O frete como um diferencial de marca na Nuvemshop

Por: Carol Maccioni
O frete como um diferencial de marca na Nuvemshop

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Para todo mundo que já está familiarizado com o universo do e-commerce, não é nenhuma novidade dizer que o envio de produtos é um dos maiores desafios – se não o maior – a ser enfrentado por todos aqueles que vendem online.

Além de ser uma das tarefas que mais consome tempo da rotina de um lojista, o custo do frete também é um dos principais causadores de abandonos de carrinho.

Em um país do tamanho do Brasil (que cá entre nós, é praticamente um continente), encontrar a melhor maneira de entregar produtos – com um preço competitivo e dentro de um prazo razoável para os seus consumidores – não é uma tarefa nada fácil.

Uma loja, muitas opções de frete

Enquanto existem empresas de frete que só atendem regiões específicas do país, outras aceitam somente determinados tamanhos de encomendas. Já algumas possuem boas soluções para quem está buscando um frete expresso. No entanto, não existe uma só que resolva todos esses problemas juntos.

Sabemos também que cada negócio é único. Para alguns, pode ser muito mais interessante priorizar um envio econômico, enquanto outros podem preferir oferecer um frete rápido.

Aqui na Nuvemshop, nós estamos sempre buscando novas formas de resolver as diferentes dores, problemas e peculiaridades de todos que decidem vender online: desde o pequeno empreendedor, até aquele negócio que já possui sua marca bem posicionada no mercado.

E foi pensando nesse grande desafio que decidimos focar nossos esforços em desenvolver uma maneira de integrar diferentes empresas de frete às lojas Nuvemshop, oferecendo soluções capazes de atender as necessidades de cada tipo de negócio e transformar o frete em um diferencial da sua marca.

Para entender mais a fundo sobre essa grande novidade e os recursos que disponibilizamos para os clientes Nuvemshop, que tal ouvir de quem já usou, testou e aprovou?

Conversamos com alguns lojistas que já estão utilizando nossas novas integrações de frete e eles nos contaram um pouco sobre as mudanças e benefícios que cada uma delas trouxe para o seu negócio.

Ampliando horizontes, potencializando oportunidades

Genuinamente brasileira, a Nazca Cosméticos é uma empresa que está há mais de 20 anos no mercado e vende artigos de beleza para diferentes públicos. Seus produtos estão espalhados pelo país inteiro, em diferentes pontos de venda físicos. Porém, somente no ano passado, decidiram apostar no e-commerce.

nazca cosmeticos

Nuvemshop da Nazca Cosméticos

Começaram a operação com a ajuda de uma agência full-commerce, que administrava todos os pedidos concluídos através deste canal. Alguns meses depois, buscando por mais autonomia e rentabilidade, optaram por utilizar a Nuvemshop como plataforma.

Nesse momento, o frete se tornou uma parte significativa da rotina de Felipe, responsável por gerenciar todas as vendas online da companhia.

“O Nordeste sempre foi a região onde nossa marca teve mais força”, conta Felipe. No entanto, tanto o escritório como o centro de distribuição da Nazca ficam em São Paulo. Assim, logo quando começaram a vender online, perceberam que a maior parte das vendas do e-commerce era de pedidos feitos a partir da própria capital.

Ninguém quer pagar R$ 7,00 em um produto e R$ 70,00 de frete!

Felipe

Enquanto boa parte de seus produtos possuem um valor mais baixo, o valor do frete para o Nordeste custava praticamente 10 vezes o preço da mercadoria.

Em paralelo ao início das vendas online, o time de marketing da Nazca também começou a investir pesado na expansão da marca. Porém, consumidores de regiões afastadas de São Paulo encontravam o mesmo problema: um valor de frete nem um pouco acessível.

Se nada tivesse sido feito, a Nazca não só teria perdido muitas oportunidades de venda, como também não teria visto um bom retorno sobre todo o valor investido em marketing.

A solução encontrada por eles foi a Frenet, um aplicativo que permite uma loja se integrar, de forma rápida e prática, com qualquer transportadora da sua escolha, utilizando seu próprio contrato.

Com a ferramenta, foi possível conectar o e-commerce da Nazca a transportadoras que oferecem valores de entrega bem mais acessíveis que os Correios para essas regiões, e potencializar as vendas online da marca!

E não foi só isso! O Felipe também nos contou sobre outra questão que afetava muito a taxa de conversão das vendas virtuais da Nazca: a lentidão que muitas vezes o serviço dos Correios apresenta na hora de entregar o cálculo de frete.

Com a tabela offline da Frenet, o consumidor não fica sem saber o valor de frete da sua compra. Independentemente do status do serviço dos Correios, a ferramenta possui um backup do valor de frete negociado pelo lojista, que será exibido para o consumidor.

Você também já pode começar a aproveitar todos esses benefícios! Para saber mais sobre as integrações de frete da Nuvemshop e utilizar a Frenet na sua loja, clique aqui para acessar nossa Loja de Aplicativos.

O frete como um diferencial de marca

A Skate dos Sonhos é uma marca de artigos de skate que nasceu da paixão de Daniel pelo esporte e seu sonho de se tornar empreendedor. Foi durante uma conversa com um amigo, também apaixonado por esse universo e que possuía experiência com marketing digital, que a ideia saiu do papel.

No começo, o sucesso do negócio se deu principalmente por conta de contatos e parcerias firmadas com influenciadores e canais do YouTube sobre o tema. E, em um ano, a marca passou a receber mais de 500 pedidos ao mês.

