[Dica Rápida] Mudanças relevantes no algoritmo do Facebook

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O algoritmo do Facebook passou por mudanças relevantes entre o final de 2013 e o ano de 2014. Antes de começar a escrever sobre isso, no entanto, vale explicar brevemente como funciona esse algoritmo. Grosso modo, o algoritmo do Facebook nada mais é do que uma fórmula para o seu feed de notícias que filtra (ou pelo menos deveria filtrar) o que é importante para você.

E quais foram essas mudanças? Abaixo, uma lista das mais importantes:

  • Agora os vídeos passam automaticamente, sem você ter que clicar neles;
  • As fotos aparecem maiores no feed de notícias;
  • Histórias antigas reaparecem na linha do tempo das pessoas quando alguém interage com elas (fazendo um comentário, por exemplo);
  • Quando uma fanpage marca uma celebridade em um post, por exemplo, esse post poderá aparecer tanto para os seguidores dessa fanpage quanto para os seguidores da celebridade. Observe esse exemplo;
  • Você verá menos memes na sua linha do tempo e menos posts pedindo para você interagir com eles, como este exemplo aqui;

Como disse, as novidades citadas acima já foram apresentadas há algum tempo. As mudanças às quais me refiro foram feitas recentemente e devem penalizar os posts “caça-clique”, ou seja, notícias que estimulam a curiosidade das pessoas, mas que nem sempre têm um bom conteúdo. Posts como esse abaixo, de acordo com o novo algoritmo do Facebook, devem se tornar bem mais raros:

Novo algoritmo Facebook

O que essa postagem tem de errado? Observe que a fanpage esconde a cara do lutador justamente para estimular que as pessoas cliquem no link – o que faz com que o post seja otimizado rapidamente e apareça para muito mais gente. A partir de agora, práticas como essa tendem a ser penalizada pela rede social, pois nem sempre o conteúdo desse tipo de chamada corresponde de fato ao que está sendo anunciado.

Como o Facebook identifica um post “caça-clique”?

Para identificar e punir os “caçadores de cliques”, o Facebook analisa dois fatores:

  • O tempo que um usuário passou lendo o conteúdo;
  • O engajamento gerado após o clique (número de curtidas, comentários e compartilhamentos).

Evite ser penalizado!

Algumas boas práticas devem evitar que você seja penalizado:

  • Publique conteúdos de qualidade (sempre!) e que tenham a ver com seu público-alvo;
  • Seja específico sobre o conteúdo que você está divulgando; um estudo recente do Facebook revelou que 80% dos usuários preferem quando as fanpages especificam do que que se trata o conteúdo publicado;
  • Opte por links ao invés de imagens. Os links agora geram imagens bem grandes e esteticamente mais bonitas. Eles também possuem a vantagem de ser inteiramente “clicáveis”, ao contrário de quando você posta uma imagem qualquer com um link avulso;

Entendeu?

Ao seguir as dicas propostas neste post você deverá melhorar o alcance orgânico de suas postagens e dificilmente será penalizado pelo novo algoritmo do Facebook. Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário na caixinha abaixo! Leia também:

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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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