23/08/2017

Entenda o processo de compra online e venda mais

processo de compra online biblioteca com pessoas estudando e lendo nas mesas

A compra online é um processo que engloba muito mais que o cliente entrar na sua loja virtual, colocar produtos no carrinho e efetuar o pagamento. Esse caminho acontece bem antes do primeiro acesso no seu site.

Por isso, na intenção de te fazer compreender melhor esse conceito e te auxiliar com dicas úteis, criamos um passo-a-passo exclusivo. Para então, utilizaremos como base um exemplo hipotético: um cliente chamado Luís que deseja comprar um sofá novo, pois o seu já está muito velho e desconfortável. Vamos acompanhá-lo?

A busca

Luís, em um dia comum, sentou-se no sofá da sua sala e percebeu que o mesmo já não o acomodava mais. Observou também que, como a família estava aumentando, poderia comprar um maior. Então, decidiu abrir seu notebook e buscar no Google “conjunto de sofá confortável 5 lugares”. Com apenas um clique veio uma enxurrada de sites e informações.

Perceba que o primeiro momento é o desejo. O porquê é preciso comprar um novo móvel. E você, como empreendedor e tendo isso em mente, deve na estrutura do seu site e nas informações concedidas, articular da melhor maneira possível um conteúdo de qualidade e que seja relevante.

Com o uso de boas palavras-chave relacionadas ao seu nicho, por exemplo, você poderá alcançar o ranking das primeiras páginas nos mecanismos de busca e dessa maneira seus possíveis clientes te acharão com maior facilidade.

As possibilidades

Já na primeira página do Google, apareceram lojas de móveis, blogs com resenhas de diferentes tipos de sofás e, claro, os comparadores de preço. Pensando inicialmente no seu bolso, Luís clicou no Buscapé. Lá ele conseguiu buscar a partir do que estaria disposto a pagar e descobrir as marcas X, Y e Z.

Note aqui a importância de atualizar-se nas redes sociais, investir no blog corporativo e cadastrar seu e-commerce nos comparadores de preço. Todas essas opções te trarão mais visibilidade. Nas mídias, compartilhe informações sobre os produtos e tendências de mercado.

No blog, resenhe sobre os lançamentos e os produtos mais vendidos – essas opiniões e detalhes darão mais segurança ao cliente para realizar uma possível compra. Já os comparadores, além de te possibilitarem ficar de olho na concorrência, te posicionarão melhor na conquista de novos clientes.

A análise

Depois de descobrir diferentes lojas e marcas, Luís começou a analisar todas as informações visando os pré-requisitos almejados por ele: conforto, tamanho maior, preço acessível, cor azul-marinho (para combinar com o ambiente) e que seja reclinável para assistir filmes nos finais de semana.

Esse é o momento de diferenciar-se da concorrência, seja pela marca, pelas características ou pelo frete grátis. Além disso, é essencial que a sua loja online esteja bem organizada visualmente e que tenha o máximo de informações possíveis.

É importante indicar medidas (comprimento, largura, altura), cor, material e funcionalidades (no caso do sofá, se é retrátil e outros afins). E as imagens devem ser de boa qualidade, mostrando o produto de diferentes ângulos. Vídeos exibindo tais características também são bem-vindos.

Procure utilizar uma linguagem mais informal nas descrições dos itens, para que o cliente tenha facilidade na busca de informações. Ele precisa se sentir acolhido e saber que aquele produto buscado conseguirá atender às suas necessidades.

Será também nesse momento de análise, que o cliente observará a reputação da sua loja, seja por meio das avaliações, dos comentários nas redes sociais ou no Reclame Aqui. Por isso, a importância de sempre acompanhar as mídias e responder a todas as interações. O consumidor precisa sentir confiança e saber que pode contar com você.

A escolha

Depois de analisar vários sites e comparar preferências, Luís finalmente escolheu um sofá na loja X. Agora chegou o momento de se cadastrar e finalizar a compra. Ele já está super ansioso para receber o móvel em casa.

Depois de avaliar a concorrência, conferir preços e características, o cliente enfim escolheu comprar na sua loja. Não é sensacional? Agora falta muito pouco para você atingir mais uma conversão, por isso, não estrague tudo no checkout.

