Responsabilidade social: como sua empresa pode ajudar no combate à Covid-19

Por: Fernanda Mello
Responsabilidade social: como sua empresa pode ajudar no combate à Covid-19

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“Todos por todos”, este é o lema que está unindo empresas, colaboradores, consumidores e a sociedade em geral na luta pelo combate às consequências causadas pelo novo coronavírus. Sem dúvidas, a solidariedade é um valor que está ficando cada vez mais claro nessa crise. Nesse contexto, a responsabilidade social dos e-commerces também fica em evidência.

Nas últimas semanas, diversas marcas já se posicionaram em relação ao isolamento social e também abraçaram a causa do combate à Covid-19. Por outro lado, muitas empresas ainda têm medo ou não sabem o que fazer para posicionar sua marca de maneira empática e responsável neste momento de pandemia.

O que os consumidores esperam das marcas neste momento?

Um recente estudo publicado pelo Kantar, avaliou o sentimento global dos consumidores em relação à Covid-19 e observou que 77% dos consumidores esperam que as marcas sejam úteis neste momento. Isso significa que os consumidores acreditam que as empresas podem ser parte da solução, ajudando as pessoas a passar por essa crise.

Mais do que nunca, é fundamental que as empresas, independente do tamanho, se posicionem de maneira responsável e empática, desempenhando o papel de promotor de mudanças positivas na sociedade.

O segredo do sucesso deste movimento é ser exemplo para outras marcas. A ideia é criar para engajar e impactar o maior número de pessoas possível.

Ações solidárias de empresas durante a pandemia

Em todo o mundo, grandes empresas estão fazendo doações milionárias para ajudar no combate ao novo coronavírus e, no Brasil, a solidariedade também está ganhando espaço. Esse valor tem ultrapassado, inclusive, as barreiras da concorrência entre empresas!

Diversas marcas estão unidas em prol de campanhas de arrecadação financeira para apoiar os profissionais de saúde, as pessoas em situação de pobreza e até mesmo para causas animais.

De fato, os pequenos e médios negócios são os mais afetados nessa crise mas nem por isso estão deixando de fazer algo para contribuir com a sociedade. Mas e se o faturamento da empresa caiu, como é possível contribuir com as campanhas de combate à Covid-19?

Se o lema do momento é “todos por todos”, por que não contar com a colaboração dos seus clientes? Se a sua empresa não pode contribuir com uma grande doação para uma instituição ou quer aumentar o impacto gerado, a melhor maneira de fazer isso é levando essa mensagem de solidariedade para seu público.

Pensando nisso, o Polen — uma fintech de impacto social que é parceira da Nuvemshop — criou em meio à crise uma plataforma gratuita para que as empresas possam criar suas campanhas de arrecadação de doações para ONGs que estão atuando no combate à Covid-19.

Por meio dessa ação, é possível engajar clientes, colaboradores e até mesmo fornecedores que podem escolher um valor a partir de R$ 5,00 e também a instituição que receberá a doação.

É importante lembrar que, nesse momento, cada centavo faz a diferença:

  • R$ 3 reais = 1 kg de alimento (para pessoas necessitadas com menores condições);
  • R$ 10 reais = 7 máscaras (um dia de proteção individual para profissionais da saúde);
  • R$ 20 reais = um kit de higiene.

Responsabilidade social corporativa transparente e genuína

Muitas empresas ainda têm receio de se posicionar frente à causas sociais por medo de parecer uma estratégia oportunista para se promover. Porém, um levantamento realizado entre 18 e 23 de março pela MindMiners mostrou que os consumidores preferem marcas que estão fazendo algo para ajudar a população em meio à pandemia.

Ao todo, 500 pessoas participaram da pesquisa e 50,7% concordam que as marcas têm o papel de ajudar na conscientização da sociedade nesse momento. 33,7% concordam que as marcas precisam se posicionar. Logo, vemos que não há motivos para ter medo de se posicionar, desde que seja genuína a intenção de ajudar. Esse posicionamento, por fim, acaba trazendo grandes benefícios à marca.

Implementar uma ação de responsabilidade social em sua empresa, exige alguns cuidados. Aqui vão algumas dicas para ter sucesso no engajamento com seu público:

  • o cuidado e a proteção dos funcionários devem vir em primeiro lugar;
  • o apoio da empresa deve ser genuíno e fazer parte do seu DNA. Promova uma campanha de conscientização dos colaboradores. Isso ajuda que eles se tornem embaixadores da campanha e sintam-se orgulhosos em fazer parte desta ação;
  • use seus canais de comunicação para mostrar aos seus clientes o que sua marca tem feito e peça ajuda na colaboração. Isso faz da sua marca uma ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda;
  • ao escolher instituições para apoiar, tenha certeza de que são projetos sérios e que a doação será realmente usada para atender as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade;
  • demonstre os cuidados que está tendo com os produtos que envia ao seu cliente, escreva um bilhete e anexe às suas entregas. Nele, informe que está dando apoio a seus funcionários e fornecedores, além de cuidar da higienização das embalagens.

Pronto para a ação?

Por meio dessas pequenas ações, é possível causar um grande impacto. Os consumidores estão de olho na responsabilidade social das empresas e ajudar nesse momento delicado pode trazer bons resultados. Além de colaborar com a sociedade, você pode fidelizar seus clientes!

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