SEO: o que é texto âncora e como usar no meu blog?

Por: Digital House
Criado em: 04/12/19.
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5 min
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Que utilizar links num texto de blog é um fator de ranqueamento, provavelmente você já sabia. Mas falar de texto âncora pode ser uma novidade para você que está iniciando sua jornada no mundo do SEO

Eles estão por toda a internet, mas poucos são os que sabem que existe até uma nomenclatura para tal. Sabe aquelas palavras ou expressões que ficam na cor azul, ou sublinhadas, e que contêm um hiperlink? Pois bem, aí estão os textos âncora!

Vamos entender, então, qual o papel deles na otimização para busca orgânica, pois eles são mais importantes do que se imagina. 

O que é um texto âncora

Bom, como falamos, o texto âncora nada mais é que qualquer palavra clicável dentro de um conteúdo, que serve para linkar uma página web à outra, seja dentro do próprio site ou em um site externo.

Ele informa para os mecanismos de busca, como o Google, exatamente do que se trata aquela página de destino que está no link. É uma maneira amigável de atrair o leitor para conteúdos relacionados, e para que ele entenda o que está por vir quando clicar.

Imagine que, sem ele, seu texto ficaria cheio de URLs aparecendo, o que poderia prejudicar a leitura e fazer com que o usuário perdesse o interesse pelo conteúdo.

Por que ele é tão importante?

O principal ponto do texto âncora é que ele ajuda a dar contexto ao link, indicando ao Google como a temática daquela URL deve ser classificada. Ou seja, deu pra perceber que escolher bem as palavras para atrelar ao link clicável também ajuda no bom desempenho da sua estratégia de SEO.

Lembrando que esse tipo de link ajuda a transferir autoridade de uma página para outra. Isso significa que, ao usar um texto âncora estratégico, com palavras-chave que são importantes para você e sua marca, você aumenta a possibilidade de cliques, o que auxilia para que esse link seja visto como relevante não só pelo leitor mas também para otimizar seu site para os mecanismos de busca.

Como criar um texto âncora?

Não se preocupe, pois não tem nenhuma fórmula complicada. Escrever um texto âncora requer muito mais o senso comum. É preciso agregar valor ao leitor, trazendo uma mensagem que atraia o clique e que converse exatamente com o link que você está oferecendo.

É preciso ser claro, preciso e conciso. Não vale criar um parágrafo inteiro cheio de palavras-chave para incluir o link, já que isso pode gerar penalizações pelos robôs do Google. Ao mesmo tempo, se o texto não for condizente com o link associado, isso também é prejudicial para a otimização nos motores de busca, viu?

E até mesmo olhando pelo lado mais técnico, saiba que as ferramentas de CMS como WordPress já trazem a opção de incluir um texto âncora de maneira muito intuitiva: basta selecionar exatamente a frase ou palavra em que você deseja incluir o hiperlink e inserir o link usando o botão respectivo nas ferramentas de texto disponíveis.

Quais os tipos de texto âncora?

Achou que não tem mais teoria sobre o assunto? Pois até mesmo os tipos de texto âncora são determinantes para ajudar no ranqueamento. Vamos a alguns exemplos:

  • Genérico: como o próprio nome diz, ele não tem nenhuma especificidade, sendo formado por palavras genéricas, tais como “clique aqui”, “saiba mais”, “acesse agora”, etc. Como não traz nenhuma palavra-chave relevante para os motores de busca, não é um texto âncora recomendado. Afinal, lembre-se que quando a leitura for feita, não será possível entender o que exatamente aquele link oferece.
  • Correspondência exata: quando a palavra/expressão usada é exatamente a keyword da página de destino. Esse é o tipo de âncora que mais pode ajudar a melhorar seu ranqueamento. Exemplo: se “dicas de SEO para e-commerce” for sua principal keyword da página de destino, a âncora de correspondência exata deve ser “dicas de SEO para e-commerce”.
  • Semântico: é semelhante ao caso anterior, da correspondência parcial, mas ao invés de usar a principal palavra-chave, usam-se sinônimos dela.
  • De marca: quando a âncora contém o nome da marca, seja empresa, site ou blog. Quase sempre, tratam-se de backlinks e estratégia de link building, sendo usados para referenciar a marca em conteúdos de outros sites.

Depois de compreender os conceitos de como fazer bons textos âncora, a recomendação é estudar muito sua própria marca e as palavras que melhor funcionam, assim como os seus concorrentes, para fazer benchmark e verificar o que dá certo “do lado de lá” também. Sem nunca esquecer que cada caso é um caso, e no mundo do SEO tudo é relativo, já que o Google leva em consideração outras centenas de fatores que não apenas os textos âncora!

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