21/09/2018

Como trabalhar a pós-venda com automação de e-mail marketing

email marketing pos venda

Um sistema de automação de marketing tem como função principal agendar envios de e-mails de acordo com certas regras que você estabelece. Essas estruturas têm conquistado uma grande parte do mercado pela sua praticidade – afinal, quem não ama ter mais impacto com menos esforços?

Graças a esses métodos, trabalhar no relacionamento com o cliente nunca foi tão fácil. Tudo o que você precisa é o seu sistema de automação de marketing e a sua base de dados e, claro, a habilidade de ver maneiras criativas de cativar o consumidor.

As campanhas de automação podem ter vários objetivos diferentes – fidelizar ou vender, por exemplo. Mas independentemente do seu intuito, não há dúvida de que todo e-commerce deve oferecer algum tipo de seguimento após a compra.

Confira como você pode começar a trabalhar o seu serviço de pós-venda com esse tipo de ferramenta!

Automação de marketing para retenção de clientes

Todos já sabemos que fazer um cliente voltar a comprar é mais fácil e muito mais barato do que convencer uma pessoa nova a dar uma oportunidade à sua loja. Com isso em mente, é bastante lógico chegar à conclusão de que vale a pena investir na fidelização dos consumidores atuais.

Mas isso não acontece do dia para a noite. Fidelidade requer construir um relacionamento com o cliente. E, embora seja uma tarefa árdua, a sua ferramenta de e-mail marketing vai cuidar das atividades pequenas e demoradas, enquanto você se concentra na parte criativa.

Lembre-se sempre de que os seus e-mails devem oferecer algum tipo de valor. Confira a seguir três exemplos práticos que você pode enviar depois da compra:

  1. Mantenha o cliente bem informado sobre a mercadoria: certas ferramentas chamam este tipo de gatilho de “disparo de atualização”. Todos nós ficamos ansiosos quando compramos algo online e é natural querer acompanhar a jornada. Aproveite a automação de marketing para informar cada nova etapa, por exemplo: um e-mail quando o produto estiver embalado e pronto para ser enviado. Outro quando o mesmo for enviado. Mais um justo antes da entrega. Assim o cliente poderá se programar ou avisar alguém para recebê-lo.
  2. Ofereça descontos ou cupons: faça bom uso das datas especiais, como feriados e aniversários. Motivar o cliente a celebrar comprando é sempre uma boa iniciativa – desta maneira, você não só estará trabalhando no relacionamento, mas efetivamente encorajando as vendas da sua empresa.
  3. Deixe o cliente por dentro das últimas novidades da marca: isso é feito pela grande maioria dos e-commerces que apostam em marketing de conteúdo. Informe ao consumidor sobre novos produtos que ele pode gostar ou notícias do mercado.

Automação de marketing para vendas: o cross-selling

Sendo uma loja virtual, encontrar maneiras de aumentar a receita é uma preocupação constante.

O cross-selling consiste em fazer recomendações de produtos adicionais depois que o cliente faz uma compra. Esta técnica não deve ser confundida com upselling – que é a estratégia de convencer o cliente a comprar uma versão mais cara do item que ele tinha escolhido inicialmente.

A tática em questão é usada com regularidade em todos as páginas da Amazon. A famosa categoria Frequentemente comprados juntos é cross-selling puro!

Automação de marketing para construir uma marca confiável

Usuários que tendem a desconfiar de sites no geral é um dos maiores desafios enfrentados por e-commerces hoje em dia – compartilhar dados de cartões de crédito é um dos grandes motivos para tal receio.

Contudo, existem maneiras de tranquilizar e fazê-los te dar uma chance – uma delas é ter resenhas de consumidores nas páginas dos produtos da sua loja. As pessoas confiam na opinião do outro, pois julgam que tal informação será mais honesta e imparcial do que qualquer conteúdo que você tenha escrito.

Se o seu objetivo for aumentar as resenhas, então você provavelmente terá dois segmentos importantes para essa campanha de automação de marketing: clientes que compram muito e aqueles que se engajam online.

Os clientes que compram muito são escolhidos por uma razão óbvia: eles provavelmente gostam e valorizam a sua marca. Todavia, você também deve estar sempre pronto para receber resenhas negativas (nunca se sabe!). Mas com clientes fiéis, é mais certo obter retornos positivos.

O segundo segmento é dos contatos que interagem com você nas redes sociais. Este caso pode incluir vários tipos de engajamento, como comentar alguma publicação na sua página do Facebook, ou curtir as fotos da sua marca no Instagram.

Fora o fator crucial de segmentação, temos outros dois agentes essenciais para a sua campanha de arrecadação de resenhas:

Incentivos

Todos nós temos vidas ocupadas. Convencer pessoas a tirarem um tempinho do seu dia repleto de tarefas não é fácil. Considere recompensas que possam motivar o cliente. Se você escolher as gratificações certas, o próprio e-mail fará o destinatário pensar coisas boas sobre a sua marca – antes mesmo de escrever a resenha!

Invista em um presente mais pessoal do que um simples código promocional (deixe essa última estratégia para compradores mais recentes). Usar o seu software de automação de marketing para enviar uma breve mensagem em vídeo, agradecendo a lealdade, pode ser uma boa ideia.

Timing

O fator timing afeta a disposição das pessoas em deixar a sua opinião. Se um cliente compra algo no seu site, é vital que você considere o tempo de entrega e de conhecimento do produto.

Nós temos um exemplo prático: a Mailify queria a resenha de uma cliente consideravelmente importante que havia recentemente comprado um pack de créditos para usar o nosso software.

Depois de muito pensar sobre como fazer tal abordagem, finalmente telefonamos. A resposta? Choque. Afinal, ela tinha acabado de adquirir o pacote e ainda nem tinha enviado nenhuma newsletter! Era impossível ter uma opinião formada.

Mas e você? Está pronto para oferecer campanhas de serviço pós-venda aos seus consumidores e ainda aproveitar esses e-mails para conquistar novos?

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a entender um pouco mais sobre automação. Invista nessa abordagem e boa sorte!


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Rebeka Costa

Fascinada por marketing digital e pelas constantes novidades que a internet tem a oferecer, Rebeka passou anos estudando na Europa e nos Estados Unidos. Assim, depois de entrar em contato com tantas culturas diferentes, trazer parte desse conhecimento para o Brasil se tornou um sonho. Agora o seu foco está em ajudar empresas e profissionais freelancers a alcançarem o sucesso através da transição digital.


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