O pioneirismo da loja virtual de papinhas e comidinhas saudáveis para crianças

Loja virtual de papinhas

A conversa de hoje é com o Rodrigo Cavalheiro, criador da loja Papa Rica, pioneira em vender papinhas e comidinhas para bebês e crianças cujas mães trabalham fora e não conseguem tempo para preparar uma alimentação saudável para seus pequenos.

O serviço começou em Limeira, no interior de São Paulo, mas após a criação de uma loja online com a Nuvem Shop a Papa Rica conseguiu se expandir e entregar seu produto para mais de 20 cidades.

E para vender alimentos é necessário uma super organização e logística – e isso eles têm de sobra. Nesta entrevista, você vai conhecer a história e como funciona a Papa Rica no dia a dia. Preste atenção e inspire-se, pois eles têm muito a ensinar.

Conte um pouco sobre a história da sua loja. Como surgiu a ideia de criar uma loja de alimentos para bebês?

O interesse surgiu lá em 1998 com a Marisa (minha irmã e uma das sócias) quando ela voltou para Limeira para o nascimento do seu primeiro filho. Na idade apropriada (por volta dos seis meses dele), ela viu um empreendimento de papinhas que tinha acabado de abrir e se apaixonou pelo modelo de negócio! Virou sócia da empresa e depois de um ano romperam a sociedade; foi quando a Marisa começou com a Papa Rica. Depois de um ano entrou a Nanci (nossa mãe) e em 2012 eu entrei.

Hoje temos uma loja física de sopinhas e papinhas infantis. Desenvolvemos um mercado forte em Limeira, onde as pessoas sentem-se muito à vontade para consumir nossos produtos, uma vez que temos qualidade, segurança e logística como pontos MUITO fortes no nosso negócio.

A ideia de abrir uma loja virtual veio com a necessidade de expandir o atendimento a regiões já atendidas pelo telefone, mas que o telefone não permitia a “proximidade” com o produto. Na loja virtual o cliente tem a possibilidade de “ver” o produto e suas características com mais liberdade. A loja online também possibilitou a padronização do modelo de venda, uma vez que nosso sistema customizado para Limeira tinha uma lógica deficiente para vendas intermunicipais.

Qual você considera que é o diferencial no produto de vocês?

Nosso diferencial é a preservação da característica 100% natural, sem qualquer tipo de aditivo químico. Até os caldos que usamos para refogar as carnes são feitos das próprias carnes. Os clientes ficam muito satisfeitos com o que encontram e a taxa de retorno à loja é grande.

Nós produzimos tudo e foi sempre assim. Só assim conseguimos garantir a segurança e a qualidade nutricional que nos trouxe até aqui. Recentemente adquirimos o selo PAS (Programa Alimentos Seguros) – Sebrae, que capacita e certifica a empresa para minimizar as ameaças à segurança alimentar.

Vocês vendem um produto que pode estragar se não for entregue no tempo correto. Como é a logística de produção e entrega de vocês?

Depois de produzidas, as papinhas passam por um ultracongelador, que congela os potes em até duas horas a -18ºC. O congelamento rápido preserva a textura dos alimentos porque evita que os cristais de gelo fiquem grandes e “perfurem” a estrutura deles. Depois de congelados, os produtos são expedidos e transportados em ambientes isotérmicos para que ocorra a menor entrada de calor possível.

Para garantir uma entrega rápida e segura nós usamos logística própria; não trabalhamos com os Correios ou transportadoras, os carros são nossos. Além disso, temos dias específicos de entrega; por exemplo: entregamos em Campinas toda quinta feira. Temos uma tabela da localidade e do dia em que a cidade é atendida lá no site.

Você teve algum receio em criar uma loja online? Quais foram os principais desafios e como você fez para superá-los?

Não tive receio porque uso muito a internet para compras. Vender papinhas em volumes animadores é uma questão de tempo (e investimento em marketing!). Os desafios não foram tão grandes porque tenho um pouco de facilidade com os recursos. Formatamos as fichas técnicas dos produtos, chamamos um fotógrafo e tratamos todos os textos e regras de negócio internamente. Planejada a data de lançamento, corremos atrás das tarefas e publicamos a loja virtual já testada na data combinada.

O que você faz para promover seus produtos na internet? Qual a estratégia que mais funciona para você?

Encontramos o perfil de visitantes da nossa página através do Google Analytics. A partir disso, segmentamos os anúncios pagos no Facebook para este público e publicamos uma hora antes do horário de maior visita na loja virtual, que é entre 10h e 11h da manhã, quando a mãe está se descabelando para saber como tornar a alimentação do bebê mais prática!

Geralmente dividimos as publicações em produtos e dicas/curiosidades. Acho que é um excesso de ego aquela empresa que fica falando do seu produto o tempo todo.

Quais são os meios de pagamento que você usa e por que? Você os recomenda?

Hoje usamos Pagseguro e o pagamento na entrega (ou retirada). O Pagseguro teve a integração super fácil e é o melhor quando se fala em transparência para o lojista. Todas as taxas, tarifas e datas são transparentes e agora, com o checkout transparente, não é mais preciso ter uma conta no Pagseguro para fazer sua compra. Já trabalhamos com outro gateway de pagamento grande, mas era um pouco mais burocrático e as contas não eram tão transparentes. Com certeza há outros parceiros bons no mercado. Por enquanto, recomendamos o Pagseguro!

Agora que você já tem alguma experiência com comércio eletrônico, que conselhos você daria a alguém que está pensando em começar uma loja online do zero?

Como todo negócio em lançamento, esqueça o pró-labore do primeiro ano. Não largue seu emprego até que tenha certeza (certeza = $) de que pode viver somente dos rendimentos da loja virtual.

Aposte muito em marketing e seja inteligente com seu dinheiro: procure seu público e divulgue para ele, não queira vender pente para gente careca. Respeite seu cliente, importe-se com o problema dele e o resolva até o fim. Capriche no visual, traga informações técnicas dos produtos, não esqueça as informações relevantes e tire boas fotos.

Gostou?

Agradecemos o Rodrigo e a Papa Rica pela entrevista e as ótimas dicas! E você? Se sentiu inspirado a abrir seu negócio e vender seus produtos pela internet? Então, te convidamos a conhecer e testar por 15 dias grátis a plataforma da Nuvem Shop. Seja muito bem-vindo e boas vendas!


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Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


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