Como usar a rede social TikTok em estratégias de marketing digital

Por: Paloma Barra
Como usar a rede social TikTok em estratégias de marketing digital

Aqui você encontra:

O TikTok é uma rede social para criação de vídeos curtos desenvolvida pela empresa ByteDance. Através do aplicativo, é possível inserir músicas e sons às edições de vídeo e compartilhar criações com outros usuários.

Apesar de ter sido criada em 2016, foi em 2019 que a rede social conquistou boa parte do público. No Brasil, ela ainda não é tão utilizada, mas cada vez mais jovens têm baixado o app para assistir e compartilhar seus vídeos curtos.

É interessante notar que a rede social TikTok já ultrapassou outras plataformas em número de usuários, e apresenta as seguintes características:

  1. Recursos musicais inteligentes;
  2. Entretenimento instantâneo;
  3. Diferenciada experiência no feed;
  4. Conteúdos virais;
  5. Menor número de propagandas.

A rede social TikTok: mais uma opção para o marketing digital

O TikTok já tem alcance mundial, por isso, investir nessa rede social é ter grandes chances de divulgação e consequente aumento de vendas de produtos e serviços. Como ferramenta de marketing é vantajosa, ainda, pelos seguintes motivos:

Público definido

Pode-se pensar que ter um público abrangente e variado em se tratando de faixa etária, estilo etc seja melhor para se alcançar resultados em marketing digital.

Esse tipo de público tem suas vantagens, sim. No entanto, quando se tem apenas um ou dois estilos e uma faixa etária bem definida, que costumamos chamar de persona, há um enorme benefício nisso, porque as ideias e investimentos tornam-se direcionados e cria-se um ambiente mais atrativo para aquele público em questão.

Este é o caso da rede social TikTok. O aplicativo tem um extenso número de usuários na faixa de idade entre 16 e 24 anos. Um público, portanto, mais jovem, que busca interatividade, vídeos divertidos e com o qual o marketing da sua empresa pode investir em muita criatividade.

Ao criar esses conteúdos descontraídos pelos quais seu público já costuma se interessar, as chances de chamar a atenção e aumentar o engajamento aumentam!

Videos com alto poder de circulação

Uma das características dos vídeos do TikTok é eles se espalham muito rapidamente e alcançam enorme número de pessoas, levando-se em conta o contínuo aumento de usuários. É comum, ainda, ver vídeos dessa rede social compartilhados em outros lugares, como WhatsApp, Twitter etc.

Além disso, o custo para isso, se comparado a outras formas de produção de vídeo, é muito mais em conta. Com formatos simples, os vídeos podem ser gravados diretamente com um smartphone.

Isso não significa, todavia, que você não precisará pensar muito bem seus conteúdos. Planeje suas ideias e aplique-as estrategicamente!

Tem demonstrado números que impressionam

O número de downloads do TikTok já ultrapassou a marca de 1 bilhão no mundo todo, tendo conquistado principalmente os mercados americano, chinês e indiano. E, ainda que não seja muito conhecido nacionalmente, não vai demorar muito para isso acontecer. Afinal, cada vez mais personalidades estão aderindo à rede social.

Vendo por esse lado, investir nos vídeos do TikTok permite que sua empresa seja pioneira no marketing desse tipo e atraia ainda mais a atenção de nova clientela. Não são tantas as marcas que têm utilizado essa ferramenta e, ao fazer isso, você pode sair na frente da concorrência.

A rede social foi testada largamente

O aplicativo já foi submetido a testes no mercado chinês antes de ser divulgado para os outros países, a fim de que todas as falhas encontradas e possíveis erros futuros não prejudicassem seu aproveitamento pelo usuário.

Outras redes concorrentes do TikTok, como o Instagram Stories e o Snapchat incluíram recursos de segurança, por exemplo, apenas depois que os usuários já os tinham instalados e já faziam uso.

Enquanto que os desenvolvedores da rede social TikTok investiram em proteção e segurança dos usuários contra uso indevido e outras questões de privacidade antes de qualquer divulgação no mercado em que atua.

Praticidade de uso

Além de todas as vantagens demonstradas, uma empresa pode divulgar seus produtos e serviços pelo TikTok de uma forma mais simples e próxima ao estilo do usuário do aplicativo.

Isso porque a própria forma de utilização dessa rede social é muito prática e amadora. Para quem já utiliza o Stories do Instagram, por exemplo, não haverá segredo no manuseio do TikTok.

Assim, se sua empresa trabalha com um público mais jovem ou mesmo deseja buscar esse público, investir em marketing digital através do TikTok é amplamente indicado, fazendo uso de estratégias novas, envolventes e divertidas.

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