NuvemCast #11 – Como a psicologia influencia no consumo?

Por: Raquel Lisboa
Criado em: 30/05/19.
Atualizado em 25/06/19.
40 min
de leitura

Quer ser avisado por e-mail sempre que sair um NuvemCast novo?

Índice

Alô-alô, mais um NuvemCast no ar!

A seguir, confira sete spoilers sobre este episódio:

1. Comportamento do consumidor

Como o próprio título indica, o tema de hoje é psicologia do consumo. Neste programa, você terá a oportunidade de compreender: qual é a relação entre psicologia e vendas, por que e como captar o comportamento do consumidor (e suas preferências) diante da jornada de compra, quais problemas ele busca resolver a partir da aquisição de um produto ou serviço e quais níveis de consciência o levam a tomar tal decisão.

2. Especialistas em neurociência e marketing

Contamos com duas presenças ilustres nesta edição: Marcos Antunes, sócio-diretor da AF Inteligência, pioneiro no uso de ferramentas de neurociência aplicada no Brasil e coordenador na implantação do laboratório de neuromarketing da FGV; e Alexandre Morgado, sócio-diretor e responsável pelo departamento de marketing e inteligência do consumidor na Neurovox e professor na Casa do Saber.

3. Estudo Coca-Cola e Pepsi

Você já ouviu falar do experimento Coca-Cola e Pepsi? Descubra as principais ações deste teste e como ele colaborou nos estudos quantitativos e qualitativos do neuromarketing. Os participantes do NuvemCast refletem sobre a relação da construção de uma marca com a memória afetiva do público, além de analisarem como esta associação pode afetar questões neurofisiológicas e, consequentemente, a decisão de compra.

4. Consciente e inconsciente

Neste tópico, Marcos Antunes e Alexandre Morgado, junto das hosts Luna Pontes e Roberta Scheer, trazem à luz novas tendências da neurociência e as diferenças entre o conhecimento explícito (consciente) e o implícito (inconsciente) e como eles se tornam a base para a construção de padrões comportamentais.

5. AIDA e modelos mentais

AIDA é uma sigla para Atenção + Interesse + Desejo + Ação e uma das técnicas de vendas mais conhecidas em meio ao varejo. De acordo com a estratégia, estes são os quatro passos para conquistar a conversão. Mas como isso se relacionada com a psicologia do consumo? Neste bate-papo, você poderá descobrir a evolução dos modelos mentais e qual o papel da subjetividade em tal processo.

6. Ferramentas do neuromarketing

Será que existem ferramentas específicas para mensurar o comportamento do consumidor no seu site? Confira dicas simples e de baixo custo para compreender as necessidades do seu cliente e não frustrá-lo ao longo da jornada de compra. Ademais, aprenda o que é desk research e como organizar dados de forma acionável.

7. Dicas do dia

Por fim, ao final do episódio do NuvemCast #11, você terá a chance de receber indicações incríveis – desde clássicos, como um livro do Philip Zimbardo, a filmes disponíveis no catálogo da Netflix.

E aí, que tal ouvir o NuvemCast sobre psicologia do consumo?

A psicologia busca compreender o cérebro humano a partir da observação de pessoas: como elas agem e sentem, quais são suas expectativas e atitudes em determinadas situações. Já na psicologia do consumo, esta investigação tem o foco na jornada do cliente e serve de apoio para criar abordagens de marketing mais eficazes. Por isso, a décima primeira edição do NuvemCast está imperdível!

Não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber uma notificação sempre que lançarmos um novo episódio. Você também pode escutar o NuvemCast no YouTube, iTunes ou direto no SoundCloud 😉

Ah, e se você deseja montar sua própria loja virtual e vender pela internet, não deixe de testar os 15 dias gratuitos na plataforma da Nuvemshop. Até o próximo episódio!

Raquel Lisboa

Editora de conteúdo e responsável pela gestão de parcerias educacionais na Nuvemshop. Adora comédias românticas e musicais. É licenciada em Letras e nunca dispensa a companhia de um livro. Acredita que uma xícara de chá resolve quase qualquer problema. E, como uma boa geminiana, gosta de bater papo e falar sobre diversos assuntos ao mesmo tempo (o que é notório nesta bio!).


Registre-se gratuitamente

Receba posts sobre marketing e empreendedorismo diretamente no seu e-mail.

Coloque o conhecimento na prática

+15 mil alunos já aplicaram o aprendizado na Universidade e criaram seus negócios com a Nuvemshop.

Teste 15 dias grátis

Faça sua marca crescer

Cria sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional como eles:

Osmoze - www.osmozestore.com.br
Morango Brasil - morangobrasil.com.br
Osram - loja.osram.com.br
Testar 15 dias grátis