As principais datas do e-commerce brasileiro em 2014

Por: Bruno Fernandes
Criado em: 05/02/14.
Atualizado em 30/08/18.
5 min
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Índice

    2014 tem tudo para ser o grande ano das vendas online no Brasil. Além da Copa do Mundo, evento que deve impulsionar o crescimento das lojas virtuais brasileiras, os lojistas devem ficar de olho nas principais datas do e-commerce nacional. Pensando nisso, preparamos um calendário com os tradicionais eventos comemorativos brasileiros para que você possa vender ainda mais!

    Antes, no entanto, é bom saber como se preparar para essas datas. Com quanta antecedência eu devo começar a anunciar meus preços e descontos? Bem, para isso utilizaremos a ferramenta de tráfego Google Trends para demonstrar dois exemplos: Dia das Crianças e Natal.

    O Dia das Crianças ocorre tradicionalmente no dia 12 de outubro. Em 2013, o termo “Presente Dia das Crianças” começou a ser buscado com mais intensidade a partir da segunda quinzena de setembro (observe o gráfico abaixo) e atingiu seu ápice na semana do evento (entre 6 e 12 de outubro).

    Já o termo “Presente Natal”, que faz referência à data comemorativa de 25 de dezembro, começou a ser procurado com um pouco mais de antecedência, mais especificamente na primeira quinzena de novembro. O ápice das buscas também ocorreu mais cedo, entre 15 e 21 de dezembro, ou seja, uma semana antes da data oficial.

    Os exemplos citados acima mostram que os consumidores começam a ir atrás de presentes com aproximadamente um mês de antecedência. O ápice da busca, no entanto, acontece sempre semanas antes do evento. Com base nisso, recomendamos que você comece a anunciar seus preços e descontos com no mínimo duas semanas de antecedência. É recomendado também que você amplie a intensidade de suas campanhas (seja por e-mail marketing, redes sociais ou no próprio site) na semana anterior à data comemorativa.

    Observe abaixo as principais datas para o e-commerce brasileiro em 2014 e boas vendas!

    Principais datas para o e-commerce brasileiro em 2014

    Bruno Fernandes

    Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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