05/10/2017

4 motivos para começar a se preparar para a Black Friday agora!

Motivos para se preparar para a Black Friday

Se você tem uma loja virtual, não pode nem cogitar em ficar de fora da Black Friday deste ano. A data tem crescido de forma impressionante no Brasil, atingindo níveis de faturamento bem maiores do que datas tradicionais como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, por exemplo.

A Black Friday 2017 acontece no dia 24 de Novembro, e para que você entenda a importância do evento, vamos apresentar fatos, números e estatísticas contra os quais não há argumentos. Vamos lá?

Crescimento rápido e exponencial no Brasil

A primeira Black Friday no Brasil aconteceu em 2010 e em apenas seis anos já se tornou a segunda data de maior faturamento para o comércio eletrônico, só perdendo para o Natal.
Quer ver para crer? Então, vamos aos números:

faturamento na Black Friday brasil desde 2010

Fonte: E-bit

Impressionante, não? Vale lembrar que a Black Friday começou 100% online. E apesar de lojas físicas terem aderido à data, são os e-commerces que saem na frente.

E-commerces menores estão mais em evidência

Não são só as grandes marcas que se beneficiam da Black Friday: a perspectiva para pequenos e médios e-commerces é bastante animadora. Os consumidores estão se sentindo cada vez mais à vontade para realizarem compras de sites menores, desde que essas lojas ofereçam descontos reais na data.

Segundo a pesquisa “Thank God it’s Friday”, realizada pelo Google, em 2016 as PME’s registraram aumento de 161% nas vendas da sexta-feira negra, enquanto as empresas mais famosas atingiram a marca de 134%. Já na quinta-feira anterior à data, somente as PME’s mantiveram a marca dos três dígitos.

Mobile já é uma realidade

As compras realizadas por meio de dispositivos móveis como celulares e tablets foram responsáveis por 20% de todo faturamento da Black Friday no ano passado. Além disso, segundo pesquisa da E-bit, consumidores que compraram por meio desses dispositivos, gastaram mais do que aqueles que compraram do computador.

O que isso significa? Que por meio de celulares ou tablets, os consumidores podem fazer suas compras de qualquer lugar, o que só faz as suas chances de vender aumentarem!

A expectativa para 2017 é bastante animadora

Como já vimos, no ano passado o e-commerce brasileiro atingiu a marca de R$1,9 bilhão de faturamento na Black Friday, com um ticket médio bem alto de R$653, o que mostra que o público costuma se planejar para gastar bastante nessa data.

Este ano, segundo o Google, a expectativa é de um crescimento de 15% a 20% e faturamento de cerca de R$ 2,2 bilhões.

Entendeu?

Entendeu por que você deve começar agora a se preparar para a Black Friday? Faça uma revisão do seu atendimento, frete, produtos. Deixe sua loja pronta para receber seus clientes e comece a divulgar seus descontos.

E se você ainda não possui uma loja virtual, nós te mostramos nesse vídeo por que você deve montar um e-commerce a tempo de vender na Black Friday, olha só:

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Data da última atualização: 16/03/2018


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Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


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