Pokémon Go: saiba como relacionar sua loja à febre do momento

Pokémon Go ecommerce

Nasci no finalzinho da década de 1980, mais especificamente em 1988. Como boa parte dos nascidos nessa época, passei a minha infância/adolescência jogando Pokémon Red/Blue, game que foi uma febre gigantesca no final da década de 1990 e início dos anos 2000.

Os anos passaram e nesse tempo foram lançados dezenas de novos jogos relacionados à franquia. Como não esquecer do emblemático Pokémon Stadium do Nintendo 64, não é mesmo? Além de games para diferentes plataformas, novos monstrinhos (os pokémons!) ganharam vida e até hoje o jogo é uma febre mundial entre adolescentes e adultos saudosistas.

A mais recente novidade no que tange ao mundo Pokémon foi anunciada neste mês de julho. Trata-se do game Pokémon Go, um jogo (app) para smartphones que permite que qualquer pessoa que tenha o aplicativo capture monstrinhos na vida real. Ou seja, se você estiver com seu aplicativo do Pokémon Go ligado, poderá capturar pokémons aleatórios que aparecerem pela rua. Veja o trailer oficial do game:

Lembra nos jogos antigos quando você passeava com o Ash pelas graminhas de Pallet e do nada aparecia uma Kakuna ou um Rattata? Pois é, isso poderá acontecer com qualquer pessoa que andar pela cidade (uma cidade real!) com o app ligado – só espero que no seu caminho passem pokémons mais legais que Kakunas e Rattatas. 😉

Bem, escrevi, escrevi, escrevi, mas no final das contas, o que um blog de comércio eletrônico tem a ver com Pokémon Go? Nada, a princípio, mas lojistas que estiverem antenados podem aproveitar a febre do momento para tentar alavancar suas vendas. Dou algumas dicas de como você pode fazer isso na sua loja a seguir:

Um pouco de sorte sempre cai bem

Pra começo de conversa, Pokémon Go é um aplicativo gratuito. Para jogá-lo, depois de baixar o app você terá que escolher seu personagem e fazer algumas configurações básicas, como sexo, cor do cabelo, roupas, acessórios, entre outras pequenas coisas.

O sistema de jogo, como expliquei brevemente acima, é bem simples e funciona de forma parecida com os primeiros joguinhos de Game Boy. Ou seja, você caminha pelas cidades, encontra pokémons e pode capturá-los se desejar.

Um detalhe importante do game são os PokeStops, espaços físicos pré-determinados pelo jogo onde você conseguirá coletar itens como pokebolas gratuitamente. Se você é um empreendedor, possui uma loja física e tiver um pouco de sorte, poderá ter um PokeStop próximo ou até mesmo dentro do seu negócio, o que atrairá muitos jogadores até você.

Vale lembrar, contudo, que pelo menos por enquanto os PokeStops e ginásios (onde, assim como no jogo original, os gamers podem ir para fazer batalhas) são escolhidos exclusivamente pela produtora de Pokémon Go.

Potencial mina de ouro para lojas físicas?

Lojas físicas entram nesse cenário da seguinte forma: uma pessoa pode comprar itens chamados Lure Modules dentro do próprio aplicativo. Esses itens atraem pokémons para um PokeStop (um daqueles espaços físicos pré-determinados, lembra?) por 30 minutos. Um pacote com oito Lure Modules custa 680 pokécoins, lembrando que cada 100 pokécoins saem por 99 centavos de dólar, o que dá pouco mais do que três reais.

Bem, essa é a hora que você entra com toda a sua criatividade para atrair clientes até o seu negócio (se ele estiver próximo de um PokeStop, claro). Vou compartilhar duas ideias que pensei agora, mas espero que você também compartilhe as suas nos comentários abaixo. 😀

Programe ações nas redes sociais

Sua loja possui Facebook? Instagram? Snapchat? As redes sociais serão suas maiores aliadas durante a saga PokémonUse esses canais de amplo alcance para divulgar promoções relacionadas ao game. Você poderá, por exemplo, dar um desconto específico para os mestres que estiverem na sua localidade à procura dos monstrinhos.

Lembre-se, no entanto, de avisar seus seguidores com antecedência, pois nunca é demais recordar que cada Pokémon só ficará dando sopa no PokeStop por 30 minutos. Desta forma, faça postagens ou vídeos falando sobre a iniciativa e deixe claro quando que a ação irá ocorrer – mencione também que as eventuais ofertas serão válidas apenas em determinado dia ou durante o período de 30 minutos.

