18/07/2014

O que é Bounce Rate

Ursinho abandonado

Bastante gente me pergunta o que é bounce rate… Bem, bounce rate (ou taxa de rejeiçao, em português) é uma métrica muito utilizada para indicar a porcentagem de pessoas que entraram numa página e saíram dela sem clicar em mais nada por lá. Isso nem sempre é um indicativo ruim, já que dependendo do tema do site até faz sentido alguém entrar nele, ler, por exemplo, algum artigo, e depois sair.

Um bounce rate alto, todavia, deve ser motivo para se preocupar, pois pode sugerir que a pessoa achou a página pouco interessante, com conteúdo ruim ou difícil de navegar, o que é péssimo se o objetivo do seu site é converter esse visitante no futuro. Se você tem o Google Analytics configurado à sua página, como saber o que é um bounce rate bom ou ruim?

O gráfico abaixo (via HubSpot e QuickSprout) traz dados do próprio Google Analytics com os números modelo de bounce rate para diferentes tipos de sites. Ou seja, se você tiver uma loja online e seu bounce rate estiver entre 20% e 40%, por exemplo, você está incrivelmente bem (de acordo com o pessoal do Analytics, claro). Vale lembrar que quanto menor for o bounce rate, melhor é a performance do site.

O que é bounce rate

Sua página está bem ou mal posicionada? Se ela estiver muito fora da taxa ideal, damos algumas dicas para mudar esse cenário. Abaixo, veja as melhores práticas para reduzir o bounce rate do seu site:

  • Use as palavras-chave certas para atrair os clientes certos (o Planejador de Palavras-chave do Google pode te ajudar com isso); 
  • Crie landing pages (páginas de destino) com conteúdos atrativos e direcionadas para diferentes tipos de visitantes através de palavras-chave;
  • Cheque se o público-alvo dos seus anúncios online está bem segmentado;
  • Escreva metatags inteligentes para melhorar no ranking de SEO e atrair pessoas realmente interessadas em sua página;
  • Trabalhe na usabilidade da sua página, ou seja, tenha um bom contraste de cores, fontes maiores e legíveis, etc;
  • Invista em um layout responsivo, ou seja, que seja igualmente bem visto em múltiplas plataformas (PC’s, smartphones, tablets…). Veja boas práticas para o layout de uma loja online;
  • Faça com que links externos abram sempre em uma nova aba, nunca no lugar da página atual;
  • Fique atento ao tempo de carregamento da sua página. Um site muito pesado pode espantar usuários;
  • Evite que a publicidade distraia os visitantes, ou seja, fuja de pop-ups e coloque esses anúncios num lugar fixo dentro da página.

Aplicando essas técnicas você terá mais chances de fazer seus visitantes navegarem por mais páginas dentro do seu site. Gostou dessa dica rápida? Tem alguma experiência que gostaria de compartilhar com a gente? Comente na caixinha abaixo!

Caso você esteja procurando o lugar ideal para empreender na internet, teste os 15 dias grátis da plataforma da Nuvem Shop. É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 

Data da última atualização: 30/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


o-que-bounce-rate