11/03/2016

Novos botões do Facebook: como eles podem impactar a estratégia de marketing do seu negócio?

Facebook Reactions

O Facebook promoveu recentemente algumas mudanças na forma como os usuários interagem com as publicações feitas na plataforma. Chamada de Reactions, ou simplesmente botões de reação, essa nova funcionalidade permite que os membros da rede social se expressem de diferentes maneiras ao interagir com uma postagem.

Se antes só havia a possibilidade de “curtir” uma publicação, agora o Facebook abriu um leque de interações muito maior. Cinco novos botões de reação foram criados além do curtir, observe:

  • Amei: usado geralmente quando um usuário gostou muito de uma publicação;
  • Haha: usado geralmente para postagens engraçadas/divertidas;
  • Uau: usado geralmente em publicações que geram algum tipo de espanto (uma notícia bombástica, por exemplo);
  • Triste: como sugere o nome, utilizado geralmente em postagens tristes (um falecimento, por exemplo);
  • Grr: usado geralmente quando a publicação gera algum tipo de aborrecimento.

Os botões de reação vão impactar a estratégia de marketing das empresas?

Sem dúvidas sim – e de muitas formas. Por se tratar de uma funcionalidade que acabou de ser lançada, ainda é cedo para fazer uma análise mais profunda, mas, a princípio, os comentários negativos que uma determinada publicação eventualmente receber poderão ser substituídos por um simples clique no novo botão “Grr”.

Isso pode diminuir o número de interações negativas entre clientes e fanpages e, consequentemente, discussões polêmicas que geram marketing nocivo. De novo: ainda é cedo para afirmar que isso vai acontecer com certeza, tampouco que o número de comentários (sejam eles positivos ou negativos) vai diminuir, mas pode ser um indicativo.

Além disso, a novidade trará um novo mundo de possibilidades para marcas que fazem marketing no Facebook, que agora têm informações mais detalhadas sobre como reagem seus respectivos públicos diante de seus conteúdos. Antes da mudança, qualquer “Curtir” era encarado como positivo mesmo que não fosse na prática um sinal de aprovação. Com a mudança, os administradores das fanpages deverão ficar mais atentos às reações dos seus seguidores e terão dados precisos para criar postagens ainda melhores.

Os botões de reação e o EdgeRank

Outro ponto que vem sendo discutido é o impacto dos botões de reação no EdgeRank, algoritmo que define a relevância do conteúdo e impacta diretamente no alcance das postagens das páginas no Facebook. Se você ainda não conhece o EdgeRank, recomendo a leitura deste artigo antes de continuar.

Pois bem, segundo o próprio Facebook, as novas reações terão o mesmo peso das curtidas no EdgeRank, o que quer dizer que qualquer reação, seja ela “Amei” ou “Grr”, será contabilizada como uma curtida comum. É importante ter isso em conta, uma vez que as curtidas têm um peso diferente de comentários e compartilhamentos no EdgeRank.

E por que o algoritmo do Facebook consideraria igualmente reações tão distintas? De acordo com um estudo do especialista Jonah Berger chamado “O que torna um conteúdo online viral?”, publicações que despertam a reação de raiva nos leitores têm 34% mais chances de serem viralizadas, ou seja, as pessoas gostam de polêmica e de se sentirem desafiadas tanto quanto se identificam com postagens que as façam felizes (via HubSpot), portanto, talvez não interesse tanto à rede social limitar da timeline de seus usuários a aparição de publicações que gerem desconforto.

Métricas para os botões de reação

Ainda há poucas métricas disponíveis para os novos botões de reação. Nas estatísticas do Facebook Insights, por exemplo, você só consegue ver dados gerais sobre curtidas. Caso queira analisar as opções de reação, portanto, você terá que acessar cada publicação individualmente. Isso pode ser feito diretamente pela linha do tempo de sua fanpage ou através do próprio Insights. Veja a seguir:

Como ver as métricas de reação pela linha do tempo da fanpage

A primeira coisa que você tem que fazer é acessar a timeline da sua página. Feito isso, escolha a postagem que deseja analisar e clique no número de pessoas alcançadas:

Facebook Reactions

Ao clicar no link uma nova janela se abrirá contendo estatísticas separadas sobre cada botão de reação, entre outros dados:

Facebook Reactions

Como ver as métricas de reação pelo Facebook Insights

Estando na linha do tempo de sua fanpage, clique em “Insights” na parte superior da página:

Facebook Reactions

Uma nova página se abrirá e rolando para baixo você conseguirá ver todas as publicações recentes. Clique em cada uma delas para analisá-las individualmente:

Facebook Reactions

Pronto! Simples, né?

Entendido?

Essa foi apenas uma introdução sobre os botões de reação do Facebook. Como se trata de uma funcionalidade nova, possivelmente com o tempo algumas modificações serão aplicadas com a finalidade de tornar a interação do usuário ainda mais assertiva.

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Data da última atualização: 29/08/2018


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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