Como fazer seu planejamento estratégico para 2024

Imagem de um tabuleiro de xadrez representando planejamento estratégico

Planejamento estratégico é um processo que abrange a definição de metas para a empresa, estratégias para alcançá-las e recursos utilizados nessa tarefa. É o pilar básico da administração empresarial, que permite criar uma cultura organizacional sólida, investir em inovação e superar um ambiente altamente competitivo.


Você, alguma vez, já viajou sem um mapa? Se sim, sabe o quanto é difícil seguir um caminho sem a certeza de que ele te levará ao lugar certo. Quando pensamos no percurso das empresas, o mapa do nosso exemplo pode ser substituído pelo planejamento estratégico.

Como o próprio nome sugere, esse conceito faz referência a uma série de planos traçados pela organização de forma estratégica para que ela alcance os seus objetivos, sejam eles gerar receita, ganhar visibilidade, receber investimentos etc.

Quer aprender o que é planejamento estratégico e como criá-lo para a sua empresa? Então, pegue papel e caneta e anote todas as dicas a seguir! ✍️

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O que é planejamento estratégico?

Planejamento estratégico é o direcionamento que orienta os decisores de uma empresa a fazerem escolhas acertadas com base nos recursos que a organização dispõe. Esse é um plano de negócios sistêmico que possibilita seguir o melhor caminho para o crescimento saudável do negócio.

Esse delineamento é feito a partir de análises de cenários, definição de metas e ações concretas que permitem à empresa alcançar os objetivos.

O planejamento estratégico pode ser definido em curto prazo — mensal, anual ou semestralmente — ou, ainda, a longo prazo, para os próximos três ou cinco anos. O intervalo vai depender do que você espera alcançar com a sua empresa durante esse período e das necessidades urgentes do negócio.

Caso empresas similares à sua estejam ganhando espaço no mercado, é o momento de fazer um planejamento estratégico para entender esse crescimento. Isso inclui, por exemplo, fazer análise do mercado, estudo de público-alvo, precificação de produtos e, claro, análise da concorrência!

Podemos dizer, então, que o planejamento é a parte metodológica do processo, enquanto a estratégia aparece como soluções criativas, analíticas e pautadas em dados para uma tomada de decisão mais acertada.

💡 Saiba mais: O que é briefing?

Por que criar um planejamento estratégico?

Usando o exemplo que abriu este artigo, o planejamento estratégico é o mapa que guia a organização pelos melhores caminhos para que ela chegue ao destino pretendido. Sem essa organização prévia, as chances de se perder durante a travessia são muito grandes.

Veja, a seguir, quais as vantagens de criar um planejamento estratégico:

Fornece uma visão clara sobre a empresa

Definir missão, visão e valores da empresa já é o primeiro passo para a criação do planejamento estratégico. Além disso, ter uma cultura empresarial forte e documentada é um instrumento poderoso para garantir que o negócio se mantenha fiel às suas convicções.

Todos os envolvidos no processo — gestores e colaboradores operacionais — são responsáveis por seguir os planos traçados e cuidar para que os objetivos sejam concretizados.

Com isso, existe um forte alinhamento entre todos os membros da equipe, fazendo com que as atitudes tomadas sejam coesas e direcionadas ao crescimento do negócio.

Cria uma empresa integrada

Uma vez que todos os colaboradores estão seguindo o mesmo mapa para chegar ao destino proposto, ruídos e gargalos que surjam ao longo do caminho serão facilmente solucionados.

Esse ambiente colaborativo ainda permite trocar ideias, aumentar o engajamento do time e, com isso, criar uma cultura de inovação dentro da empresa. Com o tempo, você verá que esses fatores são cruciais para ter um negócio de sucesso.

Transforma ideias em ações concretas

Outra vantagem do planejamento estratégico é identificar oportunidades de crescimento e desenvolvimento, seja da solução que sua empresa vende ou mesmo dos processos internos.

Embora as ideias para fazer a empresa crescer estejam bem desenhadas na mente do gestor, é preciso documentá-las para que elas possam ser estruturadas e concretizadas. Para fazer isso, você pode usar vários métodos, como mapa conceitual, documentação por escrito e até mesmo fluxogramas.

Proporciona vantagem competitiva

Empresas que investem no planejamento estratégico dão um salto em relação aos concorrentes que ainda não se dedicam a essa tarefa. Isso porque os objetivos ficam mais claros, facilitando a elaboração de metas que ajudarão a alcançar esses propósitos.

Essas metas colaboram para a definição de KPIs (Key Performance Indicators ou indicadores-chave de performance, em português), que indicam o desempenho de diversas esferas de um negócio, como vendas, finanças, atendimento ao cliente e marketing.

