Princípio de Pareto no Marketing: como aplicar a regra do 80/20

Por: Rock Content
Criado em: 28/10/19.
Atualizado em 21/10/19.
8 min
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Na busca pela atenção — e pelos recursos — dos consumidores, é essencial tornar as suas estratégias, ações e campanhas de Marketing Digital mais precisas, certo? Um dos mecanismos que torna isso possível é a aplicação do Princípio de Pareto no Marketing, que gera indicadores de desempenho.

Os clientes são cada vez mais exigentes e a concorrência no mercado aumenta ano após ano. Nessas condições, é imprescindível conseguir tornar as suas estratégias e ações de Marketing Digital mais eficientes e precisas na busca por melhores resultados. Porém, nem sempre é fácil identificar os pontos que precisam ser aprimorados.

Felizmente, existem algumas técnicas e teorias que tornam essa tarefa mais simples, e uma das soluções é aplicar o Princípio de Pareto no Marketing. Apesar de ser um conceito criado e estabelecido no fim do século XIX, a Regra do 80/20, como também é conhecida, pode ser extremamente útil para conseguir melhores resultados.

O que acha, então, de se aprofundar na importância de utilizar conceitos como o Princípio de Pareto no Marketing?

Continue a leitura deste artigo para entender como essa análise pode ser aplicada no dia a dia da sua empresa para diferentes propósitos, permitindo, por exemplo, uma maior produtividade do trabalho e precisão das estratégias. Confira!

Qual a importância de ser mais preciso em suas ações?

Uma das mudanças geradas pela transformação digital é, sem dúvidas, o empoderamento do consumidor. Hoje, os usuários têm mais voz, conseguem — e querem — acompanhar de perto o trabalho das empresas e exigem uma experiência satisfatória sempre que estão em contato com as organizações, seja para uma compra, seja para um atendimento.

Portanto, não basta apenas oferecer um produto e/ou serviço de qualidade para o seu consumidor, é vital que todas os pontos de relacionamento entre as duas partes sejam os melhores possíveis. Pelo menos é o que aponta o estudo feito pela Salesforce, que afirma que 89% dos brasileiros acreditam que a experiência com a marca é tão importante quanto o que ela oferece.

A pesquisa também mostra que 94% consumidores no Brasil querem um serviço personalizado, em que eles não se sintam apenas como números. Enquanto isso, 54% dos usuários estão propensos a trocarem uma empresa por um concorrente caso a experiência tenha sido mais satisfatória do que a anterior.

Esse comportamento é válido tanto para o serviço de atendimento oferecido pela sua empresa quanto para a experiência que o consumidor tem ao acessar um e-commerce. Portanto, apenas conhecendo a fundo o que o usuário procura e aquelas ações que geram os melhores resultados, é possível atender a essa demanda.

E como é possível alcançar todas essas exigências e oferecer uma experiência que seja positiva para o usuário? Aumentando a precisão e produtividade do trabalho realizado. Por isso, pode ser importante aplicar, por exemplo, o Princípio de Pareto no Marketing e conseguir tirar o máximo dos recursos disponíveis, sendo mais preciso nos seus esforços.

Já pensou em saber quais são as suas ações de Marketing Digital que resultam na maior parte dos retornos? Pode ser o caminho, por exemplo, para aumentar o seu ROI (Retorno Sobre Investimento), potencializando os recursos disponíveis. Ou, então, quais campanhas não funcionam com os seus leads? Tudo isso é possível com a Regra do 80/20.

O que é o Princípio de Pareto?

Antes de saber como aplicar o Princípio de Pareto no Marketing, é preciso entender no que consiste esse conceito, certo? Apesar de utilizar o sobrenome do italiano Vilfredo Pareto, a Regra do 80/20 só se tornou, de fato, um princípio, quando o consultor romeno Joseph Moses Juran — obcecado por otimização e produtividade — aplicou essa relação.

Tudo começou em 1892, quando o economista italiano Pareto observou que 20% das vagens do jardim da sua casa eram responsáveis por 80% do total de ervilhas produzidas no local. Surpreso com essa proporção, ele decidiu, então, levar essa observação para o meio acadêmico em seus estudos na Universidade de Lausanne, na Suíça.

Em um trabalho de economia política, Pareto comprovou que 80% das terras na Itália pertenciam a apenas 20% da população. Assim surgiu o Princípio de Pareto, que hoje é utilizado em diversas áreas e com diferentes objetivos. Apesar de não ter um fundamento científico, diversos fenômenos naturais comprovam, empiricamente, essa teoria.

Afinal, o conceito criado por Pareto começou a ser utilizado para observar outras situações e, em muitas delas, a distribuição é semelhante. Um exemplo? Em um estudo de 1992 da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre distribuição da renda global chegou à conclusão de que 20% dos mais ricos concentram 82,7% de toda a renda.

