NuvemCast #16 – Os segredos para uma Black Friday de sucesso

Por: Raquel Lisboa
Criado em: 31/10/19.
Atualizado em 06/11/19.
60 min
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Se você é novo por aqui, este é o podcast sobre e-commerce, empreendedorismo e mundo digital produzido mensalmente pela equipe da Nuvemshop.

Na edição de hoje, trouxemos como tema uma data comercial quentíssima e que logo estará batendo às nossas portas: a Black Friday! E aí, será que o seu negócio está preparado para ela? Quais são as expectativas para 2019? Como converter mais e não sair no prejuízo?

Essas e muitas outras perguntas serão respondidas por um timaço de especialistas no décimo sexto episódio do NuvemCast! Contamos com as ilustres presenças de: Matheus Lopes, host do programa, Bruno Fernandes, Head de Inbound Marketing da Nuvemshop, Felipe Carvalho, Gerente de E-commerce da LBA, e Wagner Pereira, sócio-diretor da Admake.

Aperta o play, porque o bate-papo está imperdível! 🎧

Quer dar uma espiadinha em alguns tópicos do NuvemCast #16? Se sim, dá uma conferida a seguir. Ah, ao final do artigo, temos dois bônus para você!

Ter uma Black Friday de sucesso demanda tempo?

De acordo com Felipe Carvalho, os preparativos para a Black Friday na LBA iniciam cedo: entre o final de agosto e o início de setembro, a marca já começa a planejar as futuras ações de marketing (com influenciadores digitais, por exemplo) e a testar ofertas para engajar o público e alcançar um alto impacto durante a data.

Quais cuidados são essenciais para a Black Friday?

Segundo Wagner Pereira, caso uma marca tenha participado de uma Black Friday, o planejamento tem início já no ano anterior, por meio da análise de dados do período. Assim, se torna muito mais simples identificar quais abordagens trouxeram resultados positivos, bem como quais ainda podem ser aprimoradas.

Ademais, o sócio-diretor da Admake destaca a importância de se preparar em relação aos produtos (negociação e condições especiais com o fornecedor) e às ações pré-Black Friday (promoções em diferentes categorias, mas com preços menos agressivos do que os da data).

Como gerar lucro de modo seguro na Black Friday?

Felipe Carvalho, neste tópico, traz à luz a importância de estar a par de todo o estoque do próprio negócio. Para disponibilizar verdadeiras promoções, mas também fazê-las de uma maneira cautelosa para não sair no prejuízo, é primordial colocar em oferta produtos que estão parados no depósito e converter clientes na Black Friday a partir deles.

Com isso, é possível gerar lucro – que voltará ao caixa – para, assim, investir em novos artigos para o fim do ano e início do próximo. O gerente de e-commerce da LBA afirma que a Black Friday faz, sim, diferença na estratégia anual, contudo, é preciso também planejar-se para além dela.

Qual é a importância do pós-venda na Black Friday?

Com uma estratégia de marketing mais agressiva, novos visitantes e clientes chegarão ao seu e-commerce no período da Black Friday. Portanto, durante e após a data, é fundamental dedicar-se à fidelização de todos.

Para isso, a atenção deve estar voltada à experiência de compra e, principalmente, à logística – afinal, com a alta movimentação no mercado, as entregas geralmente tendem a demorar um pouco mais.

Bônus para a sua Black Friday ✨

Como visto, a Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio eletrônico nacional e internacional! Pensando nisso, além do NuvemCast #16, desenvolvemos outros dois projetos para te ajudar a potencializar o seu negócio neste ano:

  1. Diagnóstico completo sobre a sua loja: o Nimbus, nosso assistente virtual, fará uma análise sobre o seu negócio de acordo com a sua performance em Black Fridays anteriores. Na sequência, te dará dicas do que fazer para que o evento de 2019 seja ainda mais bem-sucedido.
  2. Especial Black Friday: um conteúdo completo com todos os pontos para você ficar atento antes, durante e depois da Black Friday.

E aí, que tal ouvir o NuvemCast sobre a Black Friday?

Esses foram apenas alguns spoilers do episódio da Black Friday. O time do NuvemCast ainda abordou tópicos sobre frete, geração de tráfego, campanhas e ferramentas de marketing, escolha de mídias, processo de compra e taxa de conversão. Por isso, a décima sexta edição está incrível!

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Até o próximo episódio! 👋

Raquel Lisboa

Editora de conteúdo na Nuvemshop, responsável pela produção e revisão de blogposts, cursos online e e-books da Universidade do E-commerce. É licenciada em Letras e nunca dispensa a companhia de um livro. Adora comédias românticas e musicais. Acredita que uma xícara de chá resolve quase qualquer problema. E, como uma boa geminiana, gosta de bater papo e falar sobre diversos assuntos ao mesmo tempo (o que é notório nesta bio!).


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