21/09/2015

Os 7 principais erros cometidos por empreendedores

Principais erros empreendedorismo

Embora extremamente gratificante, o empreendedorismo é uma jornada bastante desafiadora para os que desejam construir seus sonhos: são inúmeras as responsabilidades, as coisas a serem aprendidas, as variáveis do mercado e as decisões a serem tomadas.

Para que você acerte em seu negócio e tenha uma carreira equilibrada e com grandes conquistas, preparamos uma lista com os sete erros mais comuns cometidos pelos empreendedores:

1. Não analisar o mercado

Como ter sucesso em algo que não se conhece? Muitos empreendedores pecam ao acreditarem que, apenas fazendo um bom investimento, conseguirão se estabilizar em áreas que não dominam.

Fazer uma análise prévia de mercado é essencial para fundar uma empresa. Estudando as características do seu segmento, a concorrência e a resposta do público ao seu tipo de produto, você terá acesso a informações valiosas para a sua administração – que também poderão ajudá-lo a definir o seu diferencial.

2. Não ter um foco definido

Se não souber exatamente o que você quer, é provável que obtenha resultados não tão agradáveis. Já falamos bastante do quanto é importante definir objetivos e metas para o seu empreendimento, mas vale a pena reforçarmos essa questão.

Estabelecendo direções e planos de ação para você e os membros da sua equipe, todos saberão diariamente o que fazer e terão bons motivos para isso, já que o alvo estará bem definido e “logo ali”, possível de ser atingido.

3. Não se planejar adequadamente

Tendo em mente tudo o que você deseja alcançar e o que precisará fazer para isso, é essencial fazer todo o planejamento adequado. Podemos dividi-lo em duas grandes vertentes: o financeiro e o de tempo.

O planejamento financeiro garante a estabilidade e o crescimento da sua empresa, além de orientar a precificação do seu produto. Já o planejamento de tempo é fundamental para “fazer acontecer”, validar a sua rotina de trabalho e gerar os resultados previstos.

4. Não escolher bons colaboradores

Como empreendedor, você é o grande responsável pelo sucesso da sua empresa. Isso não quer dizer, contudo, que conseguirá fazer tudo sozinho. Escolher as pessoas certas com quem trabalhar é crucial para a conquista das suas metas.

Não se precipite ao selecionar seus fornecedores e funcionários e considere sempre os valores do seu negócio. Nada é mais importante do que a sua visão e a qualidade do seu produto ou serviço – nem mesmo um preço abaixo da média do mercado ou a simpatia por alguém que, na verdade, não realiza tanto assim.

5. Não manter uma rotina de trabalho organizada

De nada adianta ter metas estabelecidas e um bom planejamento se você não tem controle sobre a sua própria rotina de trabalho. A desorganização não apenas diminui o potencial das suas ações como, a médio e longo prazo, prejudica o seu desempenho como profissional.

Para evitar quaisquer problemas, certifique-se de manter todas as suas tarefas em ordem, sabendo exatamente o que precisa ser feito agora, o que ficará para depois, o que não vale a pena executar e o que será delegado.

6. Não dar atenção a todas as áreas comerciais

Durante a fase inicial do seu empreendimento, é normal precisar priorizar alguns setores em relação aos outros. Certos componentes como fornecedores e plataforma, por exemplo, são indispensáveis para gerar as suas vendas inaugurais e conquistar os seus primeiros clientes.

Assim que possível, porém, é importante dedicar-se também às outras áreas comerciais, responsáveis pela fidelização do seu público e o crescimento da sua empresa: marketing (especialmente digital) e atendimento ao cliente. Para algumas dicas, você pode conferir nossos cursos Ferramentas gratuitas de marketing online e Atendimento ao cliente online, disponíveis gratuitamente na Universidade do E-commerce.

7. Não analisar os resultados

Às vezes, no meio do caminho, é importante dar uma pausa e refletir se as suas ações diárias estão te levando aonde você quer chegar, de acordo com as metas já estabelecidas.

Para certificar-se de que tudo está sendo realizado da maneira ideal, mantenha um acompanhamento das suas métricas. Também pode ser interessante determinar períodos do ano para solicitar feedback do seu público e analisar todas as respostas com a sua equipe.

Entendido?

É preciso ter em mente que, para o sucesso de um empreendimento, tudo precisa de investimento – seja de tempo, conhecimento ou dinheiro. Portanto, para alcançar os resultados esperados, todas as questões importantes para a manutenção e o desenvolvimento do seu negócio devem ser contempladas.

Caso você invista no e-commerce, uma boa alternativa de plataforma é a Nuvem Shop, que oferece toda a segurança e facilidade que você precisa. Crie sua loja virtual e experimente!

Data da última atualização: 29/08/2018


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Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.


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