O que são cupons online e por que usá-los na sua loja virtual?

Cupons de desconto para loja virtual

Hoje iniciamos uma série de artigos que tem como objetivo falar um pouco mais sobre os cupons online que você pode usar em sua loja virtual. Ao longo dos próximos dias, veremos o que são esses cupons, como o seu negócio pode crescer com eles, alguns bons exemplos de como eles são usados e que ferramentas podem facilitar a integração com o seu empreendimento.

O que são cupons de desconto?

Os cupons de desconto online são formas de atrair clientes e promover a sua marca. Em geral, é preciso criar um código e associá-lo ao desconto, por exemplo: criar o código “SHOES20” para oferecer 20% de desconto em todos os sapatos vendidos em sua loja. Assim, os clientes informam esse código no momento da compra para obter uma redução no preço final. Você também pode oferecer cupons para valores específicos ou frete grátis.

Essa estratégia é uma ótima forma de fazer o seu negócio crescer, ainda mais se você integra suas lojas física e online. Ainda que na América Latina a prática não seja tão difundida (sites de cupons e compras coletivas são mais comuns), é bom observarmos algumas estatísticas que incluem usuários dos Estados Unidos, Ásia e Europa para ter uma ideia da relevância que os cupons estão ganhando para o marketing: de acordo com a Statista, consultora especializada em internet, em 2011 aproximadamente 60% dos usuários usaram cupons para economizar.

Essa tendência sem dúvidas continua crescendo, considerando que somente nos Estados Unidos, em 2014, quase 70% das pessoas que compram pela internet concordaram que há mais chances de se manterem fieis às lojas virtuais se estas lhe oferecem cupons de desconto e códigos promocionais.

Que benefícios obter oferecendo cupons de desconto?

Atrair novos clientes

É fato que cada vez mais pessoas compram online a nível mundial. Esses consumidores têm um perfil “multicanal”, ou seja, esperam poder usar qualquer canal (loja virtual ou física, celular, tablet etc) e escolher o melhor momento do dia para comprar. O resultado é que todos os dias milhões de consumidores usam a internet para pesquisar e comparar preços, já que a concorrência entre as lojas virtuais vem crescendo continuamente.

Nesse contexto, é indispensável poder usar todas as ferramentas que você tem à mão para atrair clientes e aumentar suas vendas. Além de investir em marketing online, fazer e-mail marketing e contar com um site responsivo (entre outras coisas), oferecer descontos através de cupons é definitivamente um excelente meio de alcançar o que você deseja, já que incentiva aquelas pessoas que ainda não compraram em sua loja a fazê-lo porque é mais barato.

Recuperar usuários que abandonaram uma compra

A porcentagem de pessoas que abandonam uma compra antes de conclui-la é realmente alta: corresponde a aproximadamente 65% dos consumidores online. Isso implica, por um lado, que você se concentre para que os clientes não abandonem os carrinhos em sua loja virtual; por outro, que faça conclusões a partir das compras abandonadas em seu site para entender se há chance de recuperar alguns desses usuários através de cupons.

Por exemplo: se você percebe que um produto em particular da sua loja é frequentemente abandonado no carrinho, pode oferecer um cupom de desconto para incentivar sua compra. Ou também usar uma estratégia chamada remarketing para oferecer cupons de desconto fora da sua página (no Google ou no Facebook), alcançando esse público que não concluiu compras na loja e convencendo-os a voltar.

Reter clientes e aumentar a lealdade à sua marca

É sempre importante lembrar dos clientes que compram regularmente em sua loja virtual, e oferecer-lhes promoções e recompensas é um bom método de fazer isso. Se você identifica quem são esses clientes, pode disponibilizar descontos exclusivos por e-mail para que eles vejam que sua fidelidade é recompensada.

Promover novos produtos

Se você está por lançar um produto novo em sua loja, pode oferecer um preço especial por tempo limitado como forma de promoção, junto às outras estratégias que já havia pensado (e-mail marketing, publicidade, artigos em seu blog, posts nas redes sociais etc). Assim, você pode aumentar o interesse da sua audiência pela novidade.

Potencializar o consumo de produtos que não vendem tanto

Caso alguns dos seus produtos não estejam recebendo muita atenção, gerar um cupom (com um desconto ou frete grátis) pode ser uma boa forma de fazer com que esses itens voltem a ficar no “radar” dos seus compradores.

Nas próximas aulas, continuaremos abordando informações úteis sobre os cupons online. Enquanto isso, te contamos que com a Nuvem Shop você pode criar sua loja virtual e oferecer diferentes tipos de desconto, assim como fazem alguns dos nossos clientes:

“Oferecer cupons de desconto é uma estratégia que funciona muito bem para nós.” – Dominique Pérez, dona da Gala y Tónica.

“Uma das formas de fazermos promoções é oferecendo cupons de desconto em bazares e exposições que podem ser usados em nossa loja virtual.” – Andrea Michelle Rodríguez Castelazo, dona da Prusten Anillos Únicos.


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Leandro Sabater

Leandro é editor do blog da Nuvem Shop na Argentina. Gosta muito de ler, de música e de futebol. Sempre está pensando no que comer e, no seu ponto de vista, fruta não é uma sobremesa.

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