09/01/2018

O erro mais comum ao investir em uma estratégia de omnichannel

omnichannel evitar erro
Um receio bastante comum que surge na cabeça de quem decide explorar mais de um canal de venda é que um acabe atrapalhando o outro – por exemplo, que o meio offline atrapalhe a compra no meio online.
Para que isso não aconteça, é preciso se atentar aos diferentes caminhos de compra que o seu cliente pode seguir e garantir que ele tenha uma excelente experiência de compra em todas essas vias.

Caso contrário, você poderá cometer o maior erro de uma estratégia omnichannel: desconsiderar os principais caminhos do consumidor até a sua loja.

Ajustando o foco: cliente

Para oferecer uma verdadeira experiência omnichannel para seus consumidores, é preciso saber em quais canais eles estão (antes de começar a investir). Portanto, é necessário pensar nos meios de comunicação tanto online quanto offline.

Assim que se decidir por iniciar uma estratégia de omnichannel, é preciso entender o processo de compra do cliente. Isso pode ser feito através de pesquisas enviadas por e-mail marketing ou mesmo tracking do comportamento dos clientes nos seus canais.

É essencial compreender completamente de quais formas o cliente gosta de comprar, antes de seguir os próximos passos: ajustar o processo de logística do seu negócio e as metas nos investimentos de marketing.

Lembre-se também que a forma de comprar e a relação com a sua marca podem se alterar de tempos em tempos conforme surjam novas redes sociais e ferramentas que modifiquem a maneira como as pessoas escolhem e pagam pelos produtos.

Logística e atendimento que acompanhem o modelo omnichannel

Ao entender de que forma o cliente gosta de comprar, você poderá planejar como será a sua estratégia de logística para que ela acompanhe o modelo omnichannel. Tê-la bem estruturada vai fazer com que você possua um processo de entregas eficiente (cortando gastos desnecessários) e consiga atender à sua demanda.

A melhor opção é ter o processo logístico e administrativo integrados através de softwares de gestão como o Tiny ou o Bling.
Da mesma forma, o setor de atendimento já deve ter no sistema as informações sobre últimos produtos adquiridos e através de qual meio. Para tanto, ferramentas de CRM (do inglês: sistema de gestão de relacionamento) podem ajudar os negócios a prestarem ajuda rápida ao cliente.

Entendido?

Para aplicar o omnichannel é preciso entender que este é um tipo de negócio que se adapta ao meio social, ou seja, deve estar presente onde as pessoas também estão. Fora isso, para obter sucesso nessa estratégia é preciso que o processo de compra, troca e relacionamento com a marca seja o mais natural possível, ocorrendo sem problemas em qualquer canal que sua marca esteja presente – online, offline ou televendas.

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Data da última atualização: 16/03/2018


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Renata Estevo

Renata é formada em relações internacionais e trabalha como consultora de e-commerce na Nuvem Shop. Adora colecionar cartões postais, não perde um jogo do seu time do coração, o Chelsea FC, e também não passa um dia sem usar o Pinterest.


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