Tendo sempre à mão esse mapa que ajuda a conduzir a empresa pelo caminho do sucesso, você terá um negócio online saudável, fiel aos seus valores e capaz de contornar as adversidades.

8 Cs do planejamento estratégico

Os 8 Cs do planejamento estratégico são oito princípios que norteiam a execução de um plano eficiente em uma empresa. Confira quais são eles:

  1. Conhecimento: todo planejamento estratégico deve ser embasado por informações sólidas e confiáveis, de modo que a empresa consiga alcançar metas realistas;
  2. Coragem: planejar e executar também exige coragem da gestão, uma vez que um plano desse tipo pode gerar incômodos e ser intimidador para alguma equipes;
  3. Confiança: o planejamento estratégico de sucesso depende ainda da confiança do time nas metas estabelecidos e nos gestores encarregados de seguir os objetivos proposto;
  4. Competência: os profissionais envolvidos na elaboração do plano estratégico da empresa devem ter competências analíticas, gerenciais e colaborativas para garantir que tudo saia conforme o esperado;
  5. Controle: é uma palavra-chave no planejamento, pois é fundamental acompanhar o desempenho de cada métrica estabelecida bem de perto;
  6. Comunicação: todos os profissionais envolvidos devem ter visibilidade sobre o plano e informações sempre atualizadas sobre o progresso da equipe;
  7. Colaboração: é fundamental manter uma abordagem colaborativa, na qual todos podem opinar e contribuir com o andamento do plano;
  8. Comprometimento: por fim, os planos bem-sucedidos têm em comum o comprometimento de todo o time com as metas propostas.

Como fazer um planejamento estratégico?

Agora que você já entendeu que o planejamento estratégico é todo o processo de criação e execução de planos para alcançar os objetivos da organização, chegou o momento de colocar a mão na massa!

Confira as etapas a seguir e elabore um cronograma para desenvolver o seu planejamento estratégico:

1. Elabore um diagnóstico

O primeiro, e talvez mais importante, passo é avaliar como anda a saúde da sua empresa atualmente e como você espera que ela esteja nos próximos anos. Você pode fazer isso por meio da análise SWOT, uma técnica que permite entender o cenário em que uma empresa se encontra e mensurar dados importantes para projetar o futuro do negócio.

matriz de análise swot

Determine as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para, então, entender o contexto em que sua empresa está inserida. Isso permite elaborar estratégias mais alinhadas aos objetivos que se deseja alcançar.

💡 Saiba mais: O que é análise Pestel e qual a importância para o seu negócio?

2. Trace missão, visão e valores

Estabelecer a identidade de uma empresa e seu posicionamento de marca são fundamentais para um planejamento estratégico. Ter clareza sobre esses pontos garante o alinhamento entre os membros da equipe e oferece um diferencial competitivo substancial.

A missão diz respeito ao propósito da organização. A visão representa o futuro, onde a empresa pretende chegar por meio da sua visão. E, por fim, os valores são os princípios básicos que devem pautar os comportamentos e as ações de todos os envolvidos no negócio.

💡 Saiba mais: Como definir missão, visão e valores de uma empresa?

3. Determine metas e objetivos

Se o planejamento estratégico é o mapa usado pela empresa para chegar ao destino maior, as metas servem como destinos intermediários, menores e em curto prazo. Embora pareçam menos importantes, elas são a chave para que o caminho seja percorrido com segurança.

Os objetivos, no entanto, são realizações de maior impacto e mais amplas, normalmente de médio e longo prazo.

Considere que o objetivo de uma empresa, no momento, seja conseguir investidores. Para isso, ela precisa aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento. Dessa forma, é possível mostrar para o mercado que o negócio é lucrativo.

💡 Saiba mais: O que são stakeholders e qual a sua importância?

4. Defina o público-alvo

Um planejamento estratégico também deve ser pensado considerando o seu verdadeiro público-alvo, os clientes. Afinal, sem eles, sua empresa não terá propósito para existir.

Portanto, elabore um estudo aprofundado sobre quem é o seu cliente e quais são seus hábitos de consumo e, a partir daí, crie uma persona para o negócio.

A persona é a representação semifictícia do cliente ideal de uma marca ou empresa. Também conhecida como buyer persona ou avatar, ela é fundamentada por informações reais sobre comportamento e características demográficas dos consumidores.

5. Estabeleça indicadores-chave de sucesso

É importante saber com clareza o que deve ser medido para avaliar o sucesso ou fracasso do planejamento estratégico. Para isso, defina indicadores-chave alinhados aos aspectos que você pretende analisar.

