O que é storytelling e como usá-lo em sua estratégia de marketing?

Duas mulheres, uma jovem e uma idosa, leem o mesmo livro interessadas, apreciando o storytelling
Pontos principais do artigo:
  • A palavra storytelling é a junção de “story” (história) e “telling” (contando), referenciando a prática de narrar histórias de forma convincente;
  • Storytelling significa contar histórias de maneira envolvente e persuasiva para transmitir um conteúdo e cativar o público;
  • A sua importância está na capacidade de criar conexões emocionais com o público, tornando a mensagem mais memorável e envolvente.

Storytelling nada mais é do que contar histórias. Mas você já parou para pensar na diferença que transmitir as mensagens nesse formato pode fazer para uma empresa? E, indo mais além, como é que você pode fazer isso em seu negócio?

Se esse é o seu caso, você está no conteúdo certo. Ao longo deste texto, vamos entender o que é storytelling, o significado dessa palavra, qual sua importância e como aplicar esse conceito ao marketing. Além disso, você confere bons exemplos de storytelling e cursos gratuitos para se aprofundar no assunto.

Vamos começar? Continue a leitura do artigo e veja como dominar a arte de contar boas histórias no seu negócio!

O que é storytelling?

Storytelling é a capacidade de contar histórias a partir de narrativas envolventes. O significado do termo tem origem na junção das palavras “story” (“história” em inglês) e “telling” (forma nominal do verbo “tell”, que significa “contar”).

No contexto dos negócios, essa é uma técnica focada no engajamento do público, que tende a se envolver mais com conteúdos que o cative. Desse modo, a ideia é buscar enredos e formatos narrativos capazes de prender a atenção das pessoas.

Você já se deparou com um anúncio no YouTube que te fez querer continuar assistindo até o final? Pois bem, muito provavelmente ele contava uma história que despertou sua curiosidade.

Isso acontece porque, desde os primórdios, o ser humano se comunica por meio de histórias. Fossem elas sobre a caça na Idade da Pedra ou sejam a respeito da viagem que algum amigo fez nas últimas férias, uma narrativa é capaz de nos envolver muito mais do que um relato distante e sem curva dramática — aquele “o que será que aconteceu?” que nos faz querer descobrir o fim de uma história.

📹 Veja também: Storytelling: o que é e como fazer na prática?

Qual a importância do storytelling?

O storytelling é um grande aliado no marketing quando se trata de conquistar a atenção das pessoas e fazer com que elas se lembrem da sua marca. Afinal, em um mundo com tantos estímulos, é preciso se destacar para ficar na memória do público.

Nesse sentido, as narrativas são poderosas aliadas. Conforme um estudo do psicólogo Jerome Bruner, líder da chamada Revolução Cognitiva, as pessoas têm 20 vezes mais chances de se lembrarem de algo que tenham ouvido em uma narrativa organizada.

Isso ocorre porque, ao apreender um conteúdo no formato de história, essa sequência de eventos passa a ter um significado. Assim, quando você apresenta uma narrativa envolvendo as soluções que sua empresa oferece, cria mais oportunidades para que o público se recorde delas.

💡 Saiba mais: Como contar histórias que vendem com a técnica de storyselling?

Quais são os elementos do storytelling?

Quando o assunto é storytelling, nada é escrito sobre pedra. No entanto, existem alguns elementos-chave que podem te ajudar a guiar a construção da sua narrativa. Confira-os a seguir:

Mensagem: a mensagem é basicamente a moral da história, aquela informação que ficará na memória do leitor/expectador;

Ambiente: toda história se passa em algum lugar, certo? Pensando nisso, é importante enriquecer sua narrativa com informações sobre o ambiente. Isso ajuda o público a se conectar com a história;

Personagem: essa é a peça central da história, a figura que irá passar pelas situações criadas na narrativa e transmitir as mensagens ao público;

Conflito: o conflito é aquele fator que gera identificação com a audiência, como um problema, uma dor, um objetivo difícil de ser alcançado, etc.

Como fazer storytelling?

Existem muitas formas de fazer storytelling — ou de contar histórias. Por esse motivo, a seguir, você confere um passo a passo para guiar sua estratégia, mas não uma fórmula pronta, pois ela não existe.