Desde o início da operação, o envio de produtos sempre foi um grande desafio para os sócios.

“Por conta do tamanho da nossa mercadoria, os Correios nos cobravam uma sobretaxa que aumentava muito o valor do frete”, conta Daniel. Ele nos explicou também que o valor da entrega foi o motivo pelo qual muitas empresas do segmento deixaram de vender online.

“No fim, isso abriu ainda mais o mercado para a Skate dos Sonhos”. Foi, nesse momento, que ele percebeu que o frete poderia se tornar um verdadeiro diferencial para sua marca.

A primeira solução que Daniel encontrou foi o desenvolvimento de uma nova embalagem para os seus produtos. Ela eliminava a cobrança dessa sobretaxa para as entregas feitas através dos Correios, tornando o valor da entrega mais acessível.

Porém, os sócios perceberam que ainda existia espaço para ir além. Muitos de seus clientes, questionavam o prazo de entrega dos produtos da marca e, pesquisando sobre as integrações disponibilizadas pela Nuvemshop, encontrou a Loggi.

A Loggi é uma empresa que oferece o serviço de motoboys, permitindo que a entrega aconteça no mesmo dia da venda. É a solução perfeita para quem quer oferecer uma opção rápida de frete, com valores mais acessíveis.

skate dos sonhos

Nuvemshop da Skate dos Sonhos

A ferramenta potencializou as vendas da Skate dos Sonhos em São Paulo. Durante a Black Friday, a maior parte de seus pedidos foi entregue por meio da Loggi.

Daniel nos conta também que acredita que uma entrega rápida é capaz de aproximar o cliente da marca. “Não existe mais aquela ansiedade que todo mundo sente quando compra online”, explica. Para ele, esse benefício torna a experiência de compra cada vez mais próxima daquela presenciada em uma loja física.

Que tal seguir o exemplo do Daniel e diversificar as opções de entrega oferecidas para os seus clientes? Clique aqui para conferir as cidades em que a Loggi opera e comece a utilizar a ferramenta!

Serviço acessível para todos os tamanhos de negócio

A Oficial Accio é uma marca de produtos personalizados. Eles oferecem desde canecas e camisetas até artigos de decoração que podem ser customizados com qualquer estampa ou frase.

A marca é fruto do trabalho de quatro empreendedores natos. A Tamires, uma das sócias, nos contou que a ideia de criar a loja virtual surgiu por conta de uma máquina de estamparia que um casal de amigos dela e de seu marido possuía.

Seu marido é programador e ela já trabalhava com e-commerce há algum tempo. A experiência de cada um somada à vontade de empreender dos quatro deu forma para a Accio!

accio

Nuvemshop da Oficial Accio

Logo que as vendas da marca começaram, as entregas dos produtos da Accio eram feitas somente através dos Correios. Quando uma venda era concluída, Tamires ia até uma agência e comprava o frete vendido por eles no próprio balcão.

“Nós estávamos começando e não tínhamos um volume de vendas alto o suficiente para que valesse a pena firmar um contrato que nos desse acesso a valores de frete mais baratos”, explica Tamires.

Para um contrato interessante com os Correios, além de possuir um CNPJ, é preciso que a empresa gaste um valor mínimo com frete por mês.

Para a marca, não ter acesso a valores de frete mais competitivos, os colocava em desvantagem em relação à concorrência. Tamires, que já possuía experiência com e-commerce, sabia que um valor alto de frete podia prejudicar a taxa de conversão da marca.

Não adianta investir pesado em marketing, desenvolver um produto legal e não ter um preço de frete acessível para levar tudo isso aos nossos clientes.

Tamires

Quando os sócios descobriram a Melhor Envio e decidiram utilizar a ferramenta na sua loja, logo já perceberam um grande impacto nas vendas.

A Melhor Envio é uma ferramenta que te oferece melhores valores de frete para envios com os Correios e te dá acesso a diferentes transportadoras, sem a necessidade de um contrato individual ou uma quantidade mínima de envios por mês. Além disso, a solução não cobra mensalidade e você só paga pelo serviço na hora de comprar um frete.

Tamires conta que, com a Melhor Envio, os valores de entrega que a Accio oferece são muito mais competitivos. E ter acesso a valores mais baratos possibilitou que a marca fosse além: agora, eles conseguem oferecer políticas de frete grátis, uma vez que arcar com o valor de frete não impacta tanto na lucratividade da Accio.

Está em busca de valores de frete mais acessíveis, mas ainda não possui um volume de vendas alto o suficiente para firmar seu próprio contrato com transportadoras ou com os Correios? Clique aqui para começar a usar a Melhor Envio e evite carrinhos abandonados.

Você também pode potencializar a sua história!

Como você deve ter visto, as ferramentas de frete que disponibilizamos na nossa Loja de Aplicativos são capazes de atender as diferentes necessidades dos nossos clientes, resolvendo as dores tanto de um negócio mais estabelecido no mercado até os anseios de quem está começando.

E não é só isso! Além da Frenet, da Loggi e da Melhor Envio, nossa Loja de Aplicativos possui outras integrações que podem te ajudar a transformar o frete no diferencial da sua marca.

Que tal conhecer todas as ferramentas de frete que as lojas Nuvemshop têm disponíveis hoje? Não perca a chance de ampliar o potencial do seu negócio e oferecer opções para os diferentes tipos de consumidores. Clique aqui para conhecer todas as integrações disponíveis!

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