Facebook e Instagram: o Facebook está morrendo?

Assim, com essa pergunta um tanto fatalista, começamos a décima edição do NuvemCast com a presença de dois convidados especiais: Alexandra Avelar, Country Manager da Socialbakers, e Tomás Dotti, criador do blog Papo de Pai.
Vamos discutir o vertiginoso crescimento do Instagram e entender como o Facebook está se transformando em tal processo. De que maneira as marcas e os criadores de conteúdo podem utilizar as diferentes ferramentas de ambas redes sociais para se beneficiarem? E mais: o que tem mudado na forma de produzir conteúdo e anunciar nesses meios?
A gente já te adianta que não existe resposta certa para essas questões. Vai depender do seu tipo de negócio, do público que você quer atingir e das publicações produzidas. Por isso, o debate comparativo entre Facebook e Instagram traz dados, fatos e opiniões bem diversificadas sobre o assunto.
Além disso, o momento da dica do dia está muito interessante. Nossos convidados falaram sobre livros e práticas que mudaram suas vidas e os ajudaram a ser mais produtivos.
Se deseja ficar por dentro de pesquisas e opiniões sobre Facebook e Instagram, basta dar play e, a seguir, conferir alguns dos muitos tópicos abordados neste bate-papo! 😉
Qual é o diferencial do Facebook?
De acordo com Tomás Dotti – que iniciou o projeto do Papo de Pai no Facebook -, a experiência de publicar um conteúdo em tal rede social é singular. Por meio dela, é possível aprofundar as discussões que surgem entre os comentários dos posts, além de ser mais simples de organizá-los. Ele também afirma que a chance de um conteúdo viralizar no Facebook, por conta dos compartilhamentos, é muito mais fácil do que no Instagram.
Nesse comparativo entre Facebook e Instagram, Alexandra Avelar ainda declara que, a partir de estudos e experiências da Socialbakers, as duas mídias sociais possuem, sim, potencial. Contudo, é necessário compreender quais formatos de conteúdo funcionam melhor em cada uma delas – e isso pode se distinguir de marca para marca.
E do Instagram?
Com foco nas imagens, o Instagram é uma rede social mais visual. Em seus primeiros anos, o destaque era dado especialmente a nichos de moda e de decoração. Entretanto, agora já é notório a migração de outros segmentos para essa rede social. Segundo uma pesquisa da Socialbakers – citada em detalhes no episódio do NuvemCast -, já é bastante evidente o aumento de usuários ativos no Instagram, se comparado ao Facebook.
Em relação ao marketing, como se configura o comparativo entre Facebook e Instagram?
Com base em dados da Socialbakers, Alexandra Avelar garante que há maior investimento (de tempo e financeiro) no Instagram do que no Facebook nos últimos anos. Ademais, outro fator que ela destaca, e que contribuiu para essa transição, é o da consolidação dos influenciadores digitais, que se concentram na rede social de imagens – isso tanto a nível mundial, quanto nacional.
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