05/05/2016

O que são conversões e funis em uma loja virtual

Conversões e funis no e-commerce

Como te contamos anteriormente, a análise digital é o estudo das estatísticas relacionadas a uma loja virtual e tem como finalidade melhorar os resultados e fornecer mais ferramentas para a tomada de decisões.

Neste artigo, vamos nos aprofundar sobre um dos temas básicos relacionados a essa questão: as conversões de uma loja virtual ou site de e-commerce.

Tipos de conversões

Relembremos um pouco: chamamos de “conversão” o momento em que alguém compra um produto em sua loja virtual ou completa uma ação que o aproxima da compra. Portanto, podemos falar de dois tipos de conversões:

  • Conversões macro: ocorrem quando é cumprido o objetivo principal, como quando alguém faz uma compra na loja virtual. É o tipo de conversão mais importante e todo o trabalho de análise de estatísticas deve estar focado em aumentá-lo.
  • Conversões micro: são as que têm a ver com objetivos intermediários, que também são fundamentais porque permitem que as conversões macro sejam alcançadas mais facilmente. Um exemplo é quando a pessoa se inscreve na newsletter da loja virtual, demonstrando que está interessada em receber informações sobre os produtos vendidos.

A partir do conceito de conversão, podemos estreitar o assunto um pouco mais e falar sobre uma estatística que diz muito sobre a saúde do seu e-commerce: a taxa de conversão.

Trata-se da porcentagem que relaciona as visitas totais recebidas e a quantidade de vendas concretizadas na loja. Portanto, obter este dado é bastante fácil: você precisa apenas dividir o número de visitas pela quantidade de vendas. Consideremos esse exemplo: se durante um dia seu e-commerce foi visitado por 100 pessoas e uma delas acabou comprando, a taxa de conversão foi de 1%.

De acordo com uma pesquisa da consultora Experian Hitwise, a taxa de conversão média no e-commerce brasileiro é de 1,65%, dependendo do tamanho da loja virtual. Em mercados extremamente desenvolvidos, como o dos Estados Unidos e de alguns países da Europa e Ásia, estima-se que varie entre 3% e 4%.

O que são funis de conversão

“Funil de conversão” é um termo geralmente usado para agrupar os passos seguidos pelo usuário para cumprir um determinado objetivo em um site na internet (neste caso, uma loja virtual).

Com um funil, você pode identificar os momentos em que os clientes abandonam sua loja sem concluir uma compra. As etapas de navegação podem ser:

  • Entrar na loja virtual;
  • Acessar uma página de produto;
  • Adicionar um produto ao carrinho;
  • Confirmar o pagamento e comprar o produto.

Veja um exemplo visual de funil de conversão:

Exemplo de funil de conversão

É muito importante analisar atentamente o que acontece em cada um destes passos a fim de entender o que pode ser feito para melhorar os resultados. Se, por exemplo, você percebe que está perdendo muitos clientes logo depois que eles clicam em algum produto, talvez seja preciso melhorar as descrições das suas mercadorias ou tornar a informação de pagamento ou envio mais clara. Veja mais dicas para melhorar sua taxa de conversão neste vídeo.

Resumo

Se você está começando a medir os resultados da sua loja virtual, é preciso conhecer as conversões mais importantes e saber utilizar os funis de conversão para aprimorar o desempenho do seu negócio. Nos próximos artigos, te ensinaremos a visualizar todas essas informações no Google Analytics.

No entanto, caso você ainda não venda pela internet ou esteja buscando uma solução alternativa, pode experimentar a Nuvem Shop por 15 dias grátis.

Data da última atualização: 29/08/2018


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Leandro Sabater

Leandro gosta muito de ler, de música e de futebol. Sempre está pensando no que comer e, no seu ponto de vista, fruta não é uma sobremesa.

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