28/09/2018

4 motivos para começar a se preparar para a Black Friday agora!

Motivos para se preparar para a Black Friday

Se você tem uma loja virtual, não pode nem cogitar em ficar de fora da Black Friday deste ano. A data tem crescido de forma impressionante no Brasil, atingindo níveis de faturamento bem maiores do que datas tradicionais, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.

A Black Friday de 2018 acontecerá no dia 23 de novembro e, para que você entenda a importância do evento, vamos apresentar fatos e estatísticas contra os quais não há argumentos. Vamos lá?

Crescimento rápido e exponencial no Brasil

A primeira Black Friday no Brasil aconteceu em 2010 e em apenas sete anos já se tornou a segunda data de maior faturamento para o comércio eletrônico, perdendo apenas para o Natal.

Ano passado, foram gerados R$ 2,1 bilhões para o e-commerce – uma alta de 10,3% se comparado a 2016, quando foram registrados R$ 1,9 bilhão. Além disso, o números de pedidos cresceu em 14% e o ticket médio foi de R$ 562.

Impressionante, não? Vale lembrar que a Black Friday começou 100% online. E apesar de lojas físicas terem aderido à data, são as lojas virtuais que saem na frente.

E-commerces menores estão em evidência

Não são só as grandes marcas que se beneficiam da Black Friday: a perspectiva para pequenos e médios e-commerces é bastante animadora. Os consumidores estão se sentindo cada vez mais à vontade para realizarem compras de sites menores, desde que essas lojas ofereçam descontos reais na data.

Segundo a pesquisa “Thank God it’s Friday”, realizada pelo Google, as PME’s registraram aumento de 161% nas vendas da sexta-feira negra, enquanto as empresas mais famosas atingiram a marca de 134%. Já na quinta-feira anterior à data, somente as PME’s mantiveram a marca dos três dígitos.

Mobile é uma realidade

As compras realizadas por meio de dispositivos móveis foram responsáveis por cerca de 30% de todo faturamento da Black Friday no ano passado. Além disso, segundo pesquisa da Ebit, consumidores que compraram por meio desses dispositivos, gastaram mais do que aqueles que compraram do computador.

O que isso significa? Que por meio de celulares e tablets, os consumidores podem fazer suas compras de qualquer lugar, o que só faz as suas chances de vender aumentarem!

A expectativa para 2018 é bastante animadora

Como já vimos, no ano passado o e-commerce brasileiro atingiu a marca de R$ 2,1 bilhões de faturamento com um ticket médio significativo na Black Friday – o que mostra que o público costuma se planejar para gastar bastante nessa data.

Este ano, segundo a ABComm, a expectativa de crescimento para o segundo semestre é de 15% se comparado a 2017.

Entendido?

Compreendeu por que você deve começar agora a se preparar para a Black Friday? Faça uma revisão do seu atendimento, frete e produtos. Deixe sua loja pronta para receber seus clientes e comece a divulgar seus descontos.

E, se você ainda não possui uma loja virtual, nós te mostramos neste vídeo por que você deve montar um e-commerce a tempo de vender nesta data, olha só:

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Data da última atualização: 12/11/2018


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Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


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