27/10/2015

Qual é a plataforma ideal para o seu blog?

Pessoa escrevendo em blog.

Já sabemos que investir em um blog pode fazer toda a diferença em seu empreendimento, especialmente se este é um e-commerce. E tão importante quanto escolher a melhor plataforma para a sua loja é selecionar a mais adequada para o seu blog.

Existem diversas opções com suas particularidades, vantagens e desvantagens. Nesta aula, conheceremos três das principais e mais populares entre os blogueiros: o Blogger, o WordPress e o Tumblr. Reflita sobre quais serão os objetivos e o tipo de conteúdo do seu blog para fazer a melhor escolha.

Blogger

Caso você queira produzir posts elaborados mas não está muito familiarizado com plataformas de publicação, o Blogger pode ser a opção ideal. Como é disponibilizado pelo Google e tem integração direta com seus serviços, basta ter uma conta Google para acessar todas as funcionalidades gratuitamente.

O Blogger é um dos favoritos dos blogueiros por sua extrema facilidade de utilização. Não requer qualquer conhecimento técnico, mas ainda assim permite que o usuário manipule todo o código do layout com um simples clique no painel, por exemplo. Além disso, dispensa a necessidade de preocupação com hospedagem, oferecida sem custo, ou backup, realizado pelo próprio site.

Embora o usuário do Blogger tenha total liberdade de uso das funcionalidades, estas são um pouco limitadas se comparadas com o concorrente WordPress, do qual falaremos a seguir. A plataforma não aceita plugins e tem poucas possibilidades de otimização para mecanismos de busca (SEO), além de não permitir a hospedagem de arquivos de formatos diferenciados e a categorização de posts.

WordPress

Para posts também elaborados e um blog com mais recursos profissionais, vá de WordPress. A plataforma possui duas versões: uma gratuita e outra paga, mais robusta. Ambas, no entanto, oferecem um painel com mais opções de edição e permitem o uso de categorias e plugins, extremamente úteis para o seu negócio.

O WordPress.com é a versão primária e, portanto, mais limitada. O uso básico gratuito inclui hospedagem e são disponibilizados alguns plugins simples, mas que já fazem a diferença. As desvantagens são não poder integrar seu blog ao Google Analytics (usando o sistema próprio da plataforma) e precisar pagar 99 dólares ao ano para se tornar usuário Premium e personalizar completamente o layout.

O WordPress.org, por sua vez, é a alternativa mais completa entre todas deste artigo e permite a instalação de novos plugins, a integração com o Google Analytics e a manipulação integral do layout. Justamente por seu maior grau de sofisticação, contudo, requer um certo domínio de conteúdos mais técnicos. Além disso, embora o software possa ser baixado gratuitamente, não inclui hospedagem – que se torna um investimento extra necessário.

Tumblr

Se a sua intenção é apenas publicar eventuais imagens ou textos mais curtos, pode desconsiderar as opções anteriores: a plataforma ideal para você é o Tumblr, a mais simplificada e intuitiva das três. Totalmente gratuita, requer apenas um simples cadastro.

Seu destaque é a grande disseminação do conteúdo. Como permite a outros usuários “reblogarem” posts alheios, o seu material atingirá facilmente um grande número de pessoas. O próprio formato da plataforma também promove essa troca: o painel principal do Tumblr é um feed com as atualizações de todos os blogs que você segue. A edição do layout é livre e as funcionalidades bastante intuitivas.

No entanto, como sua prioridade é justamente a movimentação do conteúdo, o Tumblr não oferece recursos mais avançados, como plugins, manipulação de dados de SEO ou edição completa de posts. Portanto, é recomendado para quem deseja um blog mais “minimalista” e descontraído.

Tudo certo?

Não existe “a melhor plataforma”, e sim a que melhor se encaixa aos seus planos para o blog. Para comparar as opções mencionadas lado a lado, confira o quadro a seguir:

 

WordPress.orgWordPress.comTumblrBlogger
CustoGrátisGrátisGrátisGrátis
HospedagemNão inclusa, requer a contratação de um terceiro serviçoInclusaInclusaInclusa
Inclusão de domínio próprioSimSim, mas custa U$ 13/anoSimSim
Layouts gratuitosSimSimSimSim
Layouts pagosSimSimSimNão
Personalização completa de layoutSimSim, mas custa U$ 90/anoSimSim
Players para compartilhar nas redes sociaisSim, instalando pluginsSimSim, inserindo cada código no layoutSim
Editor  de HTML & CSSSimSimSimSim
Editor de WYSIWYGSimSimSimSim
Modificação da URL dos postsSimSim, parte delaSim, parte delaSim, parte dela
Inscrição via RSSSimSimSimSim
Inscrição via e-mailSim, através do FeedburnerSim, instalando um pluginSim, através do FeedburnerSim, através do Feedburner
Múltiplos autoresSimSimSim, mas somente para blogs secundáriosSim
Integração com o Google AnalyticsSim, com qualquer ferramentaNão, é preciso usar a ferramenta própria do WordPressSimSim
PluginsSim, qualquer umSim, mas um conjunto limitadoSim (chamam widgets)Sim (chamam gadgets)
Instalação de pluginsManual, requer certos conhecimentos técnicosAutomática, não requer conhecimentos técnicosManual, apenas inserindo um código disponibilizado por terceiros.Manual, apenas inserindo um código disponibilizado por terceiros.

Nas próximas aulas você aprenderá a criar o blog da sua empresa nos três serviços para conhecer cada uma mais profundamente ou já começar a blogar através do seu favorito. Ainda não tem uma loja virtual? Crie a sua com a Nuvem Shop por até 15 dias grátis e experimente!

Data da última atualização: 30/08/2018


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Luane Silvestre

Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. Já foi Gerente de Educação aqui na Nuvem Shop, e hoje é co-fundadora da Halya, oferece conteúdos e mentorias personalizadas sobre Branding, Comunicação, E-Commerce, Inbound Marketing, Neuromarketing e UX.