Com o tempo, porém, a Regra do 80/20 passou a ser utilizada em variados setores e aplicadas com diferentes fins. Portanto, aplicar o Princípio de Pareto no Marketing é uma ação extremamente válida se você está em busca, por exemplo, de uma melhor gestão de tempo e recursos em suas estratégias e ações no setor.

Quais são as formas de aplicar o Princípio de Pareto no Marketing?

Conforme apontado, o grande benefício desse conceito é a possibilidade de utilizá-lo para diferentes objetivos e em busca de informações nem sempre tão fáceis de se conseguir.

Portanto, separamos algumas possibilidades de aplicação do Princípio de Pareto no Marketing para que você possa encontrar uma que ajude o seu negócio. Confira!

Produza ações focadas nos seus melhores clientes

Dentro do Marketing, a segmentação tem um papel cada vez mais fundamental, certo? A ideia é conseguir oferecer uma experiência mais e mais personalizada para o consumidor, acertando em cheio nas suas ações e pontos de contato. E se você pudesse segmentar ainda mais as suas campanhas e, de quebra, conseguir retornos ainda melhores?

Ao aplicar a Regra do 80/20 no seu planejamento, você consegue identificar quais são os 20% dos seus clientes que representam 80% das suas vendas, por exemplo. Assim, você pode focar em características dessa parcela e criar ações voltadas para esse público ainda mais específico, aumentando as suas chances de sucesso.

Crie conteúdos que funcionem melhor com a sua audiência

O Princípio de Pareto também pode ser utilizado quando falamos em Marketing de Conteúdo e na eficiência de cada publicação. A partir do conceito, você consegue definir quais os posts mais eficientes, ou seja, aqueles 20% que resultam em 80% do tráfego do seu blog, por exemplo.

Com essas informações, você consegue entender melhor o que o usuário está procurando quando acessa a sua página e, consequentemente, aquilo que funciona melhor. O princípio vale para a situação contrária também: quais são os posts que fazem parte dos 80% menos atrativos e o que pode ser feito para otimizá-los?

Descubra quais são os melhores canais de aquisição

A presença digital é cada vez mais importante nos dias de hoje, já que influencia diretamente na autoridade e relevância da sua marca. Sendo assim, muitas empresas investem em diversos canais para garantir a maior abrangência da sua estratégia. Porém, quais são as plataformas mais eficientes para a aquisição de clientes?

A Regra do 80/20 pode ser um excelente indicador para mostrar qual o melhor caminho a ser seguido. Ou seja, na prática, quais são os canais em que a sua empresa deve focar os investimentos — os que garantem 80% da sua audiência — e, para otimizar ainda mais o trabalho, quais aqueles que precisam ser aprimorados em busca de um desempenho melhor.

Aumente a produtividade da sua equipe

Outro ganho ao utilizar o Princípio de Pareto no Marketing é identificar quais são os colaboradores e profissionais da sua equipe que geram os melhores resultados, ou seja, os mais produtivos. O foco, porém, pode ser outro: descobrir quais são os 80% restantes e, assim, identificar as possíveis razões para uma queda de desempenho.

Nessa hora, você pode aplicar estratégias de endomarketing para conseguir um maior engajamento daqueles que estão abaixo em produtividade.

Melhore alguns dos seus indicadores de desempenho

Portanto, ao aplicar o Princípio de Pareto no Marketing, você recebe, de quebra, um excelente benefício: a melhora dos seus indicadores. Afinal, você vai basear os seus esforços, tempo e recursos nas ações que gerem os melhores resultados para o seu negócio e, ao mesmo tempo, pode aprimorar as estratégias que compõem os 80% restantes.

Dessa forma, alguns indicadores de desempenho das suas ações, também conhecidos como KPIs, podem ser otimizados. O ROI é um exemplo disso, com investimentos destinados para anúncios mais precisos e que gerem um retorno mais alto.

Com a aplicação do Princípio de Pareto no Marketing, você pode otimizar a produtividade dentro da sua organização de diferentes formas. Seja para investir ainda mais nas ações e estratégias que são responsáveis pela maior parte dos seus resultados, seja para encontrar soluções que permitam que aquelas menos eficientes se tornem mais precisas.

Agora que você já sabe como aplicar a Regra do 80/20 nas suas estratégias de Marketing, que tal nos aprofundarmos na utilização desse mesmo conceito em um canal de comunicação cada vez mais importante? Então confira o artigo sobre como usar o Princípio de Pareto em sua estratégia para redes sociais!

Rock Content

A Rock Content é líder em Marketing de Conteúdo na América Latina. Empresa que ajuda outros negócios a aumentarem seu faturamento e a fazerem sucesso no ambiente digital.


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