30/07/2014

Melhore seu ranking do Google Ads com as Ad Extensions

Google ad extensions

Já falamos aqui anteriormente sobre a importância de realizar campanhas de Search Engine Marketing (SEM) no Google. No entanto, além de criar uma campanha com uma excelente lista de palavras-chave, você também deve trabalhar para que o seu anúncio se destaque dos concorrentes.

Por que utilizar as Ad Extensions do Google Ads?

As ad extensions do Google Ads te ajudam a adicionar dados úteis aos seus anúncios e a fazer com que eles se diferenciem dos típicos anúncios de texto que geralmente aparecem nos resultados de busca do Google. Por consequência, você melhorará o CTR da sua campanha e também o seu índice de qualidade.

Por outro lado, desde 2013 o Google incluiu o impacto das ad extensions no cálculo do ranking dos anúncios. Por conta disso, vale ressaltar que utilizá-las ajudará a sua publicidade a aparecer com mais destaque nos resultados de busca.

Como funcionam as Ad Extensions do Google Ads?

O primeiro que você deve saber é que o Google só mostrará as ad extensions quando prever que elas podem melhorar o rendimento do seu anúncio e quando seu ranking for alto o suficiente para aparecer acima dos resultados orgânicos – isso sem contar os anúncios da barra da direita.

Google ad extensions

É igualmente importante salientar que as ad extensions se configuram em forma de campanha, o que quer dizer que você deve configurá-las a cada campanha que for criada na ferramenta.

Ad Extensions existentes no Google Ads

De chamada

Google ad extensions de chamada

Objetivo: fazer com que as pessoas liguem para o seu negócio. Ideais para negócios locais, como restaurantes e hotéis.
Tipo de campanha para qual está disponível: Rede de Busca e de Display.
Disponibilidade regional: global.
Disponibilidade por dispositivo: PC’s de escritório, smartphones e tablets.

É recomendado que você configure os horários em que a ad extension é exibida para que ela apareça somente nos momentos em que seu potencial cliente está mais propenso a fazer buscas.

De local

Google ad extensions de local

Objetivo: gerar mais visitas até sua loja física. O usuário verá o local no mapa do Google e o telefone da loja mais próxima de onde ele se encontra (caso seja uma franquia).
Tipo de campanha para qual está disponível: Rede de Busca e de Display.
Disponibilidade regional: global.
Disponibilidade por dispositivo: PC’s de escritório, smartphones e tablets.

De vínculos dentro do seu site (sitelinks)

Google ad extensions sitelinks

Objetivo: ajudar o usuário a encontrar o que ele realmente está procurando ao exibir distintas páginas ou categorias do seu site.
Tipo de campanha para qual está disponível: Rede de Busca e campanhas dirigidas às redes de Busca e de Display ao mesmo tempo (as quais particularmente jamais recomendamos. Lembre-se que é melhor criar campanhas específicas para cada rede em particular).
Disponibilidade regional: global.
Disponibilidade por dispositivo: PC’s de escritório, smartphones e tablets.

De aplicativos

Google ad extensions de aplicativos

Objetivo: fazer com que os usuários baixem seu aplicativo para smartphones e/ou tablets.
Tipo de campanha para qual está disponível: Rede de Busca.
Disponibilidade regional: global.
Disponibilidade por dispositivo: smartphones e tablets.

Notas sociais

Google ad extensions notas sociais

Objetivo: mostrar sua quantidade de seguidores no Google Plus.
Tipo de campanha para qual está disponível: Rede de Busca e campanhas dirigidas às redes de Busca e de Display ao mesmo tempo (as quais particularmente jamais recomendamos. Lembre-se que é melhor criar campanhas específicas para cada rede em particular).
Disponibilidade regional: global.
Disponibilidade por dispositivo: PC’s de escritório, smartphones e tablets.

Pré-requisitos:

  • Verificar sua página do Google Plus;
  • O domínio da URL da sua página do Google Plus deve coincidir com o domínio da URL do seu anúncio. Por exemplo, se na sua página do Google Plus há a URL minhaloja.com.br, seu anúncio deve direcionar a uma página que tenha o domínio minhaloja.com.br, como, por exemplo, minhaloja.com.br/botas;
  • Sua página no Google Plus deve ter posts recentes de alta qualidade e pelo menos 100 seguidores;

No entanto, vale dizer que mesmo atendendo aos pré-requisitos citados acima, é possível que nem assim as notas sociais apareçam em todos os anúncios.