Tenha em mente que contar histórias não é um dom. Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida com estudo, treino e dedicação. Então, não desanime se o início parecer difícil: saiba que é perfeitamente possível se tornar bom em storytelling.

1. Conheça seu público

O primeiro ponto para criar suas campanhas fazendo uso do storytelling é conhecer muito bem o seu público. Assim como em muitas estratégias do marketing digital, esse é o ponto de partida porque, a depender de quem é a sua persona, seu cliente ideal, um tipo diferente de história vai ter apelo junto àquelas pessoas.

💡 Saiba mais: Persona: o que é e como criar uma?

2. Estabeleça seus objetivos e formatos

Antes de sair criando histórias mirabolantes, entenda qual é o seu objetivo com determinada campanha e quais serão os formatos utilizados para atingi-los. Você vai criar um conteúdo em seu blog? Um vídeo para um anúncio no Instagram? É claro que você pode mudar o formato se perceber que outra coisa pode funcionar melhor, mas você precisa partir de algum ponto.

Na hora desse tipo de organização, um plano de marketing é uma ferramenta poderosa. Por meio desse documento, você registrará todas as informações sobre a campanha que está criando e poderá garantir a assertividade do seu trabalho.

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3. Defina a história e a forma como será contada

Finalmente, é chegada a hora de definir a história que você vai contar. Alguns exemplos do que as empresas podem contar são:

  • Cases de clientes: histórias de pessoas reais que usaram o produto e obtiveram um resultado positivo;
  • Dicas aplicadas ao contexto do público: uma marca que, por exemplo, não vende diretamente suas roupas, mas ensina às pessoas como atingir determinado estilo ao se vestir — que inclui suas mercadorias;
  • A história da marca: ao invés de um texto padrão na página sobre a empresa, um relato do que motivou à criação daquele negócio e como ele surgiu;
  • Histórias em pílulas de entretenimento: conteúdos divertidos, mas que estejam ligados ao nicho do negócio.

Tão importante quanto o conteúdo em si é a forma como ele vai ser narrado de modo a prender a atenção do público. Para que sua história gere engajamento, confira algumas dicas:

Atice a curiosidade

Deixar as pessoas curiosas é uma ótima forma de fazer com que prestem atenção a uma história. Então, faça uso dessa característica na hora do storytelling.

Crie identificação

Quando as pessoas se identificam com o personagem e com os acontecimentos, as chances de que absorvam o conteúdo é muito maior. Daí a importância de saber exatamente com quem sua marca está querendo conversar por meio daquela história.

Seja autêntico

Fazer o que todo mundo está fazendo pode parecer legal, mas como é possível se destacar no meio de tanta informação disponível? Uma das possíveis respostas é: por meio da autenticidade. Conte histórias originais para as pessoas!

Não se esqueça do seu propósito

Mesmo na hora de contar histórias que não apresentem diretamente seu produto — você conhecerá alguns exemplos desse tipo ainda neste conteúdo —, nunca se esqueça de incluir a essência da sua empresa. Que problemas ela procura solucionar? Qual seu propósito? Garanta que essa mensagem faça parte da sua história.

Atenha-se à realidade

Por mais que às vezes a realidade pareça sem graça, é importante ser fiel à ela. É claro que você pode contar uma história de modo a torná-la interessante, mas nunca invente coisas. Esse tipo de atitude pode render até mesmo investigações do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) — como já aconteceu com empresas como Diletto e Do Bem.

Exemplos de storytelling de empresas

Agora que já conhecemos o passo a passo para usar o storytelling em sua empresa, nada melhor do que observar alguns exemplos de sucesso desse tipo de técnica.

Heineken e o clichê

Apesar de não trazer a clara mensagem de “beba nossa cerveja” em sua campanha, a Heineken criou uma história curta capaz de transmitir os valores da marca.

No vídeo, a cervejaria faz um experimento com três casais, permitindo que os homens fiquem sem suas mulheres no fim de semana da final da Liga dos Campeões.

