Por que marcas que investem no relacionamento com o cliente vendem mais

Por: Mailbiz
Por que marcas que investem no relacionamento com o cliente vendem mais

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O avanço das tecnologias vem mudando o mundo com rapidez. Hoje, a internet é o palco que concentra todas as manifestações e um repositório imensurável de dados.

São informações fundamentais para as marcas, que entendem a importância de investir em um sólido relacionamento com o cliente para se manterem relevantes.

Porque este é um fator que não mudou: o público continua sendo a alma de qualquer negócio. Neste mundo de informações na palma da mão, tornou-se mais difícil para uma marca ganhar destaque.

Mas é essa relação com os consumidores que estimula novas vendas, atrai novas pessoas, conquista e fideliza compradores satisfeitos. E o e-mail marketing, nesse contexto, é uma ferramenta poderosa.

Além de vender produtos, ajudar a promover as mensagens e conteúdos da sua empresa, o e-mail marketing também é uma estratégia fundamental para engajar, nutrir e educar os leads. Portanto, é uma ferramenta altamente eficaz quando se trata de desenvolver um sólido relacionamento com o cliente.

É fato que as marcas que investem nessa relação vendem mais. E sabe por quê? É que elas usam essa aproximação como uma estratégia praticamente infalível de comunicação.

Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa “Deliver the CX They Expect: Customer Experience Trends”, da Acquia, 80% dos entrevistados afirmam que as marcas que conhecem melhor seus clientes ganham sua lealdade.

Com o e-mail marketing, por exemplo, elas conseguem estar ao lado do consumidor do primeiro ao último ponto da jornada, com a mensagem certa, na hora certa, trazendo o que o cliente precisa ou procura.

Para saber pelo que seu público se interessa e mostrar que o conhece de fato, é possível observar suas compras anteriores, para o caso de clientes antigos, ou então produtos colocados na lista de desejos ou colocados no carrinho de compras.

Relacionamento com cliente é fundamental

O público quer sentir-se valorizado desde o início da negociação, sentir que está sendo beneficiado. E é a partir da comunicação com cada cliente, lendo seus sinais, percebendo o que ele espera, entende e precisa, que uma marca consegue entregar o que ele necessita.

E essa comunicação deve ser precisa. Nenhum consumidor gosta de ser “invadido” por campanhas e mensagens que claramente não são do seu interesse.

Portanto, se uma marca não consegue perceber as demandas, planejar e executar com inteligência suas ações para se aproximar do público, não haverá estratégia de marketing que salve o relacionamento com cliente.

E esta comunicação vai de uma ponta à outra da jornada do consumidor. Ofertas que atraiam sua atenção por oferecerem condições que lhe agradam podem estimular a primeira compra — e o início desse relacionamento.

Como manter o relacionamento com o cliente

Que tal saber o que ele pensou sobre este primeiro contato? Talvez, deixá-lo mais informado sobre o que sua empresa faz ou tem a oferecer? Além disso, você pode estimular esse contato em um primeiro momento enviando conteúdos que sua marca produza.

O público que faz buscas por produtos no seu site pode receber ofertas de produtos ou serviços que complementem o que ele já está buscando. Ou mesmo sugestões de outros artigos semelhantes, mas com algum diferencial que possa interessar.

Para isso, analisar os dados disponíveis é fundamental, assim como conhecer a fundo o seu negócio e, claro, o seu consumidor. Com os dados do cliente em mãos, a marca consegue planejar estrategicamente cada fase da comunicação e o que deve ser feito.

Assim, maior a possibilidade de atender plenamente às suas expectativas — ou até mesmo antecipar alguma demanda —, evitando problemas e conseguindo solucionar rapidamente qualquer imprevisto.

E essa estratégia se estende ao pós-venda. Afinal, depois da compra realizada, o consumidor ainda pode ter dúvidas ou problemas a resolver. Além disso, não só caso algo dê errado você deve estar próximo ao seu cliente. É possível manter a relação com ele com dicas de uso do produto que adquiriu, por exemplo.

E a marca, que o conhece e acompanha, que investe no relacionamento com cliente, estará a postos para continuar ajudando, sempre com transparência.

Portanto, o e-mail marketing é uma ferramenta não só para você mostrar suas ofertas ao consumidor, mas, principalmente, para construir um relacionamento com ele, mostrando seu cuidado mesmo após a venda concretizada e, logo, alavancando suas vendas, seja por conquistar clientes novo ou fidelizar os antigos!

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