Número de visitas anteriores

Ad extensions visitas anteriores

Objetivo: mostrar ao usuário quantas vezes ele acessou determinada página – e quando foi a última vez. O número exibido é calculado através dos cliques recentes nos resultados de busca do Google (tanto orgânicos quanto pagos) que compartilhem a mesma URL que a URL visível do seu anúncio.
Tipo de campanha para qual está disponível: Rede de Busca e campanhas dirigidas às redes de Busca e de Display ao mesmo tempo (as quais particularmente jamais recomendamos. Lembre-se que é melhor criar campanhas específicas para cada rede em particular).
Disponibilidade regional: global.
Disponibilidade por dispositivo: PC’s de escritório, smartphones e tablets.
Pré-requisitos: o usuário que realiza a busca deverá estar logado no Google para poder ter acesso a esses dados.

De pontos de vista

Ad extensions pontos de vista

Objetivo: mostrar o ponto de vista de uma fonte confiável.
Tipo de campanha para qual está disponível: Rede de Busca e campanhas dirigidas às redes de Busca e de Display ao mesmo tempo (as quais particularmente jamais recomendamos. Lembre-se que é melhor criar campanhas específicas para cada rede em particular).
Disponibilidade regional: global, mas apenas em inglês.
Disponibilidade por dispositivo: PC’s de escritório, smartphones e tablets.

Notas do consumidor

Ad extensions notas do consumidor

Objetivo: mostrar a qualidade do seu produto ou serviço. Para obter esses dados o Google realiza pesquisas junto aos consumidores.
Tipo de campanha para qual está disponível: Rede de Busca e campanhas dirigidas às redes de Busca e de Display ao mesmo tempo (as quais particularmente jamais recomendamos. Lembre-se que é melhor criar campanhas específicas para cada rede em particular).
Disponibilidade regional: Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.
Disponibilidade por dispositivo: PC’s de escritório, smartphones e tablets.

Notas do vendedor

Ad extensions notas do vendedor

Objetivo: mostrar as notas que os usuários deram ao seu produto ou serviço. O Google obtém essas notas através de um conjunto de fontes selecionadas.
Tipo de campanha para qual está disponível: Rede de Busca e campanhas dirigidas às redes de Busca e de Display ao mesmo tempo (as quais particularmente jamais recomendamos. Lembre-se que é melhor criar campanhas específicas para cada rede em particular).
Disponibilidade regional: Alemanha, Estados Unidos, França, Países Baixos e Reino Unido.
Disponibilidade por dispositivo: PC’s de escritório, smartphones e tablets.

Pré-requisitos:

  • A busca deve ter sido realizada no Google.com, Google.co.uk, Google.de, Google.fr ou Google.nl;
  • Você deve ter ao menos 30 pontos de vista registrados nos últimos 12 meses e ter sido qualificado com 3,5 estrelas ou mais.

Quanto custam as Ad Extensions do Google Ads?

Você pode utilizar as ad extensions sem ter que desembolsar um valor adicional; você continuará pagando pelo clique no seu anúncio em qualquer campanha do Ads. Por exemplo, quando um usuário clica na extension de chamada, você pagará como se ele tivesse clicado no título do anúncio.

Como ativar as Ad Extensions do Google Ads?

Como pudemos perceber, cada ad extension tem um objetivo diferente, logo você deverá configurá-las de acordo com as necessidades do seu negócio.

As notas do consumidor, do vendedor, de visitas anteriores e as notas sociais podem ser mostradas automaticamente se os pré-requisitos determinados pelo Google e explicados anteriormente neste post forem devidamente cumpridos.

Para o resto das ad extensions, veja as campanhas nas quais você quer agregá-las e clique na que preferir. Observe o exemplo abaixo:

Google ad extensions

Escolha a ad extension que você deseja adicionar e logo clique em “+ Extensao”:

Google ad extensions

Quais Ad Extensions você deve utilizar para o seu negócio?

A verdade é que nós recomendamos que você use todas as ad extensions que façam sentido para o seu negócio. Contudo, tenha cuidado e evite utilizá-las de forma desnecessária, pois isso só vai deixar o seu cliente frustrado. Por exemplo, de nada servirá usar a extension de local se o seu negócio funciona apenas online, ou a extension de chamada se você responde os contatos somente por e-mail.

No caso de uma loja virtual, é legal usar as extensions de vínculos (sitelinks) para que elas mostrem as diferentes categorias de produtos que você oferece. Por exemplo, através delas você poderá incluir links para as abas de sapatos, blusas e calças (caso sua loja seja de vestuário).

Bem, agora nós te convidamos a acessar sua conta do Google Ads e testar as ad extensions. Boa sorte e até a próxima!

Data da última atualização: 16/03/2018


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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