Eles pensam que elas vão para um spa, quando, na verdade, elas foram a Milão, para assistir à partida decisiva no estádio. Ao final, a mensagem de que mulheres também podem gostar de futebol é exibida, contrariando o senso comum (ou o clichê).

Mesmo que não ofereça diretamente seu produto, a Heineken reforça uma posição.

Caso queira assistir à campanha, dê o play:

📹 Heineken – The Cliché

Airbnb e as experiências culinárias

Como campanha do seu serviço de experiências culinárias, o Airbnb optou por contar as histórias de alguns dos anfitriões que oferecem essas refeições.

Em uma série de vídeos, conhecemos os perfis de pessoas de diferentes lugares do mundo e observamos como são essas experiências culinárias.

No vídeo abaixo, em inglês, conhecemos a história do português Pedro, que organiza seus jantares montado como drag queen:

📹 Airbnb Experiences

Huggies e o milagre dos abraços

Em uma campanha no Canadá, a marca de fraldas descartáveis Huggies mostrou uma iniciativa que realizou em hospitais com bebês prematuros.

Nos vídeos, o poder dos abraços (“hugs”, em inglês, um termo ao qual o nome da marca remete) sobre o desenvolvimento desses recém-nascidos é mostrado.

Novamente, não vemos uma marca oferecendo diretamente seus produtos, mas posicionando-se diante do seu público-alvo. Afinal, que mãe não se emocionaria ao ver a recuperação de bebês tão pequenos por meio de abraços?

Caso queira conhecer a iniciativa, assista ao vídeo abaixo:

📹 Huggies – Miracle Hugs

Cursos de storytelling gratuitos

Até aqui, conhecemos o essencial do storytelling. Todavia, você já percebeu como esse assunto é vasto e exige estudo. Tendo isso em mente, abaixo apresentamos algumas opções gratuitas de cursos de storytelling:

Pixar in a Box (em inglês)

Apesar de este não ser um curso voltado especificamente para o marketing, o Pixar in a Box é oferecido pela própria empresa de animações. Nele, são apresentados os princípios usados pelo estúdio na hora de criar seus filmes — que conquistam corações há anos.

iEstudar

Focado no storytelling para empresas, o curso do iEstudar é oferecido à distância, por meio de apostilas. A carga horária é de 165 horas e, caso o aluno deseje obter o certificado de conclusão, precisará pagar R$ 69,90. Porém o acesso a todo o material didático é gratuito.

Rock Content

Por fim, para aqueles que desejam um material mais curto, o minicurso de storytelling da Rock Content conta com quatro horas de videoaulas que se propõem a ensinar a aplicação da contação de histórias e da jornada do herói em conteúdos de negócios.

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Pronto para usar o storytelling?

Esperamos que agora você tenha entendido o que é o storytelling e qual a importância de aplicar essa técnica em seu negócio. Como vimos, contar boas histórias vai permitir que o público tenha uma identificação e, portanto, muito mais engajamento com seus conteúdos.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre storytelling

Storytelling é a capacidade de contar histórias a partir de narrativas envolventes. O significado do termo tem origem na junção das palavras “story” (“história” em inglês) e “telling” (forma nominal do verbo “tell”, que significa “contar”).

Os elementos do storytelling incluem técnicas narrativas, conteúdo narrativo e fluidez. As técnicas narrativas envolvem a definição dos caminhos conceituais que sustentam o conteúdo, enquanto o conteúdo narrativo dá vida à técnica, transmitindo a mensagem de forma envolvente. Por fim, a fluidez é essencial para uma história consistente, buscando criar experiências contínuas e momentos que aproximam o público-alvo. Portanto, podemos dizer que os elementos principais são: mensagem, ambiente, personagem e conflito.

Fazer storytelling envolve contar histórias de forma envolvente e persuasiva, utilizando técnicas narrativas, como metáforas, e garantindo que a narrativa flua de maneira contínua. É importante ser autêntico e criativo, utilizando diferentes tipos de conteúdo, como informativo, serviço, comunicação e entretenimento, para envolver e cativar a audiência. Além disso, é crucial entender o público-alvo e adaptar a história de acordo com seus interesses e necessidades, seja na produção de conteúdo, vendas ou consultoria.

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