3 dicas para organizar os canais de venda com um ERP na Black Friday

Por: Daniela Borsoi
Criado em: 14/11/19.
Atualizado em 27/11/19.
6 min
de leitura

Índice

ERP-Black-Friday

Estamos chegando perto de um dos grandes dias para o comércio eletrônico: a Black Friday! É o momento para explorar novas estratégias para vender mais e aumentar o faturamento no final do ano.

O planejamento adequado é um gatilho para que a empresa alcance as metas de venda. Sendo assim, prepare-se para o grande dia e não deixe para resolver tudo na última hora.

Para alcançar as metas de venda, uma das estratégias é vender produtos em mais de um canal, como loja física e e-commerce, o que exige organização para que tudo aconteça conforme o planejado. E organizar estes canais de venda é fundamental para garantir a satisfação do cliente na hora da venda.

Desafios de uma empresa que vende em multicanais

Empresas que optaram por vender através de mais de um canal acabam passando por alguns desafios, mas que, se bem estruturados, só trazem benefícios para a rotina organizacional, como a eficiência dos processos e diminuição das falhas.

Separamos alguns dos desafios na hora de vender em mais de um canal, para que sua empresa possa se organizar e oferecer uma melhor experiência para os clientes.

  • Quais produtos devo oferecer nas promoções de Black Friday?
  • Como controlar o estoque para suprir a demanda e fazer compras mais assertivas?
  • Consigo gerenciar todas as vendas em um mesmo local para evitar problemas?

Além destas, uma série de dúvidas se passa na cabeça do gestor. Afinal, este é um momento em que a quantidade de vendas aumenta e a operação precisa estar preparada.

Uma forma de dominar os desafios citados acima é escolher um ERP para auxiliar na organização dos canais. Ele é um grande aliado para as empresas que buscam segurança nas informações e agilidade nos processos.

No caso de dias com alto volume de vendas, como a Black Friday, o ERP se torna ainda mais importante para que os processos sejam centralizados para diminuição de falhas, mesmo com maior demanda.

Como um ERP auxilia na Black Friday

O ERP é um sistema que centraliza e organiza as atividades de uma empresa. Todas as informações do negócio ficam centralizadas em um local, para que se tenha fácil acesso, sempre que for necessário.

Esse sistema possui algumas funcionalidades que auxiliam as empresas multicanal a serem mais organizadas para que os processos sejam realizados com máxima eficiência. Conheça algumas delas e saiba de que forma elas podem te auxiliar, mesmo em momentos intensos como a Black Friday!

  1. Integrações

O ERP permite que sejam realizadas integrações com marketplaces e plataformas de e-commerce, além de formas de envio como transportadoras e Correios e meios de pagamento. 

Com tudo integrado, fica fácil disponibilizar produtos para vendas, alterar os preços dos artigos escolhendo as melhores práticas para cada canal, atualizar os estoques, organizar o financeiro, escolher a forma de envio e o melhor: os pedidos são recebidos em um mesmo lugar.

Com os pedidos do e-commerce reunidos, você pode seguir com a separação das mercadorias, emissão de notas fiscais e envio das encomendas via transportadora. Você pode conectar as formas de envio ao ERP e imprimir as etiquetas para poder enviar os produtos para os clientes.

As integrações dentro de um ERP deixam os processos mais ágeis e menos trabalhosos, visto que tudo fica centralizado, sem depender de diversos sistemas para organizar as vendas.

  1. Controle de estoques

É fundamental para empresas que possuem um ou mais canais de venda manter o estoque em dia. Na Black Friday, este controle se torna mais importante devido à quantidade de vendas e à alta demanda por determinados produtos promocionais.

Quando o cliente compra um produto, seja ele com desconto ou não, o mínimo que ele espera é receber este produto. E se sua empresa vender itens que não possuem estoque, a experiência do cliente fica negativa. E um cliente insatisfeito dificilmente volta a comprar.

O ERP é importante pois atualiza os estoques nas lojas que estão integradas, para que não haja problemas com falta de produtos. Além disso, é possível integrar orquestradores de pedidos ao ERP. Dessa forma, sempre que uma compra for realizada, o estoque já é atualizado em tempo real.

Outra forma de controlar os estoques é utilizar diferentes depósitos para direcionar produtos para cada canal. Conforme as vendas são realizadas, você pode fazer mudanças nas quantidades dos estoques para garantir a continuidade das vendas. Por exemplo: se uma loja não está vendendo um produto e a outra já está computando vendas, você pode transferir os estoques de uma para a outra, a fim de aumentar o faturamento.

  1. Relatórios precisos

Com um ERP, você pode abandonar as planilhas. Todas as informações de que você precisa se encontram em relatórios precisos que auxiliam na tomada de decisão

Um relatório interessante é o de necessidade de compras, que tem como objetivo indicar a cobertura de estoque, sendo este relacionado às vendas ou ao estoque mínimo. É uma forma que sua empresa pode utilizar para saber quanto deve comprar para suprir a demanda das vendas.

Ao se tratar de Black Friday, uma das grandes preocupações é saber o que anunciar com desconto. Ao utilizar o Relatório de Giro do Estoque, oferecido por ERPs como o Tiny, você consegue analisar quais são os produtos que tiveram uma baixa movimentação ou que estão em situação de encalhe em determinado período. 

Uma estratégia é fazer uma campanha direcionada para estes produtos. Afinal, produto parado gera custos para empresa, sendo por uma compra que já foi paga e não obteve receita com as vendas e até mesmo custo de um espaço extra para estoque.

Sucesso na Black Friday 2019

Deixamos aqui para você três recursos de um ERP indispensáveis para que você tenha sucesso nesta e em outras Black Fridays! Aproveite e comece a colocar em prática cada um deles, para que sua empresa esteja preparada para o dia 29 de novembro. Organize-se, pois ainda dá tempo!

É importante lembrar que o preço baixo vende produtos, mas pode não ser suficiente para conquistar um cliente. Uma boa experiência vai fazer com que os clientes retornem para compras futuras. Portanto, aproveite este momento para criar um relacionamento.

Boas vendas!

Daniela Borsoi

Formada em Publicidade e Propaganda, faz parte do time de marketing da Tiny ERP, focando na produção de conteúdos.


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