23/05/2015

O que você precisa saber sobre busca de produtos

Mesmo com um menu de navegação completo e bem categorizado, nem sempre chegar em um determinado produto é fácil. Especialmente quando existem vários produtos similares, é complicado encontrar exatamente aquilo que estamos procurando em um e-commerce.

Quanto mais interna a página estiver, mais aumenta também a tendência de um produto ficar inacessível. Por isso, a busca em um e-commerce é essencial. E para que ela seja efetiva, algumas considerações devem ser levadas em conta na criação das lojas.

1. Visibilidade

Uma boa localização para o campo de busca sempre será na parte superior direita. É uma navegação já natural do usuário, e tem o destaque na medida certa, já que se trata de uma ferramenta complementar à navegação. É importante também que a busca esteja presente em todas as páginas do site, mesmo as específicas de produtos ou institucionais.

2. Tamanho

A caixa de busca deve ser suficientemente larga para que os usuários vejam o que estão escrevendo. Recomenda-se ter pelo menos 27 caracteres visíveis nesta caixa. Além disso, é importante ter uma altura razoável para caber o cursor do mouse. Quando não se cria uma caixa com estas considerações, o usuário tem a sensação de erro de funcionamento da página.

3. Cor

Deve ser fácil de se reconhecer a caixa de busca em uma página. Além do tamanho, outro elemento que se deve considerar para isso é a cor que será utilizada. Jamais a caixa deve estar na mesma cor do fundo do layout, e nem mesmo na cor de outras CTA’s. O usuário precisa entender que ali é sua caixa de busca, bem claramente, que vai levá-lo onde deseja. Vale pesquisar páginas similares para pegar referências.

4. Botão de busca

O botão para “buscar” deve ser quase do tamanho da caixa e deve ser fácil para clicar ou para ser tocado (no caso de navegação mobile). Pode ser um botão com o texto Buscar ou Procurar, mas também é possível usar ícones bem conhecidos, como, por exemplo, a famosa lupa.

O importante é o usuário saber exatamente como ele vai conseguir encontrar o que foi digitado. Você também pode deixar um texto padrão na caixa de busca, indicando um exemplo de como o texto do usuário aparecerá na caixa, mas lembre de programar corretamente para que este textinho suma ao ser clicado. É bem ruim para o usuário ter que apagar todo o texto padrão.

5. Erros ortográficos

O usuário nem sempre sabe escrever o nome de um produto ou marca. Ainda mais se falarmos de marcas estrangeiras. Se o e-commerce já estiver preparado pra isso, a chance do usuário encontrar aquilo que está buscando aumenta consideravelmente. Por isso, adicione sempre termos sugeridos, palavras-chave similares ou outras sugestões que ajudem o cliente a encontrar o que procura.

6. Priorize corretamente os resultados de busca

A primeira página de resultados de uma busca sempre é a mais importante porque, além de trazer o que é mais relevante de acordo com os termos pesquisados, costuma ser a mais vista por usuários que não gostam de seguir pesquisando em outras páginas. Isso significa que você deve configurar a loja e alimentá-la para que esta ferramenta funcione precisamente: se uma pessoa procura por calças jeans e a busca só mostra calças de linho, a tendência é que o usuário abandone a loja à procura do produto ideal.

7. A página de respostas

Conforme mencionado, a resposta precisa ser direta e certeira. E para isso, é importante ter uma configuração correta na página de resultados:

  1. A caixa de busca deve estar sempre visível ao topo e abaixo das respostas;
  2. A quantidade de resultados deve estar expressada em números;
  3. Deve haver um filtro para as respostas para encontrar produtos por preço, produtos mais visitados e assim por diante;
  4. Os links que já foram abertos anteriormente devem ficar em outra cor para eliminar buscas repetidas;
  5. Paginação nos resultados ou scroll infinito para que os resultados se mostrem de acordo com a navegação do usuário.

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Data da última atualização: 16/02/2018


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Dannie Karam

Com mais de 10 anos de experiência em gerenciamento de projetos digitais, Danniela é comunicadora, escritora e líder do time de Branding da Nuvem Shop. Gosta de música, viagem, pessoas e culturas. E sempre fala demais, especialmente quando escreve de si em terceira pessoa.


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