Oferecer descontos? Fica a critério da casa

Fazer ou não uma promoção vai ser um critério de cada lojista. Eu particularmente acho que ofertas podem tornar a ação muito mais rica, mas você já sairá ganhando só de atrair dezenas de pessoas que talvez nunca tenham visitado seu negócio na vida.

Faça um gancho para sua loja online

O comércio eletrônico não tem fronteiras. Você vende para toda a cidade, todo o estado, todo o país e se quiser para todo o mundo. Portanto, se você vai aderir à onda Pokémon, aproveite o gancho para fazer uma boa propaganda da sua loja virtual.

Em primeiro lugar, lembre-se que a ação direcionará ao seu negócio pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar dele na vida. Sendo assim, use esta oportunidade para mostrar que você também vende pela internet. Você pode fazer isso através de um banner legal dentro da loja, adesivos na vitrine ou avisos espalhados pelo local.

O mais importante é fazer com que esses potenciais consumidores que eventualmente venham de outras regiões saibam que você tem um site e não precisem se deslocar grandes distâncias para comprar novamente, pois saberão que também podem adquirir seus produtos pelo computador.

Uma outra estratégia, essa mais focada em aquisição, é dar um cupom de desconto para a loja virtual aos visitantes que fizeram uma compra na loja física. Isso permitirá que você consiga uma dupla venda por diferentes canais, maximizando assim os lucros e o alcance da sua marca.

E o que fazer se eu não tenho uma loja física?

Ótima pergunta. Se você só vende pela internet, como é o caso de muitos microempreendedores, uma alternativa é abrir o que os americanos chamam de pop-up shop, ou seja, um espaço físico temporário com alguns artigos da sua loja virtual. Falando o português claro, seria uma barraquinha/quiosque na rua contendo os seus principais produtos.

Caso você adote essa estratégia, é primordial que seu pop-up shop esteja localizado próximo a um PokeStop, pois desta forma você poderá comprar Lure Modules e levar os monstrinhos até o seu “novo” endereço físico, atraindo assim muitos potenciais consumidores.

Casos práticos de sucesso com Pokémon Go

Logo que o game se tornou uma febre dezenas de notícias começaram a pintar sobre restaurantes e lojas que se deram bem utilizando estratégias semelhantes às mencionadas acima. Esse artigo, por exemplo, fala de uma pizzaria em Long Island, Nova York, que diz ter aumentado as vendas em 75% depois do lançamento de Pokémon Go. Ainda segundo o artigo, o proprietário do restaurante diz ter gastado apenas dez dólares para atrair uma dúzia de pokémons ao lugar.

Algumas ideias de como transformar essa febre em dinheiro também foram compartilhadas na internet. Separei aqui três casos que exemplificam essa “nova maneira” de fazer negócio.

Neste primeiro, uma loja física exibe um cavalete próximo à sua entrada convidando os mestres Pokémon que passarem pela região:

Pokémon Go

Este outro exemplo é mais direto ao ponto. “Pokémons são apenas para clientes pagantes”, diz o letreiro:

Pokémon Go E-commerce

Foto via: Huge

Por fim, um exemplo que mostra que jogos de realidade aumentada como Pokémon Go podem incrementar ainda mais a relação entre consumidor e lojista. A imagem retrata uma publicação no Twitter de um usuário agradecendo um restaurante pela iniciativa. “Obrigado pela Starmie (um dos pokémons) e pelo hambúrguer de frango frito”, diz a postagem.

Pokémon Go ecommerce

Foto via: Huge

Além de conquistar um cliente com a ação, o restaurante gerou ainda mais valor ao ser divulgado gratuitamente nas redes sociais. Está aí a mágica do negócio e um dos princípios do marketing: sua marca oferece algo super legal como diferencial e a comunicação boca a boca faz o resto do serviço por você.

Pronto para começar?

Pokémon Go já saiu aqui no Brasil. Agora você já pode amadurecer suas ideias e colocá-las em prática para atrair muitos novos visitantes até sua loja online.

Caso você ainda não venda pela internet e tenha gostado da possibilidade de aliar e-commerce e Pokémon, te convido a fazer um teste gratuito de 15 dias na plataforma da Nuvem Shop. Com certeza é a melhor opção para o seu negócio online.


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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