O que você precisa saber sobre CTA

Call-to-action o que é

Calls-to-action, “chamadas para ação” traduzido livremente, são pontos de destaque na página que atraem a atenção do usuário para determinados objetivos. Normalmente em forma de botão, estes chamados convidam o usuário para se cadastrar, assinar newsletter ou comprar produtos, por exemplo.

Mas apesar de seu conceito prático, existem algumas práticas importantes que devem ser seguidas pelo webdesigner para que as CTA’s tenham bons resultados. Veja as cinco dicas principais para uma CTA objetiva e eficaz.

1. Crie contraste

É importante que a CTA tenha destaque nas páginas quando comparada os demais conteúdos. Ela precisa ter cores chamativas e localização estratégica para que o usuário a enxergue bem e complete a ação desejada.

2. Tamanho importa

Além da cor, outra característica importante destas chamadas é o tamanho. Uma opção maior será mais fácil de encontrar e visualizar. Ao mesmo tempo, é necessário encontrar um tamanho ideal que cumpra sua função e que mantenha um bom critério estético. O ideal é manter um equilíbrio com o restante do design, atraindo o olhar do usuário para estas chamadas.

3. Coerência

Ao decidir a forma desta CTA, é recomendável ter coerência em todas as páginas; o mesmo botão para todas as instruções, por exemplo. Se o seu botão de comprar é verde e o de cadastrar é azul, mantenha-os assim em todas as páginas internas também, já que o seu cliente se acostumará com esta linguagem.

4. Limite as opções

Está comprovado que oferecer opções demais é negativo para o processo decisório do cliente. Ele pode se perder quando existem muitas informações atraindo a sua atenção. Pense em uma rua com dezenas e dezenas de outdoors; é difícil saber no que se focar.

Por isso, é importante que nas páginas das lojas que você criar estas opções sejam bem desenhadas. Especialmente em páginas como a do carrinho, procure deixar apenas a CTA do próximo passo; já CTA’s secundárias (como cadastro de newsletter, por exemplo) devem ser menores e mais presentes nas laterais. Foque sempre na opção principal que você quer que o consumidor siga.

5. Palavras certas

Para uma CTA bem objetiva, o texto da chamada é essencial. Procure palavras que tornem o botão o mais específico possível e que deixe bem claro o caminho que será seguido através dele. Isso faz com que diminuam as frustrações do usuário e aumentem as chances de conversão.

Pense que se o cliente clica em um botão para ver mais ou para se cadastrar e é jogado diretamente na página do carrinho, o lojista perderá a chance de trabalhar aquele usuário, que provavelmente fechará o e-commerce ou partirá para outra navegação. Outra dica é utilizar palavras no imperativo, que ajudam o cliente a entender as orientações da página: compre, cadastre-se, receba…

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Dannie Karam

Com mais de 10 anos de experiência em gerenciamento de projetos digitais, Danniela é comunicadora, escritora e líder do time de Branding da Nuvem Shop. Gosta de música, viagem, pessoas e culturas. E sempre fala demais, especialmente quando escreve de si em terceira pessoa.


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