O que é a Black Friday e 4 dicas para a sua loja virtual

Black Friday Como Preparar Sua Loja Online

Como lojista você já deve conhecer, ainda que intuitivamente, algumas estratégias de negócios quando falamos dos principais períodos de compras e ofertas, como as festividades de Natal, Dia dos Namorados, entre outros. Recentemente, os lojistas brasileiros também começaram a embarcar em uma data popular de origem americana, a Black Friday, que cresce a cada ano e, consequentemente, já desperta o interesse de muitos consumidores ávidos por preços baixos.

Essa prática é muito ligada aos grandes varejistas, mas os pequenos e médios também podem se aproveitar da onda de descontos. O importante é ter em conta que ainda que a concorrência por preços mais baixos seja a principal estratégia das grandes lojas, você pode trabalhar forte no seu diferencial de atendimento personalizado e relacionamento único com o cliente.

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma data que ocorre logo após o feriado americano de Thanksgiving, que em 2015 será no dia 27 de novembro. Sabe a cena em que as pessoas começam a fazer filas e filas logo de madrugada em frente às grandes lojas? Isso acontece justamente na Black Friday! É um período que antecipa as compras de Natal.

Os números da Black Friday Brasil

Em 2014, a Black Friday movimentou R$ 590 mi apenas no e-commerceo número foi 48% maior do que no ano anterior e atendeu às expectativas de muitos lojistas.

Além do valor movimentado, foram realizados 2.092.345 pedidos, com gasto médio de R$ 416,75. A categoria mais procurada pelos consumidores foi a de eletrônicos, que registrou 42,27% das buscas no site oficial da Black Friday. Na sequência, vieram as categorias de esporte e lazer (15%), informática (11%), viagens (10,6%) e moda (7,3%).

Dicas para a sua loja virtual

Os pequenos negócios, sejam eles virtuais ou físicos, podem aproveitar as oportunidades que essas datas de compra trazem ao aplicar uma série de estratégias. A seguir, compartilharemos algumas dicas com você:

1. Prepare-se antes

Antes de dar início às ofertas, é importante definir os produtos que devem receber os descontos. Embora seja tradicional colocar toda a loja “abaixo”, você pode dar descontos agressivos apenas em alguns itens. A ideia é sempre fazer com que o estoque rode de forma saudável.

Ainda que seja recomendado colocar os produtos menos vendidos com maiores margens de desconto, é relevante que o seu produto mais conhecido também esteja em oferta. Essa pode ser uma ótima maneira de ganhar novos clientes que há tempos estavam interessados naquele item, mas que por algum motivo nunca compraram (sim, eles existem!).

Outro ponto importante ao se preparar diz respeito às campanhas de marketing, como anúncios via Google AdWords. Embora possa parecer cedo para colocar como anúncio “vestidos florais para o ano novo”, você já começa a se preparar para as vendas de final de ano e também a lembrar seus possíveis consumidores que já estamos chegando perto das compras natalinas. Assim, seus anúncios começam a entrar mais cedo no ranking de buscas do Google.

Conheça um pouco da tendência de buscas no Google através da ferramenta Google Trends, que te oferece o desenvolvimento das pesquisas por termos, país/estado/cidade e datas, além de te ajudar a conhecer um pouco melhor sobre o histórico de pesquisas relacionadas aos seus produtos.

2. Implemente estrategias de marketing adequadas ao seu negócio

Se você trabalha com ferramentas de e-mail marketing, esse é um bom momento para analisar a sua lista e segmentá-la: você tem clientes fiéis ou apenas usuários que deixaram os dados para receber novidades? A ideia é pensar em uma estratégia mais individualizada para cada público consumidor.

Por exemplo: para o cliente que já comprou mais de uma vez, talvez um cupom de desconto mais agressivo ou a oportunidade de ganhar um super brinde com a compra possa ter um efeito positivo. Para aquele que nunca comprou, um desconto no seu produto “carro-chefe” pode ser o caminho para fechar mais uma venda. Lembre-se de ser objetivo e direto em todos os e-mails que enviar.

Os clientes devem sempre ser direcionados para a sua loja online para que possam conferir os demais descontos. E-mails simples e curtos tendem a obter melhores resultados.

3. Ofereça um super atendimento

Esse é um ponto imbatível dos pequenos lojistas: atendimento eficiente e mais afetuoso. Se a concorrência é grande, você pode “fisgar” 0 visitante se oferecer um atendimento online personalizado. É importante contar com uma ferramenta que possa atender a múltiplos visitantes em dias de grande movimento. A loja Supplementare, por exemplo, oferece atendimento em todas as páginas do site e é um exemplo que você pode seguir.

A Nuvem Shop te ensina a adicionar um chat online para o seu e-commerce de uma maneira bem simples. Nem sempre é preciso que você esteja online 24 horas por dia, mas nos períodos mais movimentados (como Black Friday e Natal) pode ser interessante ampliar esse horário. Outro ponto essencial é destacar-se no pós-venda, oferecendo uma política de trocas e retornos eficiente.

4. Seja ativo nas redes sociais

Você já deve ter percebido que as pessoas adoram compartilhar boas ofertas. Como as redes sociais ganham novos ativos comunicadores a cada dia que passa, lembre-se de publicar nas páginas do seu negócio com hashtags como #BlackFridayBrasil, #BlackFriday2015, entre outras.

De acordo com especialistas consultados pelo jornal O Estado de S.Paulo, o que se fala na internet hoje em dia tem cada vez mais peso no veredicto final de uma compra. Sendo assim, o lojista pode usar esse poder das mídias digitais para gerar influência para a venda de produtos, estimular a troca de experiências e envolver os consumidores.

A dica, portanto, é aproveitar as redes sociais ao máximo!

Resumo

Com essas dicas, esperamos que você consiga se preparar melhor para a Black Friday. Aplique elas ao seu negócio e compartilhe os resultados com a gente!

Gostou? Quer colocar tudo isso em prática? Crie sua loja teste por 15 dias com a Nuvem Shop! É simples, rápido, gratuito e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

Você também pode dar uma olhada no nosso e-book gratuito de Natal a aplicar algumas dessas estratégias para a Black Friday.

Boas vendas!

Bônus

A equipe de design da Nuvem Shop preparou banners especiais de todos os tamanhos para você adicionar à sua loja online e arrebentar de vender nesta Black Friday. Aproveite!


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Mariana Firmino

Mariana é engenheira de formação e escreve para o blog da Nuvem Shop eventualmente. Gosta muito de cinema, de tocar violão e de ler e viajar. Um dia terá um blog!


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