O que é bot e como utilizar essa tecnologia no e-commerce

Por: Paloma Barra
O que é bot e como utilizar essa tecnologia no e-commerce

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Já imaginou quantas dúvidas o seu cliente pode ter antes de finalizar um pedido em uma loja virtual? Nesse contexto, não ter a respostas para algumas delas pode fazer com que ele saia da sua loja e vá buscá-las em outro local. E é aí que se torna importante saber o que é bot e como utilizar essa tecnologia.

A interação em tempo real é um dos fatores que mais atraem os consumidores na era digital e é imprescindível para negócios online. Esse pode ser até um fator determinante para finalização de uma compra.

Nesse sentido, os bots têm revolucionado a maneira como as empresas lidam e se comunicam com seus públicos. Com atendimento 24 horas por dia, 7 dias na semana, os bots mantêm os clientes engajados ao responder rapidamente as suas dúvidas e necessidades, oferecendo aos consumidores descrição de produtos, dados técnicos, além de informações de pagamento e de entrega.

A automação de algumas funções é um processo natural, diante dos novos hábitos de consumo, capaz de otimizar tempo, dinheiro e satisfação dos clientes. Desse modo, uma das formas de realizar essa automação é a utilização de bots. E, apesar das dúvidas sobre o que é bot, essa é uma ferramenta simples e muito eficaz.

O que é bot?

Resumidamente, bots são aplicações autônomas programadas para realizar tarefas pré-determinadas e capazes de fazer inúmeras requisições num espaço curto de tempo — algo que seria impraticável para um ser humano. O destaque e a popularidade desses robôs se devem à variedade de funções e características que podem ser inseridas em sua programação.

Os bots para e-commerce, por exemplo, são capazes  de realizar inúmeros atendimentos de forma simultânea, diminuindo o tempo de espera dos consumidores por uma resposta ou solução de um problema simples, que normalmente representam mais de 80% dos atendimentos em lojas virtuais.

Com detalhes e de forma personalizada, os bots são capazes de fazer todo o atendimento primário dos usuários, possibilitando que as equipes de atendimento/relacionamento sejam acionadas apenas em casos mais complexos.

Mas não para por aí. No e-commerce, um bot pode ser utilizado para diversas outras funcionalidades além da resolução de dúvidas, como, por exemplo:

  • indicação de produtos;
  • divulgação de promoções;
  • rastreamentos de pedidos.

Com tantas funções e o uso da tecnologia a seu favor, a implantação de um bot não é mais um desafio para os negócios digitais.

Todavia, é fundamental que a implementação dessa nova tecnologia faça parte de uma estratégia bem elaborada para geração de leads e impulsionamento de vendas. Sua utilização condicionada apenas pela tendência não gerará resultados, podendo causar frustrações e investimentos sem retorno.

Vantagens de usar bots no e-commerce

Agora que você sabe o que é bot e como ele pode ser usado no e-commerce, que tal entender os benefícios dessa ferramenta para sua loja virtual? Confira!

Atendimento personalizado

Quem não gosta de ser bem atendido, não é mesmo? Mesmo na internet, o relacionamento entre a marca e o consumidor é fundamental no processo de compra.

Apesar de não serem reais, os bots para e-commerce são construídos para ter uma persona bem definida. Assim, a sensação é de que o atendimento realmente é feito por um ser humano. Com o adicional de maior agilidade para começá-lo e também na busca por informações, essa tecnologia torna o atendimento mais individualizado.Isso porque ele se baseia em interações passadas e no histórico do cliente.

Tempo de espera

Esperar por atendimento é uma das maiores frustrações dos consumidores. Com bots para e-commerce, no entanto, as empresas ficam disponíveis para atender inúmeras pessoas ao mesmo tempo e enviar milhares de mensagens por dia, independentemente do horário ou dia da semana.

Com os bots solucionando diversas solicitações, apenas casos especiais são direcionados para equipe de atendimento. Isso reduz também o tempo de atendimento em demandas mais complexas.

Experiência do usuário

O uso dos chatbots no e-commerce permite ao consumidor ser bem atendido. Além disso, ele não precisa dispensar muito tempo em busca de informações fundamentais para o processo de compra e pode acessar ofertas personalizadas, entre outros benefícios.

Esses são aspectos essenciais para uma boa experiência do usuário. Afinal, ninguém tem tempo para fazer ligações ou passar horas pesquisando por um produto, nem quer ser mal atendido.

Crescimento em vendas

A principal vantagem dos bots para e-commerce é o aumento de vendas. Afinal, com um atendimento mais rápido, duvidas solucionadas e informações, à disposição, a motivação para fechar o pedido são muito maiores.

Agora você já sabe o que é bot, suas funções e benefícios. Então, por que não investir nessa tecnologia e aprimorar o atendimento no seu e-commerce?

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