30/04/2015

Mudanças no algoritmo do Facebook priorizam posts de amigos

Algoritmo do Facebook

Na semana passada o Facebook anunciou uma mudança em seu algoritmo que irá agradar os usuários privilegiando os posts dos seus amigos mais próximos. Isso significa que o usuário irá ver no feed de notícias muito mais posts de amigos e menos de marcas e empresas.

A decisão foi tomada com base em uma pesquisa que o Facebook realizou com várias pessoas, em que a maioria afirmou se interessar mais por publicações pessoais dos seus contatos na rede social. A empresa afirmou que o intuito é dar a “mistura correta de atualizações de amigos e figuras públicas, publicadores, negócios e organizações locais” com as quais o usuário está conectado. Com base nisso, foram realizadas três alterações principais:

  1. Vários posts de uma mesma pessoa poderão aparecer em seguida um do outro. Antes havia uma regra que não permitia que dois posts de uma mesma fonte aparecessem juntos. Agora, com essa mudança, usuários que têm poucos amigos podem ter um volume maior de conteúdo em seu feed.
  2. Outra mudança é a redução da importância que o Facebook vai dar àquelas histórias que contam o que seus amigos estão curtindo ou comentando; por exemplo, quando aparece algo do tipo: “fulano comentou na foto de beltrano”. Essas histórias aparecerão mais pra baixo no feed ou sequer aparecerão. Isso afeta diretamente também as páginas das marcas, pois posts como esse abaixo raramente serão exibidos:comentários e likes de amigos em publicações não mais aparecerão com frequência no feed de notícias.
  3. A terceira mudança é a prioridade que o Facebook terá em exibir no seu feed de notícias os posts de seus amigos principais.

Essa mudança parece agradar bastante os usuários comuns, mas as empresas que usam o Facebook como meio de divulgação estão preocupadas, pois o alcance das publicações das fanpages poderá diminuir muito.

E como se preparar para essa mudança no algoritmo do Facebook?

Se a sua empresa tem uma página no Facebook, infelizmente você deve começar a pensar em fazer anúncios pagos para conseguir mais likes e impulsionar as publicações que você considera mais importantes. Mesmo se você começar a investir um valor bem baixo, já sai na frente de páginas que não usam esse recurso.

Fora isso, é muito importante postar sempre conteúdo de qualidade e engajador para o seu público e usar de forma variada e inteligente todas as funcionalidades que o Facebook te oferece para melhorar o alcance das suas publicações. É essencial também saber analisar as métricas da sua fanpage para entender como as pessoas estão respondendo à sua página. Sobre esses temas, nós temos uma série de artigos que podem te ajudar:

Outra saída é não ter perfil somente no Facebook. Use canais diferentes, como o Instagram e o Twitter para divulgar a sua marca. Como no Brasil o Instagram ainda está apenas começando a oferecer publicações patrocinadas, as postagens orgânicas têm um alcance bem maior do que no Facebook. Aqui você pode encontrar algumas dicas de como melhorar o seu desempenho nessas redes sociais:

Entendeu?

Espero que você tenha gostado das nossas dicas e que elas te ajudem a fazer um bom trabalho em todas as suas mídias sociais.

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Data da última atualização: 30/08/2018


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Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


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