11/11/2015

4 pontos-chave para produzir conteúdo de qualidade para o seu blog

Conteúdo para ecommerce

Embora o layout seja responsável por atrair a atenção dos visitantes de um blog, o que realmente fará com que as pessoas o leiam, interajam e retornem é o conteúdo. Portanto, é fundamental produzir posts atrativos e relevantes, que gerem um retorno positivo para a sua marca.

Nesta aula, abordaremos algumas estratégias que você pode colocar em prática para alcançar o sucesso do seu blog:

Escolha temas relevantes ao público

É preciso conhecer as pessoas para quem você vai escrever. Seu público-alvo é feminino ou masculino? Composto por jovens ou mais velho? Ter em mente o perfil dos seus leitores é primordial para produzir um conteúdo que os alcance e conquiste.

Faça uma lista com os temas que possam interessá-los. Se você possui uma loja virtual, considere também assuntos relacionados ao seu segmento (desfiles e tendências caso trabalhe com produtos de moda, por exemplo). Com base nesses possíveis tópicos, use o planejador de palavras-chave do Google para selecionar os mais procurados, escolher as palavras certas e elaborar títulos estratégicos e com um bom SEO.

Para não prejudicar a indexação da sua página nos mecanismos de busca, lembre-se de seguir as diretrizes de conteúdo do Google. Basicamente, isso significa não postar conteúdo duplicado de outros sites, inadequados a menores ou que promovam algum tipo de violência ou o consumo de substâncias ilícitas. Seu blog precisa ser livre para todas as faixas etárias e apresentar posts que realmente façam seus leitores refletirem ou aprenderem.

Cuide da sua linguagem

Ainda pensando em quem serão os seus leitores, você precisa adequar a sua linguagem à deles. Não é preciso usar gírias ou escrever de maneira demasiadamente coloquial, mas usar um vocabulário acessível. Evite termos técnicos ou expressões corporativas e use palavras fáceis e frases fluidas.

Em vez de “Essa semana estaremos lançando um release para que todos possam conhecer nosso produto que brevemente chegará ao mercado”, por exemplo, opte por “Ainda essa semana contaremos um pouco mais sobre o nosso próximo lançamento.”

Outro ponto fundamental é a revisão. Sempre revise seu post antes de publicá-lo, não importa quão grandes sejam o texto ou a sua pressa. Erros de digitação ou mesmo ortográficos podem acontecer a qualquer momento da escrita, mas se publicados diminuem a credibilidade da sua marca por darem a impressão de “desleixo” ou mesmo falta de domínio do conteúdo.

Convide seus leitores a interagir

Você está escrevendo para pessoas, certo? E, sem dúvida, espera algum tipo de resposta delas. A verdade, contudo, é que poucas irão se manifestar espontaneamente, sem que você dê abertura. Na internet, o fluxo de informação é rápido e volumoso, e seu blog precisa de tópicos interessantes para gerar engajamento entre tantos outros.

Uma boa maneira de incentivar os comentários e compartilhamentos é fazer perguntas ao longo do post. Demonstre que você está interessado na opinião dos seus leitores a respeito do que escreve e de como o faz. Deixe aberto o espaço para discussões saudáveis e troca de informações.

Além dos questionamentos, você também pode inserir uma call-to-action ao final do seu texto. Esse recurso é especialmente eficiente caso você possua uma loja virtual ou outro tipo de negócio online e queira levar o público a conhecer sua página ou seus produtos. Para conhecer melhor o conceito, não deixe de ler este post.

Mantenha um calendário editorial

Organização é a chave de qualquer projeto. Se você atualizar o seu blog com uma frequência muito baixa, diminuirá a chance de fidelização dos leitores. Eles gostarão da sua página, voltarão outra vez para conferir os novos posts e se depararão com os antigos. Depois de um certo tempo, pensarão que a página está abandonada e simplesmente desistirão de acompanhá-la.

O ideal, portanto, é que você mantenha uma rotina de publicação e faça novas publicações constantemente – se possível, ao menos uma vez por semana. Outra dica é planejar o assunto de cada post com antecedência e intercalar os similares para evitar repetições (em um dia entrevistas, no outro resenhas, etc).

Você pode até mesmo definir dias da semana específicos para cada categoria, assim seus leitores saberão pelo que esperar e terão o compromisso de retornar sempre naquele mesmo dia para conferir o novo post.

Entendido?

Seguindo essas orientações e aproveitando toda a sua criatividade, você com certeza terá um blog com conteúdo rico, relevante e atrativo. Uma ferramenta que pode ajudá-lo bastante com o planejamento das publicações e o controle do crescimento da sua página é o blog planner, uma espécie de planilha com todos os assuntos relacionados ao espaço – é possível conferir alguns modelos gratuitos aqui.

E se você ainda não aproveita todas as vantagens que o e-commerce oferece, não perca tempo! Crie sua loja grátis por 15 dias com a Nuvem Shop e conheça a valiosa experiência de vender na internet e ter o seu próprio empreendimento.

Data da última atualização: 30/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.


4-pontos-chave-para-produzir-contedo-de-qualidade-para-o-seu-blog