE (Custo por Engajamento); CTR (Taxa de Cliques); SEO (Otimização para Mecanismos de Busca); SERP (Página de Resultados de Pesquisa); CRO (Otimização da Taxa de Conversão); CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente); RTB (Leilão em tempo real); DSP e SSP (Plataformas de Demanda e Fornecimento).

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