Criei uma loja virtual, e agora?

Aqui você encontra:
Hey, tudo bem?
O NuvemCast #12 está no ar!
E o tema de hoje é: criei uma loja virtual, e agora?
Confesso que tenho conversado com muita gente que já tem um e-commerce ou que está criando uma loja virtual, e essa é uma dúvida de nove em cada dez pessoas.
Para contar um pouco mais sobre o que fazer depois de criar uma loja virtual, hoje trouxemos duas convidadas mais do que especiais: a Carol, da loja éMemu, e a Renata Estevo, que trabalha aqui com a gente na Nuvemshop e é fundadora da Alea Lingerie.
Pode dar o play para ouvir o bate-papo, ficou bem bacana! 😉
Lojistas de e-commerce: quem são, onde vivem, do que se alimentam?
Brincadeiras à parte, no décimo segundo NuvemCast buscamos responder algumas dúvidas gerais relacionadas aos próximos passos depois de criar uma loja virtual.
Além de contarem suas experiências práticas, a Carol e a Renata deram dicas sobre redes sociais (o que elas falaram sobre o Instagram é chocante! 😱), melhores e piores canais de venda, pós-venda, atendimento, retenção de clientes, e muito mais.
Quer conferir quatro spoilers desse episódio? Espie-os a seguir:
1. Primeiros passos do negócio
Antes de criar uma loja virtual, as fundadoras da éMemu e da Alea Lingerie destacaram a necessidade de se organizar. Dentre os principais tópicos estão: escolha da plataforma – ambas iniciaram o negócio na Nuvemshop -, registro da marca, compra de domínio, busca de fornecedores e organização do atendimento ao cliente (definição do tom e da voz das futuras comunicações).
2. Os receios e os desafios de empreender
Para quem está começando, é essencial manter a calma e acreditar no próprio negócio. A Carol compartilhou que, no mês de lançamento da marca, ela não fez nenhuma venda – o que pode ser um pouco assustador. Contudo, ela seguiu investindo na divulgação e no famoso “boca-a-boca” e logo conquistou as primeiras conversões na éMemu.
3. Geração de tráfego para a loja virtual
A Renata contou que suas primeiras ações de marketing foram por meio de anúncios pagos no Instagram. Ela realizou cinco testes com diferentes públicos e horários para testar e encontrar seus potenciais clientes de uma maneira mais certeira. Além disso, salientou a importância de cadastrar o Google Analytics na própria loja virtual para colher e analisar dados sobre o tráfego do site.
4. Marketplaces
De acordo com as convidadas, os marketplaces não trouxeram resultados significativos nos nichos em que elas trabalham. Mas afirmam que, dependendo do negócio, é importante testá-los a partir de uma integração com a loja virtual. Para a Carol e a Renata, esse formato não funcionou porque ele não permite uma construção de marca detalhada e o jogo de preços nem sempre é “justo”.
Vamos lá desvendar esses e outros mistérios?
Você pode ouvir o NuvemCast #12 dando play ali em cima ou escolher a plataforma de sua preferência: Spotify, SoundCloud ou YouTube.
Ah, e se você deseja montar sua própria loja virtual, utilize o cupom NC2019 para criar um e-commerce com a Nuvemshop e testar a nossa plataforma por 30 dias gratuitos!
Para o próximo episódio
O NuvemCast sai todos os meses na última semana do mês. Quer mandar ideias de pauta, críticas ou xingamentos? Tem dúvidas? Você pode fazer isso através do e-mail podcast@nuvemshop.com.br ou pelas nossas redes sociais:
Abraços e até o mês que vem! 👋