Por que transformar seu e-commerce em um clube de assinatura

Por: Mariana Cremonesi
Por que transformar seu e-commerce em um clube de assinatura

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A transformação digital trouxe a experiência de compra em lojas físicas para o mundo online. Assim, surgiram os e-commerces. Isso trouxe um aumento de faturamento para o lojista, pois o público alcançado tornou-se bem maior. Mas a dificuldade fica por conta da retenção deste cliente. E uma possível solução chega através dos clubes de assinatura.

Grandes empresas, como a Amazon, já apostam na recorrência para aumento de receita e retenção de consumidores. Os benefícios são diversos, por exemplo: frete grátis na compra de produtos selecionados, acesso ao streaming de música, filmes e séries, entre outros.

Companhias assim lançam tendências e muitos e-commerces já estão entrando na onda e colocando no mercado seus próprios clubes de assinatura como um modelo de negócios complementar.

Hoje, vamos falar mais sobre como a criação deste novo produto dentro do seu e-commerce pode ser o grande diferencial para o seu negócio faturar mais.

Planejando um clube de assinatura

Tenha um diferencial

Entenda qual o diferencial do seu e-commerce e transforme isso em uma assinatura. Pense em um box exclusivo, por exemplo, com produtos que se complementam e que tenham a ver com o perfil daquele cliente. Você deve oferecer algo que as pessoas realmente pagariam para receber em casa todos os meses.

Precificação

A precificação é um dos momentos mais delicados, pois envolve gastos com envio, personalização, marketing e muito mais. Todavia, tudo depende da quantidade dos produtos que esse box terá, qual a periodicidade, a quantidade de assinantes e os tipos de planos, por exemplo.

Público-alvo

Nem todo mundo que compra em seu e-commerce será o público-alvo do seu clube de assinatura. Mas, ao realizar um estudo aprofundado, é possível criar um círculo de clientes recorrentes que voltam a comprar em sua loja online com alguma frequência. São essas pessoas que você tem que transformar em fãs da sua marca e em assinantes do seu clube.

Você pode incentivar que esses consumidores entrem para o clube de assinaturas do seu e-commerce oferecendo descontos nos primeiros meses, por exemplo. Outra forma para conseguir assinantes é disponibilizar produtos atraentes que sejam exclusivos para os membros do clube.

Vantagens de um clube de assinatura

Como dissemos acima, existem clientes que voltam de tempos em tempos para comprar em seu e-commerce. É isso que torna a compra recorrente.

É aí que entra a oportunidade do modelo de negócios de assinatura. Com ele, o cliente recebe um produto periodicamente no conforto de casa e a cobrança é feita de forma automática, todos os meses, em seu cartão.

Fidelização

Em um e-commerce normal, é preciso esperar que o cliente volte para fazer uma segunda compra. Para isso, você precisa, muitas vezes, Investir em anúncios, remarketing, e-mail marketing e muito mais para trazê-lo de volta.

Quando você oferece uma assinatura, fideliza o seu público de forma mais fácil. Isso não significa esquecê-lo, pois ainda é preciso apresentar uma jornada encantadora e uma experiência incrível. Entretanto, os custos de aquisição são muito maiores para atrair um novo consumidor do que para manter alguém que já utiliza seus serviços.

Controle de estoque

Ao ter assinantes, o controle de estoque fica mais fácil e previsível. Isso porque você já sabe quantos clientes terá no mês e quantos produtos precisa ter disponível. Assim, você evita imprevistos com falta de mercadorias.

Identificação com a marca

Quem não gosta de um recebido? Ao receber uma caixa com os produtos da sua marca todos os meses, o cliente se sente mais familiarizado com sua empresa, passa a ser um promotor, indicando que amigos e familiares façam assinaturas também. Assim, cria-se uma comunidade.

Receita mensal recorrente

Um ponto muito importante para o lojista ao lançar um clube de assinatura ou qualquer negócio que cobre de forma recorrente, é que a receita mensal se torna mais previsível. Você sabe quantos clientes possui e quanto vai lucrar em cada assinatura, tornando o planejamento financeiro da sua empresa mais assertivo.

E, para controlar as assinaturas, realizar as cobranças recorrentes de forma segura, prática, inteligente, é preciso contar com uma plataforma completa de gestão. Assim, é possível oferecer diversas formas de pagamento para o seu cliente, controlar a inadimplência da sua empresa, emitir notas fiscais e muito mais.

Clubes de assinatura são um ótima opção para os e-commerces entrarem de vez na recorrência, inovando mais ainda seu negócio. Dessa forma, é possível atrair mais clientes e aumentar o faturamento!

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