Para entender como anda a satisfação do cliente, é interessante avaliar o indicador de NPS (Net Promoter Score) e o churn rate — métrica que indica a taxa de cancelamento de clientes em um determinado período. Para saber mais sobre esses conceitos, não deixe de baixar gratuitamente o material abaixo:

📘 Confira o e-book: Modelo de pesquisa de satisfação: perguntas prontas e ferramenta digital de análise

Por outro lado, para saber como andam os indicadores financeiros e a lucratividade da sua loja virtual, pode considerar o ROI (retorno sobre investimento). Confira o material a seguir e conheça todos os indicadores que você deve avaliar no seu e-commerce:

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6. Crie um plano de ação

Chegou o momento de elaborar as ações que ajudarão você a concretizar o seu planejamento estratégico. Saiba que não há uma regra definida sobre como criar o plano, o importante é seguir algumas boas práticas para que ele seja abrangente e, ao mesmo tempo, didático.

Para isso, você pode utilizar uma ferramenta conhecida como 5w2h. Ela submete as pessoas a sete perguntas que servirão de guia para traçar as ações. São as seguintes?

  • O que deve ser feito? (What);
  • Por que deve ser feito? (Why);
  • Quem deve fazer? (Who);
  • Onde deve ser feito? (Where);
  • Quando deve ser feito? (When);
  • Como deve ser feito? (How);
  • Quando custará para ser feito? (How much).

7. Monitore e analise os resultados

Por fim, tenha em mente que o planejamento estratégico não é algo imutável, mas uma ferramenta extremamente dinâmica e flexível, usada para monitorar e direcionar os avanços pelos quais a empresa está passando.

Por isso, caso seja necessário fazer uma mudança, não hesite! Além disso, acompanhe de perto os resultados alcançados e veja se as metas e os objetivos estão levando você pelo caminho que traçou inicialmente, seja ele potencializar as vendas, ter uma loja virtual de sucesso ou aumentar o faturamento.

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Como ter uma cultura de planejamento estratégico no seu negócio?

Não basta fazer o planejamento estratégico uma única vez: você precisa incorporar esse processo à sua cultura organizacional para que a empresa caminhe na direção da prosperidade. Veja alguns passos para conseguir esse objetivo:

Tenha uma visão clara do seu negócio

Você sabe onde quer que sua empresa esteja daqui a dez anos? Então, é importante pensar em uma visão de longo prazo, de modo que todas as decisões tomadas no seu negócio tenham como horizonte um objetivo principal.

Lembrando que todos os membros da empresa precisam ter essa visão muito clara e incorporá-la a cada atividade realizada no dia a dia.

Envolva todos os colaboradores

O planejamento estratégico só funciona se você envolver todos os colaboradores da empresa nos objetivos do negócio. Por isso, é importante ter um processo democrático no qual todos possam participar, contribuir com ideias e acompanhar as métricas.

Uma dica é fazer workshops sobre planejamento estratégico, promover sessões de brainstorming e, se possível, incluir o desenvolvimento de estratégias em feedbacks.

Defina Metas SMART

As Metas SMART ajudam você a definir objetivos realistas e coerentes para sua equipe. Veja o que significa o acrônimo e entenda o modelo:

  • Specific (metas específicas);
  • Measurable (metas mensuráveis);
  • Attainable (metas atingíveis);
  • Relevant (metas relevantes);
  • Time Based (metas temporais).

Ou seja, suas metas precisam ser específicas, possíveis de mensurar, atingíveis, relevantes para o negócio e ainda precisam ter um prazo específico.

Capacite a liderança

Os líderes da empresa são os responsáveis por transmitir o modelo de planejamento estratégico a todos os colaboradores. Afinal, eles dão o exemplo e são as figuras de referência no negócio.

Por isso, é fundamental que você capacite a liderança para ter uma visão estratégica e promover a abordagem do planejamento para as equipes. Hoje, existem vários programas de mentoria, workshops e formações que você pode oferecer aos líderes para garantir uma mentalidade voltada ao planejamento estratégico.

Tenha canais de comunicação abertos

Seus colaboradores têm um canal de fácil acesso para tirar dúvidas sobre o planejamento estratégico da empresa? Disponibilize um e-mail ou uma pessoa responsável para tratar desse assunto e garantir uma comunicação eficiente sobre as metas do negócio.

Que tal criar o seu planejamento estratégico?

Esperamos que este guia tenha ajudado você a entender o que é planejamento estratégico, por que essa etapa é tão importante para o crescimento do seu negócio e, claro, como elaborar um plano completo.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre planejamento estratégico

Planejamento estratégico é o direcionamento que orienta os decisores de uma empresa a fazerem escolhas acertadas com base nos recursos que a organização dispõe. Esse é um plano de negócios sistêmico que possibilita seguir o melhor caminho para o crescimento saudável do negócio.

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