O checkout deve ser transparente e quanto mais opções de pagamento, melhor. Garanta descontos à vista, mas também parcelamentos por meio de cartões de crédito ou boletos bancários. Além disso, descomplique no momento do cadastro pessoal, só peça realmente as informações necessárias (nome completo, CPF, endereço e e-mail).

A expectativa

Finalizada a compra, Luís segue agora aguardando o recebimento das notificações de pagamento e envio do seu sofá. Ele não vê a hora de tê-lo em casa para acomodar toda a sua família.

Depois de tudo feito, por parte do cliente, você como bom empreendedor não pode deixar a peteca cair, porque trata-se do momento de fidelizá-lo. Além das mensagens enviadas via e-mail confirmando o pagamento e o envio, não se esqueça também de encaminhar o código de rastreio.

Todas essas informações são essenciais para que o cliente possa acompanhar o processo e sentir-se mais seguro de que a encomenda está realmente a caminho e que em breve será entregue.

Depois da mercadoria recebida, não se esqueça do consumidor. Envie e-mails pedindo opinião sobre o que ele adquiriu (se era como desejava e se atingiu as expectativas criadas) e convide-o a conhecer mais produtos. Se possível, ofereça cupons de desconto ou frete grátis para a próxima compra. Use dos melhores artifícios para fazê-lo voltar!

Gostou?

Espero que essas dicas sobre processo de compra online tenham inspirado você a continuar empreendendo e investindo na sua marca. Acredite no seu negócio e mãos à obra!

Seu sonho envolve vender pela internet? Então, experimente a Nuvem Shop por 15 dias grátis e aproveite todas as vantagens da nossa plataforma de e-commerce.

Data da última atualização: 10/09/2018


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Raquel Lisboa

Editora de conteúdo e responsável pela gestão de parcerias educacionais na Nuvem Shop. Adora comédias românticas e musicais. É licenciada em Letras e nunca dispensa a companhia de um livro. Acredita que uma xícara de chá resolve quase qualquer problema. E, como uma boa geminiana, gosta de bater papo e falar sobre diversos assuntos ao mesmo tempo (o que é notório nesta bio!).


  • Jordanio Alves

    Boa Noite! Fiz uma compra através da Empresa SG Acessórios CNPJ: 27.205.416/0001-00 e não tive confirmação de compra após o pagamento realizado. Tento entrar em contato de diversas formas, porém, ninguém retorna.

    • nuvemshop

      Olá, Jordanio! Como vai?

      Para que possamos te ajudar com isso, por favor, nos escreva para contato@nuvemshop.com.br que teremos o maior prazer em te responder 🙂

      Até mais!

  • Rejane Reis

    Olá, fiz uma compra na EbookSource Livros Digitais <marcalgodie@gmail.com, e não consigo mais entrar em contato com a empresa. Me enviaram o número do pedido mas o arquivo não chega.

    • nuvemshop

      Olá, Rejane! Como vai?

      Para que possamos te ajudar com isso, por favor, nos escreva para contato@nuvemshop.com.br que teremos o maior prazer em te responder 🙂

      Até mais!

  • Suzana

    Boa tarde. Fiz uma compra pelo mercado pago no tenis multimarcas dia 6 de marco, cancelei em seguida, fiz devolucao da mercadoria, mandei e mail cancelando mas ja paguei a segunda prestacao, ja falei c vendedor mando e mail mensagens e ninguem me da uma resposta. Como devo proceder?

    • nuvemshop

      Oi, Suzana! Tudo bem?

      Poxa, sentimos muito por isso. Para te auxiliar, indicamos esse artigo (https://bit.ly/2rLgQXw) onde explicamos a quem e como recorrer em casos como o seu.

      Esperamos que você consiga resolvê-lo em breve 🙂

      Até mais!

  • Suzana

    Boa tarde fiz uma compra no tennis multimarcas pelo mercado pago 6 de marco e cancelei sem nem receber o produto mas ja paguei a segunda parcela e ninguem me responde. Como devo proceder?

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